Temperaturas recordes nos próximos 5 anos: as previsões meteorológicas são assustadoras


Nos próximos cinco anos, os termômetros marcarão temperaturas recordes, com um aumento que poderá exceder 1,5°C até 2024.

Essas são as recentes previsões para a década 2020-2030, desenvolvidas pelo Met Office britânico, autoridade no assunto.

O escritório do Met é um dos centros globais mais importantes, especializado em análises climáticas de curto prazo, bem como em previsões anuais e plurianuais, graças aos dados coletados pela NASA, Noaa e HadCRUT4.

As previsões para as décadas são atualizadas todos os anos e, em janeiro de 2020, mostraram um futuro pouco reconfortante.

De acordo com os especialistas do escritório do Met, de fato, já nos primeiros cinco anos da próxima década, os modelos de previsão sugerem um aquecimento maior em grande parte do planeta, especialmente nas altas latitudes do norte, com impactos climáticos potencialmente importantes, especialmente na Europa, Ásia, América do Norte e África.

As previsões levam em consideração a variabilidade natural e as influências humanas, observando o estado climático atual e avaliando o possível aumento de gases de efeito estufa causado pela atividade vulcânica e antropogênica.

A última previsão do Met Office foi realizada analisando as temperaturas registradas na superfície do mar, bem como as registradas abaixo da superfície do oceano, além de levar em conta a salinidade das águas e dos ventos atmosféricos.

No quinquênio 2020-2024, a temperatura média global deve aumentar entre 1,06°C e 1,62°C em comparação com o período pré-industrial de 1850 a 1900, quebrando o recorde de 1,16°C registrado em 2016. Tudo isso excluindo grandes erupções vulcânicas.

A análise mostra, portanto, uma tendência adicional de aquecimento, o que também poderia nos levar a exceder, mesmo que temporariamente, os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris.

Segundo os cientistas, o aumento das temperaturas, para o qual as mudanças climáticas contribuem, é consistente com os contínuos níveis altos de gases de efeito estufa na atmosfera. As previsões mostram que a janela de tempo em que temos a oportunidade de lidar com as emergências climáticas diminui mais e mais.

Talvez te interesse ler também:

Recordes de temperatura nos oceanos devido ao aquecimento global: é como se estivéssemos lançando 5 bombas de Hiroshima a cada segundo

Corredores verdes: plantar árvores para baixar 2°C a temperatura nas cidades

Greta Thunberg em Davos: nossas emissões precisam parar




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...