Uma Caixa Preta indestrutível irá registrar o fim do planeta Terra


Assim como caixas pretas registram as causas de acidentes em aviões, uma caixa preta está sendo construída na ilha da Tasmânia para registrar dados sobre a crise climática.

A assim chamada “Caixa Preta da Terra” será concluída esse ano para se acaso um dia a humanidade desaparecer, a caixa terá registrado dados sobre a nossa história e os impactos do homem sobre o meio ambiente.

A estrutura é um bunker de 10 metros quadrados protegido por 8 centímetros de paredes de aço.

Além de registrar o  eventual fim da Terra causado pelas mudanças climáticas, a caixa também serve de alerta: a necessidade de construir um instrumento desse tipo. denota que estamos em estado de emergência climática e que, a qualquer momento podemos cair.

Dentro da Caixa Preta da Terra estarão registrados dados sobre temperatura, poluição e outros documentos sobre as políticas que foram adotadas para salvar o planeta (àquele ponto, as politicas malogradas usadas).

Tudo será armazenado em discos rígidos capazes de gravar os dados por 50 anos ao momento, mas a ideia é conseguir aumentar essa capacidade para centenas ou milhares de anos.

A caixa funcionará com energia solar e será protegida de desastres naturais por um contêiner indestrutível.

“Só uma coisa é certa: as ações, ou a falta delas, agora estão sendo registradas”, diz o site do projeto.

Talvez te interesse ler também:

O que são PFAS? Por que são perigosos à saúde e ao ambiente?

O que é racismo ambiental e como pode influenciar a vida das pessoas 

“Blueskying”: China consegue controlar o clima e deixar o céu azul




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...