5 Animais exóticos que viraram estrelas no TikTok


Não é só a capivara Filó que bomba nas redes sociais. No mundo inteiro, animais exóticos (alguns em sério risco de extinção) também fazem sucesso no TikTok, preocupando especialistas em conservação.

Alguns animais selvagens e exóticos estão ganhando popularidade a ponto de se tornarem celebridades nas redes sociais. Os perfis poderiam apenas informar e conscientizar o público em geral sobre a vida selvagem, mas, para alguns especialistas, o sucesso desses animais é um problema a partir do momento que pode incitar pessoas a se apossarem dessas criaturas exóticas, para mantê-las como animais de estimação.

Amor ao like? Quais animais são estes?

O National Geographic falou de 5 casos, mas sem dúvidas existem muitos outros animais exóticos mantidos como pet, com ou sem autorização (dependendo da localidade e do animal).

Um exemplo comum e “permitido” no Brasil é o das lagartixas. Muita gente acha super legal aprisionar o bichinho e, no YouTube, existem vários videos ensinando como cuidar de lagartixas. Embora não sejam animais protegidos, exóticos ou “importantes”, domesticar lagartixas é um despropósito.

Leia mais

Conheça 5 espécies de animais selvagens, que estão fazendo sucesso como pet nas redes sociais.

“Dragōes”

Répteis fofos com cara de dragões fazem sucesso demais, sendo uma classe de animais dos mais desejados como pet pelos diferentões. Pecado que muitos deles estão em extinção e sofrem com essa moda.

Entre os répteis mais procurados como pet, tem-se o australiano Pogone, também chamado de dragão-barbudo. Nas redes sociais tem muita, muita gente mesmo!, seguindo perfis desses animais. Parece muito fácil ter esses bichos, mas na verdade eles requerem cuidados especiais e não são nada fáceis de manter, sem contar que como pet dão pouca ou nenhuma satisfação, pois não é da natureza deles ficar interagindo com humanoide sem noção.

Leia mais:

©Wasseragame/Wikipedia

©Wasseragame/Wikipedia

Os axolotes

Famosos em videogames como Minecraft, Roblox e Fortnite, os axolotes são pequenos anfíbios criticamente ameaçados devido à poluição, perda de habitat e espécies invasoras. Existem em seu ambiente nativo, no México, de 50 a 1.000 exemplares desse animal. O sucesso deles, provavelmente por causa dos games e da sua aparência fofa, pode representar um risco para a espécie toda vez que mais pessoas o procurem como animal de estimação.

Pítons

Cobras são animais encantadores, embora amedrontadores para muitos. E aí é que mora o seu fascínio. As pítons são lindas, grandes e coloridas, mas não são agressivas nem venenosas, por isso, das espécies de cobra, é uma das mais procuradas como pet. Pecado que muitas vezes são mantidas inadequadamente e provenientes de comércio ilegal, dependendo do país onde estão. No entanto, no TikTok chove gente que relaxa vendo vídeo de píton. Mal sabem que os donos, uma vez estressados com o trabalho que requer ter um animal como esse, maltratam e abandonam os inocentes, como no caso abaixo:

©Píton foi abandonada em frente a zoo em Marabá — Foto: Redes sociais/Reprodução

©Píton foi abandonada em frente a zoo em Marabá — Foto: Redes sociais/Reprodução

Viúvas-negras

Claro que junto com as cobras, temos as aranhas e entre estas, a víúva-negra é uma das mais populares seja pela aparência, pelo perigo e pela história que representa.

Como animais de estimação, as aranhas precisam de cuidados especiais e de um ambiente adequado. Elas geralmente atacam somente em legítima defesa, mas é preciso procurar atendimento médico em caso de acidente. Então, para quê criar aranhas?

Capivaras

E por fim, as capivaras, animais nativos da América do Sul, são os maiores roedores do mundo. A aparência fofa delas conquistou o coração de muita gente. Segundo Catherine Salmon, psicóloga social da Universidade de Redlands e diretora do programa Human-Animal Studies, o desejo de ter uma capivara como animal de estimação pode ter a ver com nosso desejo de buscar reconhecimento social, bem como o desejo de ser o centro das atenções porque possuímos algo raro.

capivaras © pixabay

capivaras © pixabay

Ter animais exóticos pode até demonstrar um caráter aventureiro, diferentão e selvagem do tutor. Mas vamos combinar, exótico mesmo é deixar para lá essa história de pet, inclusive gato e cachorro. Animais não são psicológicos ou terapeutas de humanos. Ou pelo menos, não deveriam ser.

Fonte: leia aqui a matéria completa da National Geographic.

Talvez te interesse ler também:

Não mate o Louva-a-Deus: entenda sua importância ecológica

15 curiosidades sobre os adoráveis Pinguins

Pela 1ª vez em 300 anos, o enigmático dragão-azul é avistado na Espanha




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...