O que significa Violência Simbólica?


Quando as pessoas pensam na palavra “violência”, logo vem à mente as agressões físicas. No entanto, a violência pode vir de várias formas: pode ser psicológica, material, e até mesmo simbólica. Mas nesse último caso, poucas pessoas sabem exatamente o que é violência simbólica. Do que se trata?

O que é Violência Simbólica?

O termo, que foi disseminado pelo sociólogo Pierre Bourdieu, diz respeito ao poder que é exercido por meio de símbolos, gestos, palavras e representações culturais. Tem um aspecto persuasivo e manipulativo e causa profundos danos psicológicos, especialmente por ser sutil e facilmente aceito pela sociedade.

O objetivo principal é impor e perpetuar estruturas de poder e subordinação e reforçar a segregação de grupos.

Frases que fortalecem estereótipos negativos, discursos de exclusão social ou estigmatizantes e linguagem discriminatória são alguns dos exemplos de violência simbólica. Práticas como bullying, assédio moral e sexual e o preconceito são formas comuns de exercer a violência simbólica, que funciona como um mecanismo que legitima e perpetua a discriminação.

É algo altamente nocivo para a sociedade e por isso precisa ser discutido.

Um estudo divulgado no Journal of Social Issues que analisou as consequências da violência simbólica na sociedade mostrou que o mecanismo contribui para a polarização social, fragmentação da sociedade e conflitos.

Por isso é essencial que ocorra conscientização sobre o que é a violência simbólica e uma maior promoção de ações de igualdade.

Fontes:

  1. Psicologia on line
  2. American Psychological Association

Talvez te interesse ler também:

Violência econômica contra as mulheres: precisamos falar disso

Chamar as mulheres de loucas: uma forma de violência que vem de longa data e ainda se faz presente

Violência psicológica contra crianças – Saiba como identificar e o que fazer a respeito




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...