Solidariedade com as mulheres afegãs: petições no mundo inteiro


Mulheres do mundo, uni-vos! Entidades de direitos humanos e todos aqueles que acreditam neles para se viver melhor estão mobilizados pelas mulheres afegãs.

Ativistas e cidadãos em todo o mundo lançaram petições para exigir de seus governos proteção aos direitos humanos no Afeganistão após o Talibã assumir o poder no país.

De acordo com o New Arab, mais de 72 mil pessoas já assinaram uma petição lançada pela psicoterapeuta Nahid Fattahi conclamando ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que garanta “os direitos das mulheres afegãs junto com a paz no Talibã”.

Fattahi escreve na petição que:

“Eu sei o que é ser marginalizada e traumatizada por causa do meu gênero. Estou profundamente preocupada que, a menos que a comunidade global se reúna, as vidas de tantas mulheres no Afeganistão estarão em risco”.

O que já está acontecendo por lá

Segundo a BBC, a razão de preocupação é real, visto que em menos de uma semana, desde que o grupo fundamentalista assumiu o controle do Afeganistão, mudanças já foram observadas na capital, Cabul, em relação às mulheres, tais como:

  • a não participação de apresentadoras em canais de TV;
  • a obrigatoriedade do uso de burca na rua;
  • restrição a escolas e universidades e locais de trabalho;

Entretanto, de acordo com o noticiado pelo G1, o Talibã anunciou uma “anistia geral” e pediu às mulheres que se unam ao novo governo para convencer a população de que o grupo está mais moderado em relação ao período que esteve à frente do país, de 1996 a 2001, embora elas, a maioria dos afegãos e a comunidade internacional não estejam seguros sobre isso.

O anúncio do grupo fundamentalista é para que todos retomem normalmente as suas vidas com confiança.

Assine as petições

Se você não quer que o Talibã arruine a vida de mulheres e meninas no Afeganistão e não sabe o que fazer,

ASSINE

AQUI a petição organizada por Nahid Fattahi destinada a pressionar o governo dos Estados Unidos: Pres. Biden e Congresso: Garantem os direitos das mulheres afegãs juntamente com a paz com o Talibã

AQUI a petição Proteja a liberdade e a segurança de mulheres e meninas afegãs

AQUI a petição Corredores humanitários para mulheres afegãs

AQUI a petição Estatuto de refugiado para TODAS as mulheres afegãs

Talvez te interesse ler também:

O que está acontecendo no Afeganistão e por que as mulheres são as principais vítimas?

O modelo israelense mostra: a vacinação não está funcionando como deveria

Horta das Flores em perigo: veja como salvar esse espaço verde em SP




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...