Líder indígena Sônia Guajajara é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo


A líder indígena e ativista Sônia Guajajara está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time, publicada nos EUA e divulgada nesta segunda-feira, 23 de maio.

Sônia Guajajara tem mais de duas décadas de militância pelos direitos dos povos indígenas brasileiros.

Ela é uma das duas pessoas brasileiras na lista, ao lado do cientista Túlio de Oliveira, que atua na África do Sul e foi um dos responsáveis pela identificação da variante ômicron do vírus da covid-19.

Sônia Guajajara, inspiração

Nascida na Terra Indígena de Araribóia, no Maranhão em 1974, Sônia, do povo Guajajara/Tentehar, dedicou a vida para combater a invisibilidade dos povos indígenas.

Em cerca de duas décadas de atuação na luta pelos direitos das populações originárias, atuou em diferentes organizações e movimentos, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da qual é coordenadora executiva.

Com uma grande trajetória de ativismo, Guajajara é reconhecida internacionalmente, por causa das dezenas de denúncias que já fez na Organização das Nações Unidas (ONU), no Parlamento Europeu e nas Conferências Mundiais do Clima (COP), de 2009 a 2021, sobre violações de direitos indígenas.

A maranhense já viajou mais de 30 países do mundo na luta pelos seus ideais.

Pré-candidata a deputada federal pelo PSOL em São Paulo, ela entrou para a história da política brasileira em 2018, quando foi candidata a vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos (PSOL).

Sônia Guajajara foi a primeira indígena a concorrer ao cargo.

Inclusive, foi Boulos (que é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Brasil) quem escreveu o perfil de Guajajara na Time.

Ele destacou o fato de ela ter saído de casa aos 10 anos para trabalhar e, contrariando as estatísticas, ter chegado ao ensino superior.

Filha de pais analfabetos, aos 15 anos foi convidada para cursar o ensino médio no Estado de Minas Gerais.

Ela voltou para o Maranhão e, em 1991 se formou em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e, em 2003 se formou em Enfermagem, também pela UEMA.

Já em 2005 ela fez pós-graduação em Educação Especial.

No texto de apresentação sobre Sônia, a Time ressaltou a resistência de Sônia contra o machismo, contra o massacre de povos indígenas e contra o neoliberalismo.

“Os pais de Sônia Guajajara não sabiam ler e ela teve que sair de casa aos 10 anos para trabalhar. Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar na universidade. Desde tenra idade, ela lutou contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos. Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista”.

Ativista e militante

Há anos a maranhense Sônia Guajajara tem sido reconhecida por diversas organizações em nível internacional e já foi homenageada com prêmios e honrarias como:

  • Prêmio Ordem do Mérito Cultural 2015 do Ministério da Cultura;
  • Medalha 18 de Janeiro pelo Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo, em 2015;
  • Medalha Honra ao Mérito do Governo do Estado do Maranhão, pela grande articulação com os órgãos governamentais no período das queimadas na Terra Indígena Araribóia, em 2015;
  • Prêmio João Canuto pelos Direitos Humanos da Amazônia e da Liberdade, pela Organização Movimento Humanos Direitos, em 2019;
  • Prêmio Packard concedido pela Comissão Mundial de áreas protegidas da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), em 2019.

Sônia Guajajara é inspiração. Militantes e ativista por um Brasil que protege seu povo.

Boulos ainda destacou:

“Sônia é uma inspiração, não só para mim, mas para milhões de brasileiros que sonham com um país que quita suas dívidas com o passado e finalmente acolhe o futuro”.

Vida longa, Sônia!

Talvez te interesse ler também:

Índio: o maior conservador e defensor da vida na Terra

Assassinatos de ativistas ambientais atingem recorde histórico 

Garimpo a todo vapor: empresa italiana fatura ouro de extração ilegal em terras indígenas paraenses 

Repúdio à fala de Bolsonaro “Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”

Índios, conflitos, demarcação de terras. O que esperam os povos indígenas




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...