O que é bullying adulto, exemplos, causas e consequências


Já aconteceu de você se sentir excluído, rechaçado, intimidado ou humilhado por pessoas do trabalho, convívio social ou familiar? Pois você pode ter sido vítima de bullying, uma prática não restrita à crianças e adolescentes. Saiba tudo sobre o o bullying adulto.

O que é bullying?

O bullying (ou intimidação sistemática) é um comportamento hostil e repetitivo que um indivíduo exerce sobre outro, com o objetivo de intimidar, humilhar, diminuir ou desvalorizar a vítima. A Lei nº 13.185/2015  define o bullying como atos de violência física ou psicológica que ocorrem repetida e intencionalmente.

São comportamentos de uma violência tão covarde, imatura e mesquinha que deveria ser típico apenas de crianças e adolescentes. Só que não! Adultos também praticam bullying, infelizmente!

Esse tipo de comportamento mal-educado e infantil pode acontecer em diversos ambientes, como no trabalho, na família, no ambiente social, entre outros.

O que é bullying adulto?

O bullying adulto muitas vezes é confundido com o assédio moral, mas é mais abrangente. Enquanto o assédio moral ocorre geralmente no trabalho, o bullying adulto pode acontecer em qualquer ambiente, inclusive na escola, só que na escola de adultos, ou seja, na universidade.

Exemplos de bullying

Será que você está praticando ou sendo vítima desse tipo de violência? Veja alguns exemplos de bullying adulto:

  • Espalhar rumores e fofocas sobre alguém;
  • Excluir de maneira perniciosa pessoa (s)  de atividades sociais ou profissionais;
  • Ignorar ou menosprezar as opiniões e ideias de alguém;
  • Criticar, ridicularizar ou insultar alguém de forma constante;
  • Ameaçar ou intimidar pessoas;
  • Fazer brincadeiras, deboches e piadinhas de mau gosto contra alguém.

Tipos de bullying adulto

Existem diversos tipos de bullying adulto, que podem ocorrer em diferentes contextos e situações. Alguns dos principais tipos de bullying incluem:

  • Bullying físico: é a agressão física, mais típica de crianças mas que pode ocorrer em adultos, podendo envolver empurrões, socos, chutes, tapas, beliscões, entre outros.
  • Bullying verbal: envolve palavras ou expressões que têm como objetivo humilhar ou diminuir a vítima, como insultos, apelidos pejorativos, comentários ofensivos ou debochados.
  • Bullying psicológico: inclui ameaças, chantagens, intimidação, manipulação, isolamento social e difamação.
  • Bullying sexual: envolve comportamentos ou comentários de natureza sexual, como assédio, toques inapropriados, exibicionismo ou exposição a conteúdo sexual.
  • Cyberbullying: é o bullying que ocorre por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets, e pode envolver mensagens de texto, e-mails, posts em redes sociais, entre outros.
  • Bullying homofóbico: é o bullying baseado na orientação sexual ou identidade de gênero da vítima, que pode incluir insultos, xingamentos, agressões físicas e psicológicas.
  • Bullying racista: é o bullying baseado na cor da pele, etnia ou nacionalidade da vítima, que pode incluir comentários ofensivos, piadas racistas, ameaças e agressões físicas.

Esses são alguns dos tipos de bullying mais comuns, mas é importante ressaltar que o bullying pode assumir diversas formas e intensidades, e muitas vezes é uma combinação de diferentes tipos. O importante é reconhecer o problema e tomar medidas para preveni-lo e combatê-lo.

As causas do bullying adulto

As causas do bullying adulto podem ser diversas, como inveja, rivalidade, ciúme, discriminação, competição, entre outros. Muitas vezes, o agressor pode ter baixa autoestima, problemas de controle da raiva ou ter sido vítima de bullying no passado.

As consequências do bullying adulto

As consequências do bullying adulto podem ser graves e afetar tanto a vítima quanto o agressor.

Para a vítima, pode causar problemas emocionais como depressão, ansiedade, baixa autoestima, isolamento social e até mesmo problemas físicos, como insônia, dores de cabeça e distúrbios alimentares.

Para o agressor, pode levar a problemas de relacionamento, perda de emprego, processos judiciais e até mesmo prisão, dependendo da gravidade das ações cometidas.

É importante que as pessoas fiquem atentas a comportamentos abusivos e denunciem o bullying adulto sempre que possível, para que sejam tomadas medidas de prevenção e punição adequadas.

O que fazer se for vítima de bullying adulto

Quem sofre ou sofreu bullying adulto pode recorrer a diversos tratamentos, dependendo da gravidade e do tipo de violência que sofreu. Alguns possíveis tratamentos são:

  • Apoio emocional: a vítima pode precisar de ajuda psicológica para lidar com as consequências emocionais do bullying, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e medo.
  • Psicoterapia ou psicanálise: pode ajudar a vítima a desenvolver habilidades para lidar com o estresse, melhorar a autoestima e estabelecer limites saudáveis.
  • Apoio jurídico: a vítima pode precisar de ajuda legal para proteger seus direitos e tomar medidas para responsabilizar o agressor, como a obtenção de uma medida protetiva ou ação judicial.

Além disso, algumas atitudes que podem ser consideradas a tomar são:

  • Mudança de ambiente: em casos mais graves, pode ser necessário que a vítima mude de emprego, escola ou residência para evitar o contato com o agressor.
  • Denúncia e intervenção: é importante que a vítima denuncie o bullying e busque ajuda de outras pessoas, como amigos, familiares ou profissionais de recursos humanos, para que possam intervir e ajudar a prevenir a violência.

Tratamento para os agressores

O tratamento para pessoas que provocam bullying adulto é importante para ajudá-las a reconhecer o impacto de suas ações e mudar seus comportamentos.

Como aqueles que praticam bullying são pessoas geralmente com problemas de autoestima, é importante que reconheçam seus erros e busquem ajuda psicológica. Algumas possíveis abordagens de tratamento incluem: terapias de autoconhecimento, grupos de apoio, educação, aconselhamento psicológico.

O objetivo é ajudar a pessoa a entender o impacto de suas ações e desenvolver habilidades saudáveis para lidar com seus conflitos e interagir com os outros de maneira respeitosa e construtiva.

Prevenção

Por fim, é importante que as empresas, escolas e outras organizações implementem políticas e programas de prevenção ao bullying para uma cultura de paz. Um mundo melhor é possível com a recuperação da autoestima e o bem-estar emocional de todos.

Fontes:

  1. planato.gov.br
  2. eurekka

Talvez te interesse ler também:

O que significa Gaslighting: a palavra do ano em 2022

7 dicas que qualquer psicólogo daria para fortalecer sua autoestima

Manipulação afetiva, emocional: o que é e como reconhecer

Como descobrir suas crenças limitantes e se libertar delas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...