Desastres naturais: ONU quer implantar sistemas de alerta precoce no mundo todo


Com as alterações climáticas, eventos naturais extremos têm se tornado cada vez mais frequentes. Por isso, a ONU busca implementar sistemas de alerta no mundo inteiro para evitar catástrofes naturais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou plano de ação para que todas as pessoas possam contar com sistemas de alerta precoce, nos próximos cinco anos.

Esse plano da ONU tem por finalidade prevenir desastres provocados por catástrofes naturais, como:

Uma vez concretizado, o plano funcionará como alerta para que as pessoas possam se proteger e escapar dos eventos climáticos extremos, cada vez mais comuns por conta do aquecimento global.

Áreas sem sistemas de alerta

De acordo com um relatório recente da Organização Meteorológica Mundial – OMM, nos últimos 50 anos, desastres climáticos ou relacionados à água provocaram a morte de 115 pessoas por dia.

O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, também deixa evidente que metade da humanidade encontra-se em áreas de risco.

Atualmente, um terço da população mundial – principalmente a de países menos desenvolvidos e a de pequenos estados insulares em desenvolvimento – está suscetível aos efeitos das mudanças climáticas sem um sistema de alerta precoce que evite catástrofes. Por exemplo na África, onde 60% da população não conta com sistemas de prevenção de desastres naturais.

De acordo com estáticas, as emissões globais devem aumentar quase 14% nesta década, apesar dos governos saberem que uma redução de 45% é necessária para manter o limite crucial de 1,5°C de aumento na temperatura global.

Leia mais:

Alerta precoce e ação precoce

Veja neste vídeo do canal ONU-Brasil, a nova meta das Nações Unidas sendo anunciada pelo secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, no dia último 23 de maio, Dia Mundial da Meteorologia, que este ano teve como o tema “Alerta precoce e ação precoce”.

Na ocasião, Guterres pediu para que a Organização Meteorológica Mundial (OMM) lidere os esforços e apresente um plano de ação para alcançar este objetivo na próxima Conferência do Clima, que acontecerá no Egito em novembro.

“Devemos aumentar o poder de previsão para todos e construir capacidade para agir.

Neste Dia Mundial da Meteorologia, reconheçamos o valor dos alertas precoces e da ação precoce como ferramentas críticas para reduzir o risco de desastres e apoiar a adaptação climática”- disse Antônio Guterres.

O que são sistemas de alerta precoce?

Os sistemas de alerta precoce avisam as pessoas que vivem nas áreas em risco sobre a possibilidade de um desastre natural ocorrer, por meio de notificação de celular ou e-mail.

Esse aviso vem antes que o perigo iminente aconteça, dando tempo para que as pessoas possam evacuar a área ou se protegerem.

Já em áreas cuja infraestrutura de comunicação é deficiente ou se encontra prejudicada, como no Sudão do Sul, o aviso pode ocorrer por meio de transmissões de rádio ou a nomeação de um representante da aldeia responsável por anunciar o alerta através de um megafone.

A previsão e o alerta precoce são possíveis graças aos avanços tecnológicos que permitem monitorar através de computador as condições atmosféricas em tempo real, tanto em terra, quanto no mar, antevendo futuros eventos climáticos.

Para concretizar esse monitoramento, o secretário-geral da OMM, Professor Petteri Taalas, quer investir mais em sistemas de alarmes:

“Há uma necessidade de investir 1,5 bilhão de dólares (€ 1,4 bilhão) durante os próximos cinco anos para melhorar a qualidade dos serviços e infraestruturas relacionadas, especialmente nos países menos desenvolvidos e pequenos estados insulares em desenvolvimento”, explica.

A Organização Meteorológica Mundial lidera a concretização desse plano de ação, a serviço da ONU.

Nós podemos colaborar com a prevenção

Como cidadãos, podemos colaborar com ações que reduzam o aquecimento global e seus efeitos sobre o clima.

Tais ações também são formas de prevenir o aumento das alterações climáticas.

Saiba quais são estas ações em:

Para mais conteúdos sobre as alterações climáticas, leia:

Ganhos na saúde podem se perder junto às alterações climáticas

COP23: instituições brasileiras e estrangeiras discutirão alternativas para o enfrentamento das mudanças climáticas

Os cruzamentos híbridos provocados pelas mudanças climáticas

Como as mudanças climáticas afetarão a Região Amazônica? Relatório da Fiocruz

Joaquim Phoenix, Moby, Billie Eilish e outros artistas pedem: parem de ignorar que a pecuária é a causa da crise climática!

Relatório sobre clima global alerta para extinção da humanidade

Europa é o primeiro continente a declarar estado de emergência climática

Por pressão de funcionários, Jeff Bezos (Amazon) cria fundo para combater mudanças climáticas e doa US$ 10 bilhões

Pesquisa nas regiões mais geladas do Planeta visa desvendar mudanças climáticas

COP23: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas: quais são os objetivos?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...