O deserto vai virar floresta: como agricultores estão transformando a paisagem


O semiárido brasileiro, localizado no nordeste do país, já abrigou plantio de culturas como milho e aipim. Porém, com o passar dos anos, as culturas agrícolas deram espaço à imensas áreas de pasto para a criação de gado.

Essa mudança provocou o uso intensivo do solo na região, com seu esgotamento e um início de desertificação, em cerca de 13% das terras do semiárido brasileiro.

Mas esse quadro está mudando com iniciativas de criação de agroflorestas nestas regiões.

Um sistema que usa a natureza para realimentá-la

O sistema agroflorestal utiliza recursos de flora da região da caatinga para permitir que o tratamento de podas facilite o processo de adubação do solo e permita que outros tipos de árvores e plantas tenham condições de nascer nos locais.

Inclusive com esse renascimento, espécies animais como abelhas e outros polinizadores, já se fazem presentes, aumentando a vegetação na região.

Esse processo não emprega agrotóxicos nem produtos industrializados, usando a própria natureza como um elemento de sustento da agroflorestal.

A necessidade de irrigação é suprida pelo próprio orvalho noturno, que acaba contribuindo para substituir a chuva, tão escassa nessas áreas.

Projeto fundamental para combater a crise climática no semiárido

As agroflorestas ampliam a absorção de CO2 e ajudam a proteger o semiárido dos efeitos das mudanças climáticas, por ser um bioma muito afetado, tradicionalmente.

A restauração do solo é fundamental para evitar um desastre ainda maior e também por ser um caminho de geração de renda aos agricultores da região.

Veja mais no vídeo da BBC Brasil:

É interessante que você leia também:

Amazônia a um passo de floresta, virar savana

Homens que replantaram o deserto, recuperando a fertilidade do solo

A tragédia no Pantanal tem nome e sobrenome: Consumo De Carne

Yacouba, o agricultor que semeou o deserto, ganha o Nobel Alternativo

China: mãe planta milhões de árvores para reflorestar área desértica, em memória do seu filho




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...