O que os terremotos têm a ver com o aquecimento global?


Pronto! Tudo agora é aquecimento global ou é a má-fé de algumas pessoas em criar um clima de catástrofe maior do que já vivemos com pandemia, guerra e eventos climáticos naturais extremos.

Com os terremotos que devastaram (e estão devastando) Turquia e Síria, teve gente que colocou tudo no mesmo saco da mudança climática: queimada, incêndio, calor, frio, terremoto:

O problema é que esse tipo de informação causa medo em uma situação amedrontadora por si só. É como se estivéssemos vislumbrando um futuro onde terremotos, tsunamis, enchentes causadas pelo derretimento do gelo acontecem na ordem do dia.

O homem tem sua parcela de culpa no aquecimento global? Nem todos os cientistas concordam. Acontece que os que discordam são chamados de negacionistas em vez de serem chamados a um debate aberto. Que o homem com seu avanço tecnológico poluiu tudo de plástico, fumaça de automóveis, desequilibrou a biodiversidade da Terra, ninguém duvida. Mas existem causas naturais do aquecimento global que não podem ser ignoradas.

Assim como as propostas para combater o aquecimento global com carros elétricos e carne de laboratório são discutíveis, dar à crise climática toda a culpa do Universo é um exagero.

Terremotos podem ser causados pelo aquecimento global?

Não!, pois os terremotos são causados pelo movimento de placas teutônicas, que são falhas presentes na crosta terrestre. É por isso que alguns países são considerados sísmicos, pois se localizam onde estas falhas existem.

As falhas ficam ali, aparentemente quietinhas enquanto as rochas de cada lado de uma falha vai se movimentando lentamente com o tempo, devido às forças tectônicas. Os terremotos geralmente são causados quando as rochas colidem ou deslizam umas contra as outras repentinamente, causando um movimento rápido ao longo de uma falha. Essa liberação repentina de energia causa as ondas sísmicas que fazem o chão tremer.

O local subterrâneo onde a rocha se quebra é chamado de hipocentro, e o local logo acima do hipocentro (na superfície do solo) é chamado de epicentro.

Embora a maioria dos terremotos seja causada pelo movimento das placas tectônicas, existem terremotos menores causados por erupções vulcânicas, por colapso de formações rochosas na superfície da Terra ou por explosões subterrâneas.

Não existe causa relacionada ao aquecimento global para o surgimento de terremotos. Ainda que alguns estudos tentem forçar uma ligação, nenhum estudo comprovou que o clima pudesse ser um fator de aumento ou diminuição da sismicidade do planeta.

E ainda que alguém comprovasse a relação do clima com o terremoto, este clima não teria a ver com a atividade do homem, pois terremotos existem desde que a Terra é Terra. Os primeiros relatos vêm de antes de Cristo, muito antes da Revolução Industrial (1760-1840) que seria a causa da mudança climática causada pelo homem.

Imprevisíveis mas evitáveis

Além de não terem a ver com aquecimento global, os terremotos são imprevisíveis. Sabe-se onde podem acontecer mas não se sabe quando. O jeito de evitar? Construindo edifícios antissísmicos.

O que mata não são os terremotos, e sim, o desabar dos prédios.

Fontes:

  1. Michigan Tech
  2. Apolo 11
  3. Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

OMS: “nas áreas afetadas pelo terremoto, há risco de propagação de doenças infecciosas”

Como ajudar as vítimas dos terremotos na Síria e na Turquia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...