OMS: “nas áreas afetadas pelo terremoto, há risco de propagação de doenças infecciosas”


O número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,8 que ontem atingiu Síria e Turquia sobe a cada momento. A Turquia atualizou o número de mortos para 3.549, enquanto as autoridades sírias falam em 1.598 mortos, para um total de 5.147 mortos. Os números crescem à medida de os escombros são vasculhados, sob um tempo de chuva e neve que castiga os socorros. Situação indescritível.

Pelo menos 5.606 prédios desabaram. Vídeos no Twitter mostram crianças sendo encontradas milagrosamente vivas sob os escombros.

Risco de propagação de doenças

Enquanto isso, a OMS, em campo pela emergência humanitária, disse por meio de Gerald Rockenschaub, diretor para emergência da OMS Europa:

“Neste momento, o foco está claramente na busca e salvamento de pessoas… Há feridas para tratar… O tempo está ruim, faz frio. Há o risco de doenças infecciosas, além do risco de traumas e lesões que está definitivamente aumentando. Algumas das linhas de abastecimento cruciais, água e saneamento, serão comprometidas. Em particular, nestes grupos populacionais vulneráveis, vemos um alto nível de estresse mental, necessidades de apoio psicossocial”, diz porta-voz.

There is a high risk of diseases spreading in the aftermath of the Turkey-Syria earthquake says Dr Gerald Rockenschaub

He adds that the WHO are “concerned” about pneumonia and infections among children and the vulnerable refugee populationhttps://t.co/PAiZ4D1jU3

📺 Sky 501 pic.twitter.com/AzXJpGkj3b

Em Aleppo, cólera e emergência alimentar

Risco de epidemia de cólera na Síria, país já antes do terremoto devastado, por mais de dez anos de guerra. O contágio dessa doença já havia se manifestado no verão passado e pode ganhar força agora devido às más condições de higiene pioradas com o terremoto que também está causando uma emergência alimentar no pobre país.

A extensão dos danos na Turquia

Os terremotos atingiram uma área de 450 quilômetros de leste a oeste do país, impactando a vida de 13,5 milhões de pessoas. Milhares de mortos e feridos. Vítimas foram relatadas até Hama, a cerca de 100 quilômetros do epicentro do terremoto!

Um novo tremor atingiu hoje a região central da Turquia. O tremor de magnitude 5,5 foi registrado às 6h13, no horário local, graças a Deus, sem relatos de vítimas.

Que trauma, que tragédia! Oremos, pois está difícil até de os socorros chegarem naquele cenário de apocalipse.

Fontes: Fanpage e Twitter

Talvez te interesse ler também:

Como ajudar as vítimas dos terremotos na Síria e na Turquia

Os 10 piores desastres climáticos de 2022

A lenda do Regalecus glesne: o peixe do fim do mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...