México: milhares de pessoas marcham em defesa dos animais


No último domingo, 25, uma multidão de manifestantes encheu as ruas da Cidade do México e de outras cidades mexicanas em um clamoroso apelo pelo fim da violência contra os animais. Diante do aumento alarmante de casos de abuso e crueldade registrados no país, os manifestantes exigiram punições mais severas para aqueles que cometem esses crimes.

Eles exigiram que o Artigo 73 da Constituição mexicana, que trata da proteção, preservação e restauração ambiental, seja modificado para permitir que o Congresso legisle a favor do bem-estar animal.

Os manifestantes protestaram em uma passeata, segurando cartazes contendo mensagens chocantes, com fotos de animais vítimas de extrema violência, exigindo defesa e dignidade aos animais

Também houve um minuto de silêncio por todos animais mortos em consequência da crueldade humana. No evento também estiveram presentes animais de estimação junto com seus tutores.

A manifestação mexicana foi muito comovente, linda de se ver, com milhares de pessoas clamando a uma só voz contra os maus-tratos e exploração aos animais.

A mobilização foi organizada por organizações como:

  • Consciousness Movement
  • Union of Animal Protectors
  • ProPerro, Protecani
  • ProAnimal Volunteering, entre outras

A manifestação teve como objetivo principal sensibilizar as autoridades governamentais e demandar o fim da crueldade contra todos os animais, incluindo não apenas animais de estimação, mas também aqueles explorados em espetáculos e até mesmo os confinados em zoológicos e outras situações.

Imagens que falam por si

Veja a seguir os momentos marcantes dessa manifestação monumental e inesquecível:

@zadayosh @Zadrigman @Puebla Noticias @zadrigman_international #noalmaltratoanimal #justiciaparahuellitas🧡 #justiciaparamuñeca ♬ sonido original – Espe Baranda

@peachy.adopciones_mx Marcha Contra El Maltrato Animal 🐾🧡 2023 CDMX Somos la voz de todos los seres sintientes. #contraelmaltratoanimal🐶🐱🐰 ♬ original sound – Peachy.Adopciones_mx

@ahimexiquense ♬ sonido original – Ahí Mexiquense

@anamartin Un minuto de silencio ❤️ #animalslover #animalsoftiktok ♬ sonido original – Ana Martín

Somos as vozes dos animais

Assim como os manifestantes no México, podemos ser as vozes dos animais e cultivar o respeito a eles de várias maneiras como:

  • Defendendo os direitos dos animais
  • Contribuindo com a proteção e conservação da vida silvestre e selvagem
  • Apoiando medidas para evitar a extinção de espécies ameaçadas
  • Agindo em prol do bem-estar dos animais
  • Lutando pela preservação da biodiversidade
  • Reconhecendo que os animais têm suas próprias necessidades, naturezas e individualidades
  • Fazendo escolhas éticas para com os animais em relação à nossa alimentação, consumo de produtos, entre outros aspectos da nossa vida diária

Os animais nem sempre conseguem se comunicar de maneira que os seres humanos possam entendê-los, então, cabe a nós sermos as suas vozes, agindo em seus nomes para garantir que sejam tratados com dignidade e respeito.

Podemos utilizar nossa influência para promover debates e melhorar o tratamento dado aos animais, buscando mudanças positivas que favoreçam o bem-estar animal e contribuindo para a construção de um mundo mais compassivo.

Leia também:

Fontes:

  1. México AS
  2. La Prensa Latina
  3. Outlook
  4. El Siglo de Durango
  5. Espe Baranda
  6. Peachy Adopciones – Mx
  7. Ahí Mexiquense
  8. Ana Martín

Para saber mais sobre Ações em Defesa dos Animais, veja:

Justiça Federal suspende exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil

Coalização pelos Animais para o fim da matança de pintinhos e bezerros

As dificuldades em socorrer um animal abandonado. O que o governo precisa fazer para facilitar essa ação 

Prevenção à Fuga dos Pets: Campanha greenMe para evitar sofrimento animal

Universidade reconhece direito dos estudantes recusarem vivissecção em animais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...