Povos da Floresta

Grilagem de terras indígenas: índios Uru-Eu-Wau-Wau investigam e denunciam a situação

Grilagem
  • por Alice Branco

Grilagem de terra é roubo, crime segundo o nosso código penal. Grilagem de terra indígena é duplamente crime pois, além do uso de documentação falsa para apropriação de território (e até de armas e terror, para expulsar os legítimos ocupantes) ocorre a alteração radical de áreas de preservação ambiental importantes para as comunidades tradicionais.

Dakota Pipeline: vencem os Sioux (por enquanto)

Dakota Pipeline
  • por Redação

O último trecho da Dakota Pipeline pode mudar de rumo. No momento vencem os Sioux, mas é preciso continuar a lutar para salvar suas terras ancestrais.

Desrespeito aos índios está na pauta da semana em Brasília

demarcação já
  • por Gisella Meneguelli

Esta semana, a Casa Civil da Presidência da República devolveu à Fundação Nacional do Índio (Funai) 13 processos de demarcação de terras indígenas que aguardavam homologação presidencial. Também o Ministério da Justiça devolveu ao órgão mais seis processos em fase de identificação, que é uma etapa anterior à fase de homologação.

Yanomami, novas fotos da tribo isolada em risco de extinção

Yanomami
  • por Redação

Existem aproximadamente 35.000 Yanomami que vivem nas florestas do norte do Brasil e sul da Venezuela, e alguns deles (cerca de 100 pessoas) vivem completamente isolados, sem contato com pessoas externas à tribo. A Survival International fez fotos aéreas incríveis e pede ajuda para que estes povos não sejam exterminados.

João Natalício, líder do povo Xukuru-Kariri foi assassinado

indigenas
  • por Redação

João Natalício, líder do povo Xukuru-Kariri fora assassinado enquanto lutava para defender seu povo e reivindicar suas terras ancestrais. O crime ocorreu na madrugada de terça-feira (11), no agreste alagoano e foi cometido por dois homens, cujas identidades ainda não foram identificadas.