O intrigante comércio de sanguessugas para fins medicinais


Você já deve ter ouvido falar do tratamento (que vem da Medicina Tradicional Chinesa) com sanguessugas. Essas criaturas se relacionam com a nossa saúde há milênios.

Elas são úmidas, gosmentas e ao longo da história foram temidas, odiadas e amadas pela humanidade.

O que você não sabe, é que para sustentar sua utilização para fins medicinais, estes animais são criados de forma intrigante.

Conheça o incrível (e cruel) comércio de sanguessugas para fins medicinais.

Mas antes de entrarmos neste assunto, vamos conhecer um pouco das sanguessugas.

Usadas pela Medicina Tradicional Chinesa, como são as sanguessugas?

A sanguessuga é um animal invertebrado pertencente ao filo Annelida, uma categoria que inclui mais de 15.000 espécies de vermes segmentados e 650 espécies de sanguessugas na subclasse Hirudinea.

Sanguessugas são hermafroditas com 32 cérebros, 9 pares de testículos e 1 mandíbula com 3 filas de 100 dentes cada uma.

Em geral, são conhecidas por algumas espécies se alimentarem do sangue de outros animais (Só que não! Nem todas as sanguessugas sugam sangue e nem todas as sanguessugas sugadoras de sangue procuram o sangue dos humanos).

Há milhares de anos, as sanguessugas são utilizadas para fins medicinais, desde dores de cabeça até sufocamentos. Seu poder de cura vem de sua saliva que contém poderosas substâncias anticoagulantes, que combatem a coagulação do sangue em momentos desafiadores da medicina.

Além disso, são usadas principalmente como para limpar feridas e melhorar a circulação, especialmente após cirurgias.

Clinicamente, a sanguessuga medicinal europeia é uma das duas espécies normalmente usadas nas terapias e tratamentos em todo o mundo. A outra é a sanguessuga medicinal do sul.

A instigante criação de sanguessuga para fins medicinais

A Biopharm Leeches é uma das empresas que cria duas espécies Hirudo verbana e Hirudo medicinalis, ambas conhecidas como sanguessugas medicinais.

Para um animal que os biólogos descrevem como bastante simples, a sanguessuga passa por um processo bem invasivo para serem usadas, como são chamadas, de “agulhas ambulantes“.

A reprodução de sanguessugas é um processo sensível de alimentação, fome, aquecimento e resfriamento, tirando que são criaturas que podem se assustar facilmente.

A criação de sanguessugas da Biopharm é feita em três grandes salas, cada uma mantida a uma temperatura diferente.

Leva cerca de dois anos para criar uma sanguessuga europeia para uso medicinal.

As sanguessugas ficam em tanques e são alimentadas com sangue de ovelha servido em tripa de linguiça uma vez a cada seis meses. A Biopharm costumava alimentar as sanguessugas com sangue de vaca (o preferido delas), mas hoje é proibido.

Nada agradável (tampouco normal), não é mesmo?

E outra: para uma sanguessuga crescer bem, ela precisa de bastante espaço no tanque onde são criadas para praticar ‘exercícios físicos’ pelo menos duas vezes ao dia. Elas têm até personal trainer para isso.

Quando as sanguessugas vão para a câmara fria, estão quase prontas para serem comercializadas.

Basicamente, elas tiveram quatro mamadas durante toda a vida e passaram fome por seis meses. Segundo os pesquisadores, a fome é porque uma sanguessuga faminta, quando aplicada a um humano, é uma sanguessuga mais eficiente.

Quando as sanguessugas estão na água nadando, elas viajam rápido e lindamente. Em terra, movem-se por sucção: sugam com a ventosa dianteira, depois a traseira.

Mas, afinal, não importa se a sanguessuga da Biopharm é uma boa nadadora. O animal será embalado em gel e enviado para uma farmácia hospitalar e, cedo ou tarde, será morto.

De acordo com a Food and Drug Administration:

“..todas as sanguessugas empregadas em ambientes hospitalares devem ser exterminadas com solução alcoólica depois de se alimentarem e caírem”.

Antes de estarem totalmente preparadas para uso hospitalar, finalmente, as sanguessugas são banhadas por luz UV para tornarem-se mais estéreis possíveis.

Quando distribuídas, as sanguessugas fazem sua jornada em um gel de polímero patenteado. Na maioria dos casos, elas são flexíveis, com tolerância de temperaturas de -5 C a 40 C. Se estiver mais quente, viajam com lascas de gelo.

Um processo complicado, invasivo e, claramente, cruel.

Veja como o produto chega:

Os usos medicinais da sanguessuga

Os avanços tecnológicos modernos não foram capazes de substituir a humilde sanguessuga.

Na saliva da sanguessuga provavelmente há cerca de 14 ou 15 diferentes enzimas e proteínas anticoagulação do sangue.

As sanguessugas consomem sangue acumulado e melhoram a circulação no tecido lesionado, secretando anticoagulantes naturais. Também contêm propriedades de afinamento do sangue, fator útil para tratamentos de diálise em humanos.

Segundo Carl Peter-Bond, dono da Biopharm Leeches, as sanguessugas da empresa provavelmente salvaram “centenas de milhares de dedos das mãos, pés e pele”.

Ele explica:

“A sanguessuga vai se prender e uma ação está puxando o sangue através da área que está congestionada – talvez um retalho de pele ou um dedo e isso permite que ele permaneça vivo por tempo suficiente para o corpo se reparar”.

O documentário Surgeons: At the Edge of Life, que acompanhou cirurgiões, mostra como funciona a ‘terapia com sanguessugas‘.

Veja a chamada:

Tráfico de sanguessuga

As sanguessugas são vendidas por aproximadamente 10 dólares cada uma.

Isso tudo para um animal tão pequeno (porém, muito valioso)?

Em 2019, um cão farejador flagrou um russo Ippolit Bodounov, que foi multado em cerca de R$ 44 mil ao pousar em Toronto, no Canadá, porque transportava de forma irregular 4.788 sanguessugas medicinais da espécie Hirudo verbana em sua bagagem de mão (fáceis de transportar, não é?).

Segundo as leis que regem o comércio internacional de vida selvagem (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES)), os embarques de certas espécies ameaçadas seriam ilegais sem as licenças de exportação e importação exigidas.

A CITES regulamenta uma variedade de animais e plantas, incluindo as duas espécies de sanguessugas apreendidas pelas autoridades.

Deixem os animais em paz! Chega de maus-tratos e condições impiedosas.

As bichinhas já passam poucas e boas durante a vida e, ainda, são alvos de tráfico. Infelizmente, o destino delas já é certo: a morte. E, sem dúvidas, de forma sanguinária e desumana.

Fontes:

  1. Wikpedia
  2. The Guardian
  3. BBC
  4. National Geographic
  5. Biopharm Leeches
  6. fonte foto: Biopharm Leeches

Talvez te interesse ler também:

Medicina Tradicional Chinesa e o Significado das Doenças

Moxabustão ou moxaterapia: para que serve e benefícios

Tráfico de animais, um crime perverso sustentado por você!




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...