Primeira Barbie Indígena Celebrando a Diversidade Brasileira


A Barbie, ícone mundial dos brinquedos, celebra seus 65 anos com uma homenagem à diversidade. Neste ano, a indígena brasileira Maira Gomez, da etnia Tatuyo, do Amazonas, ganha destaque ao se tornar uma Barbie, representando a força e a cultura dos povos originários do Brasil.

Barbie Indígena

A indígena brasileira Maira Gomez, da etnia Tatuyo, do Amazonas, segurando a primeira Barbie indígena do Brasil ©EBC

A História de Maira Gomez

Conhecida como @cunhaporangaoficial nas redes sociais, Maira é uma criadora de conteúdo digital que compartilha a riqueza da cultura indígena. Com mais de 6,6 milhões de seguidores no TikTok, ela inspira pessoas de todo o mundo com sua mensagem de orgulho e respeito às tradições de seu povo.

A Barbie Indígena

A Mattel já havia criado bonecas indígenas, porém, norte-americanas. Agora, é a primeira vez que a empresa homenageia uma indígena brasileira. A versão de Maira representa fielmente nossa herança cultural. Com roupas tradicionais, adereços de penas e sementes, e pinturas corporais feitas com urucum e jenipapo, a nossa nativa destaca a beleza e a autenticidade das tradições brasileiras.

Coleção Role Models

A Barbie de Maira faz parte da coleção Role Models da Mattel, que celebra mulheres inspiradoras de todo o mundo. Ao lado de outras figuras notáveis, como a atriz Viola Davis e a cantora Shania Twain, Maira representa a diversidade e o empoderamento feminino.

Repercussão e Desafios

A iniciativa da Mattel recebeu elogios de líderes indígenas e ativistas, que destacam a importância da visibilidade para os povos originários. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a luta contra o feminicídio e a proteção dos territórios indígenas.

Conclusão

A Barbie de Maira Gomez é mais do que um brinquedo; é um símbolo de inclusão e representatividade. Ao celebrar a diversidade e o orgulho indígena, a Mattel inspira crianças e adultos a valorizarem e respeitarem as diferentes culturas do Brasil e do mundo.

Fonte e foto: Agência Brasil

Talvez te interesse ler também:

Antes e Depois: Os Direitos que as Mulheres Não Tinham e Agora Têm

Finalmente Barbie após 90 cirurgias e 1 milhão de libras

Ganha de presente uma Barbie em cadeiras de rodas e sua reação é comovente

Mattel lança Barbie para prestar homenagem ao tradicional Dia dos Mortos mexicano




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...