Por que os animais estão andando em círculo?


Você deve ter ouvido falar do mistério das ovelhas que andam em círculo na Mongólia. Nós noticiamos aqui:

O vídeo misterioso, que foi postado no Twitter na semana passada pelo jornal estatal chinês People’s Daily, viralizou. Nele, dezenas de animais marcham em uma fazenda na remota região da Mongólia. O tweet que acompanha a filmagem informa que as ovelhas estão saudáveis, apesar do comportamento estranho.

Cientistas arriscam possíveis explicações para o fenômeno

O rebanho de ovelhas que anda em círculos há 12 dias consecutivos / ©People's Daily China

O rebanho de ovelhas que anda em círculos há 12 dias consecutivos / ©People’s Daily China

Estresse

“Parece que as ovelhas ficam no curral por longos períodos, e isso pode levar a um comportamento estereotipado, com a repetição de andar em círculos devido à frustração por estar no cercado e limitado (para onde eles podem ir)”, disse Matt Bell, professor do Departamento de Agricultura da Hartpury University em Gloucester, Inglaterra, para a Newsweek. “Então as outras ovelhas se juntam, sendo animais de rebanho, e se unem ou se juntam a seus amigos.”

Doenças

Outros especialistas acreditam que o comportamento das ovelhas também possa ser causado por uma doença bacteriana chamada Listeriose – também conhecida como “doença circular”.

A doença pode ser transmitida através de alimentos contaminados, solo ou fezes de animais e causa uma ampla gama de sintomas, incluindo depressão, perda de apetite, febre, paralisia parcial e comportamento de andar em círculos.

Mas como a listeriose causa a morte dos animais infectados em 48 horas, essa hipótese logo foi descartada.

Comportamento de manada: ovelhas sendo ovelhas

O comportamento social das ovelhas é dominado pela mentalidade de rebanho, ou seja, há um líder que controla e conduz os movimentos dos animais, protegendo o coletivo de ataques de predadores, conduzindo o rebanho para o melhor caminho, etc.

Para o biólogo Henrique Abrahão, as ovelhas estão simplesmente fazendo o comportamento que sempre fizeram, andar em círculo, explica:

A internet está morrendo de medo desse vídeo. É um animal que faz esse tipo de comportamento naturalmente, porque é um animal de bando. Os búfalos fazem isso para se proteger do ataque de leões. Eles protegem os mais novos, no meio. A mesma coisa acontece com peixes atacados por baleias, por exemplo.”

Veja o vídeo curtinho do biólogo, que inclusive suspeita que as ovelhas estejam sendo manipuladas por um humano ou por um cachorro.

Mistérios: numerologia

Mas o mistério também envolveu numerologia porque embora existam 34 currais na fazenda onde as ovelhas circulam, apenas as ovelhas do curral nº 13 estavam agindo dessa maneira. O número 13 não é apenas o número do PT (partido dos trabalhadores ou sigla para perda total, se preferirem). O 13 é o número da carta da morte no Tarot de Marselha.

E como mistérios aguçam os sentidos do ser humano desde sempre, pronto! Todo mundo tem a sua versão da história.

Mistérios: espiritualidade

Para os místicos, esotéricos e todos aqueles que gostam de ver as coisas de uma maneira menos óbvia, os animais andam em círculo para se protegerem da negatividade que o planeta está passando.

Procurando pelo mistério das ovelhas, me deparei com esse vídeo da Cigana do Ouro. Elas diz que não é de hoje que os animais andam em círculo, e eles o fazem para se proteger das forças malignas ocultas, dado que são espiritualmente sensíveis.

Para ela, o círculo representa proteção.

Ouça a explicação da sensitiva:

https://youtu.be/5IW6XYj2dKM

Um outro evento do tipo aconteceu ano passado em East Sussex. As imagens de então mostravam um rebanho de ovelhas parado e calmo dentro de um círculo perfeitamente formado. Mas naquele caso, em particular, descobriu-se que o dono das ovelhas tinha espalhado a comida em anéis, fazendo com que o rebanho se agrupasse em uma esfera.

Contudo, esse não é o caso do rebanho da Mongólia e, sem mais detalhes, o mistério segue vivo.

Deixe sua opinião.

Fontes:

  1. Newsweek
  2. Science alert

Talvez te interesse ler também:

Os polvos brigam, as fêmeas lançam objetos contra macho chato

Cães têm seus crânios perfurados em testes de laboratório

Gatos Selvagens Lindos, Misteriosos que Você nunca Ouviu Falar

Novo estudo identifica sons em espécies antes consideradas mudas

Félicette: a triste história da gata lançada no espaço

O intrigante comércio de sanguessugas para fins medicinais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...