Podem os animais prever terremotos como as aves no vídeo da Turquia?


Desde tempos remotos, existem relatos de pessoas que viram animais tendo comportamentos estranhos antes de catástrofes naturais acontecerem, como se eles estivessem avisando ou pudessem pressentir eventos naturais extremos. Recentemente, dizem que esse fenômeno se repetiu antes dos terremotos na Síria e Turquia. A pergunta que todos estão se fazendo é: os animais podem prever desastres naturais como terremotos?

Histórias de animais que previram terremotos

Ao longo de nossa história, vários exemplos sugerem que os animais tenham previsto catástrofes naturais. Por exemplo:

Grécia Antiga – 373 a.C.

Na Grécia antiga, tem-se registrado que uma variedade de animais, incluindo ratos, doninhas, cobras e centopéias, misteriosamente deixaram suas casas dias antes de um grande terremoto atingir a região, em 373 aC.

Espanha – 1755

Em 1755, o filósofo alemão Immanuel Kant viu muitas minhocas saindo do subsolo perto de Cádiz, sul da Espanha, 8 dias antes de um grande terremoto atingir Lisboa-Portugal.

Califórnia – 1966

Em tempos mais recentes, no dia 25 de junho de 1966, a cidade de Parkfield, na Califórnia-Estados Unidos, foi invadida por cobras cascavéis fugindo das colinas.

Os moradores da cidade ficaram perplexos, sem entender. Mas a explicação veio 2 dias depois quando a área foi abalada por um terremoto.

China – 1975

Em 1975, funcionários da cidade chinesa de Haicheng, viram os animais se debandando da região na qual viviam 90 mil habitantes, antes de um terremoto de escala 7,3 atingir a cidade e destruir 90% dos edifícios.

Áustria – 1999

Na Áustria, em 22 de fevereiro de 1999, pequenos antílopes fugiram da região montanhosa do Tyrol para os vales. No dia seguinte, uma avalanche devastou a vila de Galtur, matando dezenas de pessoas.

Seattle – 2001

Na cidade de Seattle, em 28 de fevereiro de 2001, um grupo enorme de gatos se escondeu 12 horas antes de um terremoto atingir a área. E os cães latiam desesperados antes de o terremoto acontecer.

Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia – 2004

No dia 26 de dezembro de 2004 houve um tsunami no Oceano Índico que causou mais de 285.000 mortes. Ondas gigantes invadiram a Indonésia, o país mais atingido, seguido pelo Sri Lanka, Índia e Tailândia. Patos e galinhas subiram em árvores ou lugares altos antes de ocorrer o tsunami, mas as pessoas não se deram conta do que estava por vir!

Peru – 2011

Câmeras instaladas no Parque Nacional Yanachaga Chemillen, no centro do Peru, registraram tamanduás, leopardos, tatus e aves baterem em retirada 20 dias antes de um terremoto de 7 graus na escala Richter sacudir toda a região em agosto de 2011.

Aves antes dos terremotos na Turquia

Um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra vários pássaros se comportando de maneira estranha antes do terremoto na Turquia.

É certo que a veracidade do vídeo, quanto a hora e o local do registro, são questionáveis, bem como se o comportamento animal teria a ver com o terremoto. Mesmo assim, o vídeo viralizou e muitos especialistas foram convidados a comentar sobre o comportamento animal nestes casos.

Etologia: o estudo do comportamento animal

Diante dos relatos populares, a pesquisa científica quis entender se existe relação entre o comportamento animal estranho que antecede um evento natural extremo, com a sua previsão.

Sabe-se que a sensibilidade auditiva humana não permite a percepção de sons com frequência superior a 16.000-20.000 Hertz (Hz), enquanto cães e gatos podem atingir 60.000 – 70.000 Hz, respectivamente. Antes de um terremoto ocorrer, as rochas envolvidas na movimentação da placa tectônica que causa o abalo sísmico se movimentam, emitindo ultrassons inaudíveis para nós.

Em 2006, foi noticiado pela BBC-Brasil, que especialistas do Bureau de Sismologia em Nanning, na província de Guangxi, no sul da China, estavam monitorando viveiros locais de cobras, através de webcams em operação 24 horas por dia, para antever terremotos. Isto porque, segundo eles, as cobras podem sentir um terremoto a uma distância de 120 quilômetros, até 5 dias antes do fenômeno ocorrer.

