Terremoto de magnitude 7,8 deixa centenas de mortos na Turquia e Síria


Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter abalou na madrugada desta segunda-feira, 06, o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria, deixando mais de 500 mortos e mil feridos.

Para você ter uma ideia do abalo sísmico, na Escala Richter o máximo é 10, marca que representa a magnitude extrema, a qual nunca fora antes registrada na história. Entre 7,0-7,9, a magnitude é considerada Grande, podendo provocar danos graves em vastas zonas e acontece em média 18 vezes por ano.

O abalo ocorreu às 04h17 (horário local) com epicentro próximo à capital da província de Gaziantep, um importante centro industrial no sudeste da Turquia, com profundidade de 17,9 quilômetros. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, minutos após o primeiro sismo, outro tremor de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilômetros de profundidade.

O tremor durou cerca de um minuto, segundo testemunhas, e foi sentido no Líbano e Chipre. A Itália emitiu um alerta tsunami em sua costa ao sul (Calábria, Sicília e Puglia), mas retirou o alerta poucas horas depois.

O tremor derrubou prédios e casas em várias cidades. O balanço atual, de acordo com autoridades turcas, é de pelo menos 284 mortos e 440 feridos. Na Síria, o número de mortos chegou a 237 e o de feridos a 630, mas equipes de regaste ainda buscam por sobreviventes nos escombros.

O governo turco declarou “nível 4 de alarme” e clama por ajuda internacional. Mas a situação síria é catastrófica depois da longa guerra civil que destruiu cidades importantes como Aleppo.

Área sísmica

A Turquia está localizada em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Em 1999, um terramoto de magnitude 7,4 deixou mais de 17 mil mortos. Em 2011, um outro deixou 500 mortos.

Sabe-se quais são as zonas sísmicas da Terra mas os terremotos são eventos imprevisíveis, a única maneira de evitar danos é construindo casas e prédios antissísmicos.

Vídeo – Imagens fortes

Veja imagens divulgadas nas redes sociais. Não assista se for sensível. 

Nossos sentimentos aos mortos e a todas as vítimas. Força para esses povos se reerguerem dos escombros. É muito triste!


Asfalto no sul da Turquia depois do terremoto:

 

1710 Edifícios foram derrubados

 A violência do terremoto na Turquia, prédio desaba em poucos segundos

Turquia pede ajuda internacional

Panorama de destruição

Os estragos na Síria

Fontes: DW e Twitter

Talvez te interesse ler também:

As previsões de Baba Vanga para 2023

Temperaturas recordes nos próximos 5 anos: as previsões meteorológicas são assustadoras

As profecias de Nostradamus para 2023: tomara que estejam erradas!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Vox Audio Studio
    Publicado em 16/02/2023 às 12:16 am [+]

    Greenme Olá, tudo na paz?

    Somos uma produtora de áudio e gostaríamos de fechar uma parceria com você, e nas suas novas produções caso precise de JINGLE, SPOTS ou VINHETAS, estamos às ordens.

    Podemos produzir o seu Jingle ou do seu cliente e só pague se o Jingle for aprovado, caso não aprove não haverá custos tá certo.

    Segue alguns Jingle demonstrativos para você ouvir em nosso site.

    http://www.voxaudio.com.br

    Um grande e fraterno abraço.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...