Os agrotóxicos estão matando estas heroicas criaturas do solo


As minhocas são verdadeiras criaturas heroicas do solo, pois elas os deixam mais férteis e saudáveis. Contudo, os agrotóxicos estão acabando com a vida desses organismos tão vitais.

Uma análise feita por pesquisadores do Center of Biological Diversity, nos Estados Unidos, publicada na revista Frontiers in Environmental Science, destacou os impactos negativos que os produtos químicos agrícolas causam nas minhocas.

Heróis anônimos do solo como minhocas, besouros, colêmbolos e abelhas, dentre outros, raramente são considerados ao avaliar o impacto ambiental dos pesticidas.

Outro absurdo é o fato dos Estados Unidos testarem produtos químicos apenas em abelhas, alegando que elas nunca entram em contato com o solo. Abordagem completamente equivocada, visto que algumas abelhas também fazem seus ninhos no solo.

A importância do solo

Um relatório publicado pela ONU em dezembro alerta para o futuro sombrio dos solos. Leva-se anos para que novos solos sejam formados e quase um quarto da biodiversidade do planeta está contida neles.

Segundo informações do The Guardian, a análise revisou 400 estudos sobre os efeitos dos pesticidas em invertebrados que vivem no solo. Mais de 275 espécies e 284 pesticidas foram analisados, excluindo todos os produtos químicos proibidos nos Estados Unidos.

Os estudos forneceram mais de 2.800 parâmetros para teste, dos quais 71% mostraram efeitos negativos da exposição a pesticidas, enquanto 28% não mostraram efeitos significativos e apenas 1% mostrou efeito positivo.

Dos testes realizados em minhocas, 84% mostraram que elas foram afetadas negativamente pela classe mais comum de inseticidas.

Além dos pesticidas, herbicidas e fungicidas também foram testados e o resultado mostrou que eles também estão prejudicando esses organismos. Isso ocorre porque as minhocas se alimentam em grande parte de fungos provenientes da matéria em decomposição e, uma vez que eles morrem ou estão contaminados, as minhocas correm o mesmo risco.

Veneno na terra

A análise concluiu que pesticidas, herbicidas e fungicidas estão prejudicando a fertilidade dos animais que vivem no solo. Ou seja, se quisermos solos saudáveis e férteis, precisamos levar em consideração todos os organismos que vivem neles.

A regulamentação sobre agrotóxicos ainda é falha, principalmente em países menos desenvolvidos, cuja agricultura representa a maior parte na economia. Então, cabe a nós termos essa consciência e divulgar essas informações, com o intuito de diminuir a utilização desses produtos.

Precisamos votar em políticos conscientes dos problemas ambientais, e cobrar deles legislações mais protetivas à nossa natureza.

Quem sabe assim podemos salvar a vida destas heroicas criaturas e de outros heróis anônimos da terra, do ar e da água.

Talvez te interesse ler também:

World Soil Day: como estamos envenenando o solo sem perceber

Água virtual: um conceito que reforça importância do consumo consciente

Cemitérios de abelhas em plena Amazônia: desmatamento e agrotóxico assassinos




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...