1° de outubro Dia Mundial do Vegetarianismo – Amor e respeito aos animais

1° de outubro Dia Mundial do Vegetarianismo – Amor e respeito aos animais

Bem-vindo outubro, o mês mundial do vegetarianismo! E hoje, 1° de outubro, é o World Vegetarian Day, uma data que promove o amor e o respeito aos animais durante todo o mês, e que culmina com o 1° de novembro, o Dia Mundial do Veganismo!

A data foi criada pela North American Vegetarian Society em 1977, e endossada pela International Vegetarian Union no ano seguinte.

Mas todo dia é dia para ser vegetariano e, quem sabe, vegano.

A diferença entre as dietas? No vegetarianismo, produtos de origem animal são “permitidos”: ovos, leite e seus derivados.

Já o veganismo exclui qualquer tipo de alimento e produto de origem animal, por uma questão ética, pela não exploração animal e pela consciência de que animais são seres sencientes (capazes de sentir, assim como nós).

Por que ser vegetariano?

Muita gente escolhe o vegetarianismo por questões de saúde, outros por questões econômicas e sociais (contra as gigantes da produção alimentícia, por exemplo, que monopolizam o mercado e oferece produtos de baixa qualidade a preço baixo).

Há também aqueles que escolhem o vegetarianismo por questões ambientais, que têm a consciência de que o consumo de carne está ligado ao desmatamento e à geração de gases de efeito estufa na atmosfera, o que causa o aquecimento global e todo o desequilíbrio que temos visto no meio ambiente.

Mas a causa animal é um dos fatores mais fortes para quem decide por parar de comer carne. Porque carne é morte, é dor, é sofrimento e é um monte de energia negativa que se coloca pra dentro.

O vegetarianismo geralmente é uma passagem para o veganismo àqueles que amam os animais. Mas muitos seguem vegetarianos comendo ovos de galinhas “felizes”, criadas soltas, caipiras, e leite de vacas bem cuidadas.

Tudo pode ser! O importante é o amor e o respeito à vida imperarem em nossos corações.

E hoje, se você ainda não é vegetariano mas é simpatizante da causa, força! Comemore e tire a carne do prato. Tua saúde agradece, mas principalmente teu espírito.

Sejamos coerentes

Por que as pessoas se chocam com o consumo de carne de cachorro, mas acham normal comer carne de porco, de frango e de vaca?

É simples! Porque o consumo de carne é uma questão cultural!

Você sabia que na Itália a carne de cavalo é muito apreciada por ser rica em ferro? Inclusive muito usada em papinhas para bebês?

Mas o que é menos pior? Carne de cavalo, de gato ou de morcego? Pois é, a pandemia do coronavírus, cuja origem resta uma incógnita, colocou em cheque a nossa hipocrisia.

A gente adora julgar os outros quando na verdade, morcegos, cobras e grilos, todos sentem dor. Então, comer animais, qualquer um que seja, é igualmente terrível porque a vaca não é melhor do que o morcego em nenhuma hipótese. Cada animal tem sua importância para a biodiversidade da Terra, foi o homem quem desequilibrou tudo dando valores diferentes a cada animal: uns são apetitosos, outros são fofos, outros são perigosos e por aí vai.

No mais, existe um termo chamado carnívoro por dissociação, você já ouviu falar? É muito interessante! Uma pesquisa percebeu que, nos restaurantes, quando o cardápio vinha com fotos de animais vivos e nomes de pratos tipo “carne de vaca assada” a tendência do público era recusar o alimento. Mas se o cardápio tinha a foto do prato com nome disfarçado tipo Strogonoff, as pessoas tendiam a pedir.

Carnívoro por dissociação significa que a pessoa come carne quando a desassocia do animal, acreditando que a carne surge do além. É por isso que o povo odeia os veganos e os vegetarianos, porque essas pessoas estão ali para lembrar que carne é carne, é vida, é sangue, é dor, é sofrimento:

Outubro é mês ideal para você parar (ou então reduzir) o seu consumo de carne. Dia 4 de outubro é Dia de São Francisco, o padroeiro dos animais. Outubro também é o mês das bruxas, da morte, da transformação.

Outubro é o mês dos amantes dos animais. É nóis! Feliz Dia Mundial do Vegetarianismo para você!

Talvez te interesse ler também:

Joker contra o especismo: Joaquin Phoenix lembra que somos todos animais, e nos convida ao veganismo

Consumo de carne e doenças: mais um motivo para rever seus hábitos alimentares

O consumo de carne provoca câncer: o alerta chocante vem da OMS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *