Povos da Floresta

Relatório Violências Contra os Povos Indígenas no Brasil é entregue à ONU

ONU - CIMI
  • por Gisella Meneguelli

Os povos indígenas são resistentes. Viver para eles é um ato de resistência. Não é de hoje que eles se defendem dos interesses econômicos que atuam em nome de governos. No caso deste governo federal, a situação é ainda mais dramática, já que ele afirma, sem constrangimento, a quem está servindo.

Não precisamos plantar soja. Temos a nossa roça, mandioca, milho, pesca, caça

Aritana Yawalapiti
  • por Gisella Meneguelli

Para ser cacique, é preciso passar uma longa trajetória de iniciação e conhecimento. Foi o caminho pelo qual Aritana Yawalapiti, líder da etnia Yawalapiti e a mais velha autoridade atuante na região do Alto Xingu, teve que percorrer quando, aos 19 anos, aceitou tornar-se cacique de sua tribo.

Contra a atribuição do Ministério da Agricultura em Demarcar Terras Indígenas

Demarcação de Terras Indígenas
  • por Gisella Meneguelli

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) protocolou uma representação solicitando à Procuradoria-Geral da República (PGR) que ingresse com uma ação judicial para suspender o Art. 21, inciso XIV e seu parágrafo 2º, inciso I, da Medida Provisória n. 870, de 1º de janeiro de 2019, que diz respeito à atribuição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em identificar, delimitar e registrar terras tradicionalmente ocupadas.

Cacau em vez de garimpo ilegal para salvar a Amazônia

cacau amazônia
  • por Eliane Oliveira

O garimpo de ouro e diamante na Amazônia é uma história antiga que ganhou força no final da década de 1980, quando a crise mundial fez subir o preço do ouro e o fracasso interno fez cair o valor da moeda brasileira. 

Cláudia Baré, uma guerreira pedagoga e alfabatizadora indígena

Cláudia Baré,
  • por Gisella Meneguelli

Em um momento em que há quem defenda o “método fônico” na alfabetização, vale a pena conhecer a história êxitosa da educadora indígena Cláudia Baré. Cláudia Baré é pedagoga e leciona no Centro Municipal de Educação Escolar Indígena Wakenai Anumarehit, localizado no Parque das Tribos, em Manaus (AM), desde 2016.