Como ajudar as vítimas dos terremotos na Síria e na Turquia


Cerca de 2.300 pessoas morreram e milhares ficaram feridas depois que dois fortes terremotos atingiram o sul da Turquia e o norte da Síria na madrugada de hoje, segunda-feira, 6 de fevereiro.

Os dois terremotos de magnitudes 7,8 e 7,7 na escala Richter atingiram esses territórios em um período de 12 horas, fazendo com que milhares de prédios, hospitais e escolas desmoronassem enquanto fortes tremores secundários continuavam a atingir a área.

Equipes de resgate e residentes locais  estão procurando desesperadamente sobreviventes nos escombros.

Unidades de saúde e hospitais se encontram sobrecarregados de feridos e outros postos hospitalares foram evacuados porque não podem funcionar, em virtude dos danos causados pelos terremotos.

Nesse momento faz frio de nevar nessa região, é extremamente triste o que está acontecendo com esses povos. Com toda essa catástrofe e desolação, os dois países precisam urgentemente de toda a ajuda possível para se recuperar dessa tragédia!

Levando em conta essa URGÊNCIA, estamos repassando uma lista de formas de ajudar as vítimas dos terremotos da Síria e Turquia, compilada e divulgada pela Ong internacional de ajuda humanitária, a Global Citizen.

Segue a lista de ONGs e locais que estão prestando assistência às vítimas dessa grande catástrofe.

Médicos Sem Fronteiras (MSF)

MSF é uma organização internacional independente que oferece assistência médica a pessoas afetadas por desastres como o terremoto Síria-Turquia.

Para ajudar basta fazer uma doação financeira. Clique ->AQUI para ajudar.

Sociedade Médica Sírio-Americana (SAMS)

A SAMS é uma organização global de assistência médica que trabalha na linha de frente para salvar vidas. Fornece cuidados médicos urgentes aos feridos no hospital Bab Al Hawa, entre outros.

Entre e faça sua doação financeira -> AQUI

Union of Medical Relief and Care Organizations-UOSSM

O UOSSM fornece assistência médica de emergência e serviços de saúde ao povo sírio. Essa instituição precisa de ajuda urgente  para poder salvar as vidas dos feridos neste grande terremoto. A equipe está trabalhando incansavelmente, mas se encontra sobrecarregada com o número de vítimas.

Para ajudar entre e doe-> AQUI

Save The Children (Salve as crianças)

A Save the Children está trabalhando no noroeste da Síria em estreita colaboração com organizações parceiras para avaliar a escala dos danos e dar assistência às crianças. Na Turquia, esta instituição está trabalhando para avaliar as necessidades e estabelecer uma equipe de apoio em toda a região, em conjunto com o governo.

As equipes da Save the Children estão planejando apoiar as comunidades afetadas com kits de emergência e de inverno, incluindo cobertores e roupas de frio.

Essa entidade precisa de ajuda para angariar fundos de emergência infantil. Para doar, entre->AQUI

CARE Internacional

A organização de justiça social CARE International está avaliando as necessidades mais urgentes para ajudar com ações de emergência. Para colaborar, entre e doe->AQUI .

Project Hope (Esperança)

O Projeto Hope, organização global de saúde e ajuda humanitária, implantou equipes de ajuda emergencial nas áreas afetadas pelos terremotos. Essas equipes têm os objetivos de atuar na busca e resgate das vítimas, reconstrução do sistema de saúde e deslocamento dos atingidos por essa catástrofe.

Envie esperança aos sobreviventes, entrando e doando -> AQUI.

UNICEF

O UNICEF está avaliando na cidade síria de Aleppo, em conjunto com seus parceiros e apoiadores, a situação em toda a área atingida, principalmente regiões de difícil acesso e que não tem administração do governo. O foco inicial está em verificar o impacto nas principais estações de água e na interrupção ou danos nos serviços de saneamento, para levar água àqueles que foram deslocados.

A UNICEF também promove proteção infantil (crianças separadas e desacompanhadas), nutrição e educação (devido aos danos nas escolas ou porque estão sendo usadas como abrigos).

Para apoiar todo esse trabalho assistencial, entre e doe ->AQUI.

IHH-Humanitarian Relief Foundation

A IHH-Humanitarian Relief Foundation é uma ONG turca que fornece ajuda humanitária em áreas de guerra, terremoto, fome e conflito. Esta ONG está atuando no preparo de cestas básicas de emergência para os afetados pelos terremotos. Ajude, contribuindo financeiramente->AQUI 

The White Helmets (Os Capacetes Brancos)

Essa instituição é formada por uma equipe de voluntários que atuam em toda a Síria e estão apoiando esse país nessa urgência. Ajude The White Helmets nesse trabalho de salvar vidas, doe->AQUI

NuDay

NuDay é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para garantir ajuda capacitada para mulheres e crianças afetadas por crises humanitárias em todo o mundo.

A equipe dessa instituição está em campo, com auxílio emergencial às vítimas desses terremotos.

Para apoiar essa missão, doe ->AQUI.

Outras formas de ajudar

Além das contribuições para as ONGs que estão prestando socorro na Síria e Turquia, existem outras formas de ajudar, como:

Doe Sangue

Os estoques de reservas de sangue na Turquia estão baixos e com toda essa catástrofe é urgente a necessidade de doadores de sangue. Fica então o apelo para quem puder e mora na Turquia de doar sangue por meio do Crescente Vermelho Turco ou um centro de doação mais próximo. Veja -> AQUI.

Aumente a conscientização e divulgue esse conteúdo

Se você não pode doar neste momento, mas quer ajudar, considere compartilhar as informações prestadas neste conteúdo para que mais pessoas possam saber como ajudar aqueles que estão lutando pela vida na Síria e na Turquia.  😢

Fonte:

Para mais conteúdos sobre ações solidárias, veja:

Como converter lacres de latas de alumínio em cadeiras de rodas

#Resista: Sociedade civil contra ruralistas na defesa ambiental e de direitos humanos

Um anuário de boas práticas em sustentabilidade grátis para você

Pare de fazer selfie: #stopanimalselfies. A campanha da Costa Rica de respeito à vida selvagem

Em Brasília, Campanha Solidária e Ecológica promove a troca de agasalhos e cobertores por mudas de flores

Professor da Unesp promove campanha contra marcação de fogo na face de bovinos

Campanha pede pelo fim da tortura de porcas

Mobilização contra o abate das vacas grávidas e seus fetos

Mobilização contra o Projeto de Lei que libera a caça esportiva

Solidariedade com as mulheres afegãs: petições no mundo inteiro




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...