Povos da Floresta

Povos da Floresta

Povo Yanomami abandonado: mais de 700 contaminados e 7 mortos pelo coronavírus

A situação está muito difícil para os povos indígenas, em especial para a etnia Yanomami. Hoje são mais de 700 índios contaminados pelo coranavírus e 7 mortos, incluindo um bebê. Desde que o Presidente Jair Bolsonaro vetou vários trechos do Projeto de Lei que garantia medidas emergenciais e preventivas aos …

Leia Mais

Sem água, sem tudo: incêndio consome 83% das terras do povo Guató. Como ajudar

O povo Guató é uma comunidade indígena de cerca de 80 famílias que vivem na TI Baia dos Guató, em Barão do Melgaço, no pantanal mato-grossense. Sofrendo com as queimadas que faz arder em chamas tudo que encontra pela frente, os Guató tiveram 83% do seu território destruído pelos incêndios, …

Leia Mais

Covid-19 avança entre indígenas que trabalham em frigoríficos, verdadeiras “fábricas” de contaminação

A APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), e outras organizações indígenas estão colhendo e publicando estatísticas dos casos de Covid-19 nos povos indígenas. De acordo com a APIB, até esta sexta-feira, 19, 301 indígenas já haviam morrido por Covid-19, enquanto 6.352 foram infectados pelo coronavírus, atingindo 103 …

Leia Mais

Mais uma liderança indígena morre de Covid-19: Paulinho Payakan, líder Kaiapó

O povo Kayapó amanhece triste com a morte do seu cacique. Paulinho Payakan (67), uma das principais lideranças indígenas do Brasil, morreu em decorrência de Covid-19 na noite dessa terça-feira (16) em Araguaia, no Pará. De acordo com O Globo, o cacique Kaiapó estava internado desde o dia 9 de …

Leia Mais

Pedido de ajuda: povos indígenas estão morrendo não somente de Covid, mas também de fome

Marivelton Baré, diretor-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) criou a campanha “Rio Negro, Nós Cuidamos!” que busca apoio para a compra de materiais básicos de sobrevivência e higiene aos povos indígenas, dado que ações do governo tardam, ou nem mesmo chegam, enquanto populações indígenas riscam além …

Leia Mais

Guia espiritual e fitoterapeuta maia: torturado e queimado vivo, acusado de bruxaria

Dois homens e duas mulheres foram presos pela polícia da Guatemala pelo assassinato de um guia espiritual maia. Domingo Choc Che (55) era um indígena especializado em fitoterapia tradicional que chegou a colaborar com pesquisas da University College London. Conforme informou o jornal britânico The Guardian, o grupo acusado pelo assassinato …

Leia Mais

Nova Zelândia: zero caso de coronavírus e retorno à vida valorizando a cultura Māori

A Nova Zelândia ganhou os noticiários desta semana após a primeira-ministra Jacinda Ardner afirmar que o país conseguiu zerar os casos de Covid-19. Após dar alta ao último paciente em tratamento, a ilha localizada na Oceania está olhando para os valores tradicionais do povo Māori para repensar-se. O sucesso no …

Leia Mais

MPF identifica cerca de 10 mil registros de proprietários privados em terras destinadas a povos indígenas

Por causa disso, a 6ª Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal, solicitou que fosse feito um levantamento de todos os registros públicos eletrônicos feitos na plataforma da Funai, referente ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Assim, a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise da Procuradoria-Geral da …

Leia Mais

Racismo institucional e genocídio autorizado de indígenas. Petição #ForaGarimpoForaCovid

Os povos indígenas estão desesperados e imploram pela atenção do governo. “O governo está promovendo um racismo institucional dos povos indígenas e isso pode se transformar num genocídio autorizado”. Essa foi a afirmação da coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, Sonia Guajajara, em entrevista ao podcast Geração …

Leia Mais