Vitória! Justiça autoriza guarda provisória de Filó por Agenor


Mais uma reviravolta no caso da capivara Filó e do ribeirinho amazonense, Agenor.

Após controvérsias, divergências, polêmicas, mobilizações e muita luta, foi anunciado que a capivara Filó poderá voltar para Agenor até a conclusão do processo.

Saiba mais com as informações a seguir.

Fatos que antecederam essa decisão da Justiça

Para entender melhor o desenrolar dos fatos, veja como Filó foi tirada de Agenor em:

O jovem ribeirinho foi obrigado a entregar Filó no último dia 27, o que gerou uma imensa mobilização na Internet e manifestação pública para que o Ibama devolvesse a capivara ao Agenor.

O ponto alto dessas mobilização ocorreu dia 29, após muitas críticas dos internautas e ações de apoio por parte do povo, deputados e defensores da causa animal.

Outro fato que intensificou essa mobilização foi a ação contundente da deputada Joana Darc, que entrou no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Manaus, mostrando várias irregularidades do lugar precário para onde a capivara tinha sido levada.

Veja o vídeo da denúncia que a deputada Joana Darc fez em relação ao Cetas, órgão do Ibama:

@joanadarc_am

♬ som original – Joana Darc

Diante dessas constatações e da dificuldade de ter acesso à capivara Filó, a deputada Joana Darc entrou com um Mandado de Segurança contra esse órgão.

Liminar concede guarda provisória de Filó por Agenor

Em meio a tanto embate, hoje, dia 30, a Justiça Federal concedeu a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Tupinambá.

Na decisão, o juiz Marcio André Lopes Cavalcante, destaca que o tutor vive “em perfeita simbiose” com a floresta e os animais ali existentes.

Na liminar ainda é dito:

“Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil.”

O juiz determinou que o Ibama faça a entrega do animal ao tutor imediatamente, que fica autorizado a realizar o seu transporte até a sua moradia.

Conforme o documento, Agenor terá a guarda provisória de Filó até o desfecho do processo. Mas ele deverá informar à Justiça “periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso de órgãos ambientais para a fiscalização da capivara”.

Veja no vídeo abaixo essa liminar sendo recebida por Agenor, Joana Darc e os manifestantes:

Filó é retirada do Cetas e entregue a Agenor

Este vídeo mostra o momento da entrega de Filó para Agenor:

Punição X Conciliação

O que poderia ter sido mais simples, tornou-se um grande embate com confusão, disputa de egos e reações de orgulho ferido.

Como bem destacou o juiz que concedeu a guarda provisória da Filó a Agenor, a realidade dos ribeirinhos é outra, pois eles convivem com os animais.

Após o desenrolar dos últimos fatos, agora nos resta aguardar e ficarmos na torcida para que Agenor possa ficar, de forma definitiva, com sua capivara Filó.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre animais veja:

Justiça Federal suspende exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil

Diferenças entre animais peçonhentos e venenosos

Diferenças entre animais silvestres, selvagens e exóticos

Projeto prevê prisão de 2 a 5 anos para quem usar animais em circos

As dificuldades em socorrer um animal abandonado. O que o governo precisa fazer para facilitar essa ação 




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...