10 habilidades incríveis de algumas espécies do reino animal


O reino animal é um grande desconhecido para a maioria de nós. Somos, muitas vezes, tão centrados nas habilidades da nossa própria espécie que não nos damos contas das coisas incríveis que outras são capazes de fazer e nós não.

Confira, a seguir, características surpreendentes de algumas espécies!

Ver muito mais cores que nós

ver distintas cores

Você já parou para pensar que existe um universo de cores bem maior do que nós conhecemos? Pois isso é verdade. Quando vemos uma cor, trata-se de uma combinação de cores. Mas existe uma vasta combinação que não somos capazes de perceber. As aves têm a capacidade fascinante de ver cores invisíveis aos seres humanos. Essa incrível capacidade se deve aos seus cones extras localizados na retina, sensíveis à gama ultravioleta. Essa descoberta foi feita por um pesquisador nos anos 1970.

Correr sobre a água

Parece incrível que algum animal seja capaz de fazer algo tão extraordinário para nós, humanos. Parece um milagre, tal como aquele conto bíblico. Mas, no reino, animal isso é possível. O lagarto comum basilisco (Basiliscus basiliscus), conhecido como “lagarto Jesus Cristo”, tem essa capacidade.

A explicação é física: lagartos adultos pesam cerca de 200 gramas. Quando usam suas patas traseiras para ganhar impulso, eles geralmente percorrem uma distância máxima de 5 metros na água antes de afundar.

O método, analisado por um estudante da Universidade de Harvard, consiste em três passos : primeiro, o lagarto bate o pé contra a água movendo-a verticalmente para baixo; em seguida, move o pé para trás; e, finalmente, traz o pé para fora da água num movimento para trás e retorna a posição inicial.

Desafiar a gravidade

desafiar a gravidade

As aves têm a capacidad e de voar, uma habilidade desejável por todos nós, não? Mas existe uma criatura sem asas capaz de desafiar a gravidade. É o íbex-dos-alpes, que escala montes quase verticais. Não só isso, mas essa cabra também pode manter o equilíbrio na mais estreitas saliências.

Não bastasse essa capacidade, esse animal ainda têm o poder de saltar 2 metros. Com essas habilidades, o íbex consegue escapar de predadores como lobos, ursos, raposas e linces em alguns dos terrenos mais íngremes da Europa.

Ser imortal

ser imortal

Parece mais um milagre da natureza. Mas para água-viva não é.

Quando a Turritopsis nutricula atinge a sua forma adulta de 4,5 milímetros, ela não entra no processo de envelhecer e morrer. Simplesmente ela retoma os seus estágios iniciais de vida. O seu corpo se reduz, os tentáculos retraem e a água-viva reinicia o seu ciclo de vida, indefinidamente.

Regenerar-se

regenerar se

Nós, humanos, quando perdemos um membro ou órgão, temos que recorres a próteses e transplantes. Já os axolotes simplesmente regeneraram suas partes.

Este anfíbio exótico tem a capacidade imunológica codificada de regeneração. Suas células imunes, chamadas macrófagos, se comportam diferente do que na maioria dos mamíferos. É por isso que eles conseguem se curar rapidamente de uma lesão.

Ter visão de 360 graus

visão 360graus

O campo visual humano abrange cerca de 50-60 graus na horizontal e 50-70 graus na vertical. Já o camaleão pode ver em 360 graus. Com uma anatomia ocular única, o camaleão pode girar seus olhos com um alto grau de liberdade. Eles também conseguem alternar entre visão monocular e binocular, o que lhes permite ver dois objetos separados com cada olho!

Outro animal que possui essa mesma capacidade visual é a libélula, usada para fins de caça. De todos os insetos, é o que tem os maiores olhos. 80% do seu cérebro é dedicado ao controle e processo de visão.

Mudar de forma

O polvo mímico foi descoberto pela primeira vez em 1998 na costa de Sulawesi, na Indonésia. Embora a capacidade de mudar a cor exterior da pele seja comum a todas as variedades de polvo, esse animal tem um algo mais.

Ele pode mudar de forma fisicamente para se parecer com outro animal, como um dos X-Men! O polvo mímico também consegue assumir personalidades e características das espécies que está imitando. Este talento de representação é único no reino animal. Ele consegue se passar por linguado, peixe-leão, água-viva e serpentes do mar, entre outros animais.

Dormir com a metade do cérebro

dormir metade cérebro

Os cetáceos são um grupo de mamíferos marinhos que inclui golfinhos, baleias, orcas e botos. Eles têm a capacidade única de dormir com um hemisfério do seu cérebro por vez. Isso permite que o cérebro se recupere de acontecimentos diários e forme novas memórias. Enquanto o hemisfério esquerdo dorme, o cetáceo fecha o olho direito e usa o hemisfério direito para controlar as funções de respiração e manter a criatura consciente de seu ambiente. Quando o hemisfério direito dorme, o processo contrário ocorre.

Atingir 188 decibéis

atingir 188 decibéis

Com um grito, geralmente o ser humano alcança cerca de 90 decibéis. A baleia azul, maior animal vivo, produz o som mais alto que conhecemos a 188 decibéis. O som produzido pela baleia azul é tão alto que é muito acima do nosso limite de dor, que é de 130 decibéis. O barulho pode ser ouvido a partir de 800 quilômetros de distância. Especula-se que essa habilidade permita a baleia azul atrair parceiros do outro lado do oceano.

Prever o futuro

prever futuro

Cartomantes deveriam fazer um curso com as aves toutinegras. Pesquisadores concluíram que essas aves são capazes de prever uma tempestade com dias de antecedência. Eles as acompanharam durante a sua migração da África do Sul para os Estados Unidos. Conforme elas estavam se aproximando do sul do destino final, fizeram um desvio abrupto e inesperado, como se soubessem que algo estava errado. Logo depois, uma tempestade atingiu a região, matando 35 pessoas.

Veja outros animais com essa capacidade no link abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Lagartixas de estimação? Não faça isso!

Os agrotóxicos estão matando estas heroicas criaturas do solo

O que é vivissecção e por que essa prática deve ser abolida?

Fonte: hypescience




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...