O que é Melado de Cana e quais são os seus benefícios?


O melado de cana é um produto natural feito a partir da cana-de-açúcar. É obtido através do processo de fervura do caldo extraído da cana, até que a maior parte do líquido evapore, deixando um produto espesso, escuro e com sabor doce e característico.

© Portal do orgânico

Melado de cana. © Portal do Orgânico

Os benefícios do melado (também chamado melaço) de cana são diversos, pois ele é considerado uma fonte natural de nutrientes e minerais.

Conheça os benefícios do melado de cana:

Fonte de vitaminas e minerais

O melado de cana contém uma quantidade significativa de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitamina B6 e niacina.

Fonte de energia

O melado de cana é rico em carboidratos, especialmente em sacarose, o que o torna uma excelente fonte de energia rápida para o corpo.

Antioxidantes

Ele possui propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e proteger as células do organismo contra danos oxidativos.

Auxilia na digestão

O melado de cana contém fibras naturais, o que pode ajudar a melhorar a saúde digestiva e o funcionamento do intestino.

Combate à anemia

Por ser uma boa fonte de ferro, o melado de cana pode auxiliar no tratamento da anemia e ajudar a aumentar os níveis de hemoglobina no sangue.

Combate à queda de cabelo

Ainda devido à sua riqueza em ferro, acredita-se que o melado de cana possa ajudar no combate à queda de cabelo, mas não há evidências cientificas suficientes para embasar esse benefício.

Regula a pressão arterial

A presença de potássio no melado de cana pode ser benéfica para a saúde cardiovascular, auxiliando no controle da pressão arterial.

Suporte ao sistema imunológico

Os nutrientes presentes no melado podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, contribuindo para a resistência a infecções e doenças.

Combate à constipação

O melado de cana é muitas vezes usado como remédio caseiro contra a constipação, pois pode melhorar a frequência de defecação e reduzir a dor abdominal.

Combate à osteoporose

Sendo uma boa fonte de cálcio, pode ajudar a manter os ossos saudáveis e reduzir o risco de osteoporose.

Quantidades recomendadas

Dependendo do estilo de vida da pessoa, se ela é mais ou menos ativa, se tem problemas com insulina, se precisa emagrecer, ou por quaisquer outras questões de saúde, a quantidade de melado de cana varia. Trocar açúcar por melado de cana pode sim, ser uma opção saudável. Mesmo assim, consuma com moderação. O açúcar é um combustível ótimo para o nosso corpo, pronto para ser usado, porém, em excesso ou em caso de não ser usado, se transforma em gordura.

Possíveis malefícios

É importante lembrar que, apesar de todos esses benefícios, o melado de cana é uma fonte concentrada de açúcar, e o seu consumo deve ser moderado, especialmente para pessoas com diabetes ou que necessitam controlar a ingestão de açúcar.

Uma outra questão, ainda que controversa, é a relação do melado de cana com altos níveis de acrilamida, uma substância química potencialmente cancerígena que se forma em alimentos cozidos em alta temperatura. Outros alimentos ricos em acrilamida incluem cereais matinais, batatas fritas e biscoitos. Estudos mostram resultados mistos sobre a relação entre a ingestão de alimentos com acrilamida e o risco de câncer em humanos. Embora não haja limites estabelecidos para a ingestão de acrilamida nos alimentos, é recomendado limitar o consumo desses alimentos.

Recomendamos sempre consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientações adequadas sobre o consumo de melado de cana ou qualquer outro alimento.

Veja abaixo dois vídeos sobre o melado de cana, que serviram de fonte a esse post.

Você tem alguma pergunta sobre melado de cana? Deixe seu comentário! Teremos prazer em responder se pudermos.

Talvez te interesse ler também:

Caldo de cana: benefícios, propriedades e como consumir

O açúcar de coco é mais saudável que os outros? Por que?

Tipos de açúcar – Refinado, Mascavo, Demerara e Cristal. Benefícios e Malefícios




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...