ONU lamenta empobrecimento dos povos indígenas


Hoje, 19 de abril, Dia do Índio (ou do Indígena), o tema que nos vêm à mente é a fala do secretário-geral da ONU, António Guterres, em ocasião da abertura do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas de 2023: empobrecimento, perda de terras e crise climática sofrida por estes povos que são os “guardiões da biodiversidade”.

Vítimas da exclusão, os povos que têm muito a nos ensinar sobre preservação do meio ambiente, é um dos que mais sofre as consequências da política capitalista mundial. Mas a “ONU está com vocês”, disse o secretário-geral, referindo-de a eles.

A ONU reconhece que os povos indígenas que nada fizeram para gerar a crise climática, são os que melhor podem nos ajudar a solucionar os problemas ambientais previstos e em andamento, sobretudo os relativos à insegurança alimentar, causada pela poluição das águas e pela erosão dos solos.

Pobres índios

António Guterres lamentou a violência contra indígenas do mundo todo, a perda de terras, o empobrecimento desses povos e o impacto ambiental causado por nós.

Grande parte das culturas indígenas está perdendo “suas terras, seus direitos e seus recursos”. Os povos indígenas representam 5% da população mundial, mas estão entre os 15% mais pobres. A discriminação constitui uma injustiça e se manifesta em desigualdades sociais chocantes, lamenta o secretário-geral. Segundo ele, os maiores e piores impactos ocorrem nessas comunidades e, como consequência os meios de vida deles são destruídos e a sobrevivência de todos é ameaçada.

Os maiores defensores da Terra

Os povos indígenas têm uma relação profunda com o meio ambiente, têm conhecimentos milenares sobre como preservar ecossistemas, prevenir desastres e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Suas formas de agricultura e a própria maneira pela qual organizam suas vidas e suas subsistências, é um modo de cuidar deles e, por extensão, de todos nós.

A sabedoria indígena é baseada em uma sofisticada consciência ecológica do “somos todos um”. Coisas que muita gente não consegue aprender na escola, os indígenas sabem, não porque nasceram sabendo, mas porque aprenderam e passaram de geração em geração, os ensinamentos da Mãe Natureza.

Que hoje não seja mais um dia de discursinho barato pra lá e pra cá, mas sim, o dia de uma consciência profunda sobre tudo o que podemos aprender com os povos indígenas que, aliás, somos nós mesmos.

Feliz 19 de abril para todos!

Fonte: ONU

Talvez te interesse ler também:

Como sair da crise econômica? Dando terras aos índios, diz pesquisa

Os índios e o céu: as bases da mitologia indígena brasileira

Resistência indígena – um longa-metragem com duração de 517 anos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...