Como as cobras podem antever terremotos? As cobras seriam capazes de perceber vibrações e radiação infravermelha. Talvez esses sentidos as ajudem a detectar mudanças ambientais, como abalos sísmicos fracos ou variações no campo eletromagnético local, antes de um forte terremoto ocorrer.

Como explica a United States Geological Surveyalguns precursores de terremotos podem ser percebidos prematuramente por animais, como por exemplo, a “inclinação do solo, mudanças nas águas subterrâneas e mudanças no campo elétrico ou magnético da Terra”.

Sabe-se que aves e cetáceos migram explorando o campo magnético terrestre, e suas variações, como as induzidas por tempestades geomagnéticas. Não seria ficção científica imaginar que as variações induzidas – ainda que pequenas – pela deformação das rochas de uma falha tectônica (que está prestes a causar terremoto) possam ser percebidas antecipadamente pelos animais.

Existem poucas evidências científicas de que os animais mudem seu comportamento por esse motivo, pois muitas vezes os animais se comportam de maneira “estranha” sem que nada aconteça.

Um revisão de 180 publicações relatando 700 registros (com dados, muitas vezes anedóticos e retrospectivos) de comportamentos animais anormais ou incomuns antes de 160 terremotos, aponta para uma correlação, de poucas comprovações científicas, entre estas alterações naturais e os comportamentos dos animais.

Uma das análises científicas

Na edição do Jornal Nacional, do dia 30 de abril de 2015, foi divulgada uma análise que pesquisadores realizaram a respeito da capacidade de os animais pressentirem terremotos.

Os cientistas apontaram que uma das razões para os animais detectarem terremotos de forma antecipada é o fato de quando duas placas tectônicas se movem uma contra a outra, esse fenômeno produz um gás que sai de baixo, vem para a superfície e depois para a atmosfera.

Esse gás é rico em íons positivos, que são átomos carregados eletricamente. Esses íons positivos aumentam a produção de um hormônio de alerta nos animais, o que faz com que eles fiquem mais agitados. Por isso, ficam inquietos e percebem perigo iminente.

É fato que os animais possuem uma percepção mais aguçada às alterações ambientais, sonoras e vibratórias em relação a nós. Mas, se de fato conseguem prever catástrofes, para os cientistas resta ainda compreender como isto ocorre, apesar de tantas evidências.

Os sentidos dos animais

O ser humano, com o uso da tecnologia, pode fazer previsão meteorológica, porém, os animais fazem isso de forma natural. Eles usam as habilidades para as quais são dotados por sobrevivência.

Ao observar os animais, podemos perceber a sintonia que eles têm com a Natureza e a linguagem que usam para estabelecer comunicação com a Mãe Terra.

As máquinas sismológicas podem captar tremores indetectáveis ​​para o corpo humano, porém, os animais podem sentir pequenos tremores que viajam pela Terra segundos antes de ondas de terremoto mais poderosas.

Os animais têm uma percepção aguda, que funciona como um mecanismo de proteção e defesa natural que eles possuem para escapar do perigo.

Essa capacidade dos animais pode servir de sinal e aviso aos humanos mais atentos e observadores para antever e escapar de abalos naturais.

Temos muito que aprender com os animais!

Fontes:

Para mais informações sobre o mundo animal, veja:

10 Curiosidades do Mundo Animal, em ilustrações divertidas

Diferenças entre animais silvestres, selvagens e exóticos

Kallima inachus: A borboleta que se parece com folha de árvore

Bicho-Preguiça; Curiosidades do animal conhecido como o mais lento do mundo

Nova espécie animal: O camarão mais lindo do mundo

Nasce o 1º Santuário do mundo para touros resgatados de touradas

Gato de raça é confundido com onça e bombeiros resgatam o animal

Flossie a gata mais velha do mundo tem uma emocionante história de vida

Caravela-portuguesa: Animal lindo que nunca deve ser tocado

Diferenças entre Animais Silvestres, Selvagens e Exóticos

Rena: 10 Curiosidades sobre o animal do Papai Noel




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...