Greta Thunberg em Davos: nossas emissões precisam parar


Ontem,  a jovem sueca de 17 anos, Greta Thunberg, discursou na 50ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, no evento “Construindo um caminho sustentável para um futuro coletivo”.

Em seu discurso no primeiro dia desse Fórum, a precoce ativista climática se dirigiu aos governantes do mundo inteiro reivindicando que escutem a juventude!

Em uma de suas falas ela enfatizou que a ciência e a voz dos jovens NÃO são o centro da conversa, mas precisam ser!

Greta Thunberg aproveitou para repetir o alerta que há tempo vem dando com veemência:

Nossa casa ainda está em chamas!… Eu sei que vocês não querem noticiar isso. Eu sei que vocês não querem falar sobre isso. Mas garanto que continuarei repetindo esses números até vocês publicarem.”

Há um ano ela chamou a atenção do Fórum Econômico Mundial pela falta de  ações eficientes para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e conter a mudança climática.

Ela novamente reforçou esse alerta no Fórum desse ano fazendo a seguinte advertência:

“Não precisamos de uma ‘economia de baixo carbono’. Não precisamos ‘reduzir as emissões’. Nossas emissões precisam parar!…

… Qualquer de seus planos ou políticas que não incluam reduções radicais de emissão na fonte, a partir de hoje, é completamente insuficiente para cumprir os compromissos de 1,5 ou muito abaixo de 2 graus do Acordo de Paris. E, novamente, não se trata de direita ou esquerda. Não ligamos a mínima para sua política partidária. Do ponto de vista da sustentabilidade, a direita, a esquerda e o centro todos falharam. Nenhuma ideologia política ou estrutura econômica foi capaz de enfrentar a emergência climática e ambiental e criar um mundo coeso e sustentável, porque esse mundo, caso não tenham notado, está em chamas!”

Sobre as emissões de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera, Greta  afirmou que “praticamente nada foi feito”.

A organização internacional de pesquisa ambiental Globo Carbon Project embasa essa afirmação  de Greta, pois, segundo dados dessa entidade: mais de 43 bilhões de toneladas de dióxido de carbono foram emitidos na atmosfera em 2019, quebrando o recorde anual estabelecido em 2018, em mais de 0,5% segundo.

Veja neste video, do canal DemocracyNow!, o discurso de Greta no Fórum desse ano, traduzido e legendado por César Locatelli:

Realmente, é necessário NÃO somente escutar o que Greta Thunberg, e os jovens ativistas pelo clima vêm dizendo ser necessário fazer para reduzir o aquecimento global, mas, acima de tudo, é preciso urgentemente que os líderes das nações coloquem as soluções em prática!

Talvez te interesse ler também:

Mutismo seletivo: o transtorno psicológico diagnosticado em Greta Thunberg

Além de Greta: outros jovens ativistas que lutam pela Terra

Como vocês se atrevem? Greta repudia discurso comercial dos líderes na Cúpula do Clima




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...