Dia Mundial do Meio Ambiente 2022: Uma Só Terra!


Somos únicos e isso precisa ser enaltecido, prestigiado e comemorado.

No universo existem bilhões de galáxias,

Na nossa galáxia existem bilhões de planetas,

Mas temos Uma Só Terra.

Com essas palavras sábias, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 2022 com o tema UMA SÓ TERRA.

De fato, diante da grandeza do Universo, é preciso saber que ainda que houvesse um planeta B, ele provavelmente nunca seria da beleza da Terra. Somos únicos em uma imensidão de possibilidades, talvez melhores, talvez piores, mas somos únicos.

Leia mais:

Aquecimento global e fake news

A Terra teria aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. Uma idade, claro, difícil de precisar.

De tudo o que sabemos, sabemos muito pouco, pois não é fácil medir, calcular e precisar uma história natural assim tão antiga. Este é o motivo pelo qual muita gente acredita que a polêmica do aquecimento global seja uma fake news.

Para os negacionistas do aquecimento global, a Terra teria passado naturalmente por períodos mais quentes e mais frios e isso não é seria um problema. Mas o que os negacionistas se esquecem é que a nossa vida na Terra mudou muito em muito pouco tempo e essa mudança drástica tem causado não apenas o aquecimento global, como tantos outros danos.

Por mais que o aquecimento possa ser uma farsa, ou seja, digamos que os negacionistas tenham razão,  outros danos são menos “falsificáveis”, por assim dizer.

Ninguém duvida que estamos contaminados pelo plástico, um material que não existia pouco tempo atrás (foi criado em 1862). Da sua criação ao abuso desse material passaram-se 160 anos. O que são 160 anos perto de 4,5 bilhões de anos da Terra?

Tampouco ninguém duvida que nosso solo e nossa água estejam contaminados pelo plástico e por tantos outros produtos tóxicos, dos defensivos agrícolas à toda sorte de químicos usados pelas indústrias várias.

Ninguém duvida que causamos um tremendo desequilíbrio natural dos seres que aqui nasceram. Tem muito gado e frango per capita.

Enquanto alguns animais desapareceram, outros como gato e cachorro se deram bem. É o tal do especismo

O homem foi modificando uma coisa de cada vez e rapidamente mudou uma natureza e um estilo de vida que, agora, para remediar os danos, só voltando atrás, o que não é possível! E o pior, ao que parece, seguiremos adiante a fim de modificar a própria natureza humana através do transumanismo e do metaverso

Será que queremos evoluir a ponto de virar extraterrestres?

Fake news e greenwashing

O que o pessoal negacionista diz é que o aquecimento global é uma fake news para vender painel solar e outras magníficas tecnologias para secar o gelo que derrete a olhos vistos.

Então você acaba com os carros movidos a gasolina e outros combustíveis fosseis para criar elétricos que são melhores, mas não isentos de problemas ambientais:

Também tem a questão da carne. Agora a carne de laboratório resolveria o problema do metano, um gás de efeito estufa, um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global. Mas não é bem assim:

A lista é longa! É só para dar a ideia de que precisamos ficar de olho no greenwashing do aquecimento global para não trocar seis por meia dúzia. Não se trata de negacionismo do aquecimento global e sim da crítica ao modo pelo qual as coisas estejam sendo guiadas para serem resolvidas.

Vida simples, consumo consciente

De voltar atrás ninguém fala. De vivermos uma vida mais humana com maior interação entre as pessoas, mais empatia com todos os seres da Terra ninguém fala. Então, a impressão que dá é que querem resolver o problema do aquecimento global botando mais lenha na fogueira criando um mundo cada vez mais artificial capaz de, com tecnologias quase que extraterrestres, deixar o homem amortal e transumano.

É isso o que nós queremos?

Não queremos voltar a ser o homem das cavernas, longe disso, mas queremos um mundo mais natural e menos artificial, de mais alegria verdadeira e menos alegria falsa causada pelo consumismo.

Queremos tempo para diversão, ballet, além de comida. Queremos água e solo saudáveis e tempo para cozinhar com amor.

Sim, somos uma só Terra e queremos manter a nossa característica peculiar de sermos quem somos.

Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente. Mantenha-se humano. Mantenha-se terráqueo!

Talvez te interesse ler também:

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

Peixe testa positivo para 17 contaminantes farmacêuticos

Qual é a árvore mais antiga do mundo? Novo estudo revela

Uma Caixa Preta indestrutível irá registrar o fim do planeta Terra




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Edilson Moura
    Publicado em 06/06/2022 às 1:56 am [+]

    Vamos refletir e tomar atitudes.


  2. Daia Florios
    Publicado em 06/06/2022 às 7:03 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...