Não mate o Louva-a-Deus: entenda sua importância ecológica


O Louva-a-Deus é um inseto fascinante… toda vida encontramos com ele perto de uma planta ou árvore. Particularmente, o Brasil tem uma diversidade considerável destes animais (mais de 700 espécies). No entanto, ainda são poucos estudados.

Infelizmente, muita gente acha que o louva-a-deus é uma praga ou um inseto perigoso ao homem. Você conhece a sua importância para a Natureza? Pois fique conhecendo para nunca mais matar esse bichinho.

Curiosidades sobre o louva-a-deus

Mas, quem são os louva-a-deus?

Esses seres com aspecto de alienígenas se limpam quase compulsivamente (como quem tem TOC), têm cabeça triangular, seis pernas, sendo que as duas dianteiras são raptoriais, ou seja, preparadas para rapidamente agarrar suas presas.

É único inseto que pode dar um giro de 180 graus com a cabeça e, pelo que se sabe, também o único que enxerga em 3D. Quando está em perigo, finge-se de morto.

Geralmente, apenas os machos podem voar e vivem cerca de um ano, o que é muito para um inseto.

Na Natureza alimentam-se de outros insetos como moscas, mariposas e grilos, mas também de pequenos anfíbios ou répteis. Eles são mais conhecidos por sua capacidade camaleônica (mudar de cor) de se camuflar entre as folhas.

Canibalismo sexual

Uma de suas características interessantes é que a fêmea do louva-a-deus se alimenta da cabeça do macho após o acasalamento (também chamado de canibalismo pós-nupcial) para garantir a energia e a proteína necessárias para produzir e cultivar os ovos.

São muitos ovos! Uma fêmea louva-a-deus pode colocar até 150 ovos por vez. Eles ficam dentro de uma cápsula dura e resistente, chamada de ooteca.

O canibalismo sexual do louva-a-deus é muito conhecido, mas não é sempre que isso acontece.

Saiba mais:

Louva-a-deus: ouro para o ecossistema

Controle biológico de pragas

Os impactos do louva-a-deus no meio ambiente são muito benéficos e positivos.

Eles são verdadeiros reguladores de pragas. Por ser um predador, o louva-a-deus exerce um controle natural no ambiente.

Alimentando-se de outros insetos e pragas, incluindo pulgões, moscas, aranhas, lagartos e cigarras, é muito útil justamente pelo fato de que os elimina, evita que comam ou afetem plantas e cultivos.

Portanto, os louva-deus mantêm os parasitas sob controle e, por isso, você nunca deve caçá-los ou matá-los.

Além do controle biológico de pragas, há possíveis usos a partir de compostos químicos de suas ootecas.

Os louva-a-deus são animais que devem ficar livres na Natureza. Cada ser vivo tem um papel fundamental na cadeia ecológica. Aprenda isso e não mate os animais!

Fontes:

  1. ohga.it
  2. projetocolabora.com.br

Talvez te interesse ler também:

Diferenças entre animais peçonhentos e venenosos

Insetos e seus significados espirituais

Conheça 12 insetos ameaçados de extinção no Brasil




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...