Colômbia terá a 1ª Universidade dos Saberes Ancestrais e Tradicionais da América Latina


Na Colômbia, os conhecimentos ancestrais e os ofícios tradicionais dos artesãos e povos nativos estão prestes a ganhar uma poderosa ferramenta de preservação: a primeira universidade da América Latina dedicada a transmitir esses saberes.

Conhecida como Universidade do Conhecimento Ancestral e Tradicional, essa instituição pública tem como objetivo receber estudantes de todo o país interessados em se aprofundar nos conhecimentos ancestrais e ofícios tradicionais. A ideia é proteger e salvaguardar práticas que correm o risco de desaparecer.

Localizada em Santiago de Tolú, às margens do Golfo de Morrosquillo, no departamento de Sucre, a universidade será um espaço onde os próprios artesãos atuarão como professores, compartilhando sua experiência e conhecimento com os alunos. Dessa forma, a transmissão dos saberes será autêntica e enraizada na tradição.

O Governo de Sucre está em parceria com a Artesanías de Colombia para o desenvolvimento deste projeto, oferecendo apoio financeiro, técnico, administrativo e humano. A iniciativa busca beneficiar cerca de 400 estudantes, além de mais de 70.000 artesãos em todo o país, permitindo que expandam sua sabedoria ancestral.

Como a escola será…

A universidade contará com um campus ecológico e autossustentável, ocupando uma área de 21.163 metros quadrados.

Suas instalações abrigarão oficinas de moda, couro, bordado e gastronomia ancestral no primeiro andar, além de um teatro ao ar livre e uma vitrine para venda de artesanato. Já no segundo andar, os alunos terão acesso a oficinas de tecelagem, ourivesaria, artes plásticas, estúdio de som, biblioteca, sala de informática e salas de aula.

A previsão é de que a universidade inicie suas atividades, juntamente com as aulas, em abril de 2024.

Com esse projeto inovador, espera-se fortalecer e valorizar os conhecimentos ancestrais, garantindo sua continuidade e incentivando o interesse nas tradições culturais da Colômbia.

Fonte: Canal Institucional

Talvez te interesse ler também:

Se quiser se formar, plante uma árvore. A linda proposta da Colômbia contra o desmatamento

Na Colômbia nasce o maior parque nacional do mundo, para proteger a Floresta Amazônica

A Colômbia produzirá cacau sem desmatamento, é a primeira da América Latina




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...