Povos da Floresta

Vitória jurídica para as Terras Indígenas Tradicionais no Xingu

Marco Temporal não
  • por Alice Branco

É hora de comemorar uma vitória importante na luta dos povos indígenas pela posse de suas terras ancestrais. O STF confirmou, por unanimidade, que as Terras Indígenas Nambikwara, Salumã e Tirecatinga, no Parque Indígena do Xingu, pertencem aos povos Nambikwara, Pareci e Utiariti.

9 de Agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas

Povos Indígenas
  • por Alice Branco

Para quê lembrar desta data? É fácil! Lembrar é fundamental para se discutir, ampliar horizontes, forjar consciência. E, na hora do “vamo vê”, como se diz aqui na minha terra, a gente tem a tendência de pensar que índio é uma gente menor, que não dá para o índio querer manter sua vida de índio, não é?

Medicina Indígena para Todos → em Manaus, o Centro de Medicina Indígena da Amazônia

Centro de Medicina Indígena da Amazônia
  • por Alice Branco

Bahserikowi’i é o nome do Centro de Medicina Indígena da Amazônia que foi inaugurado no passado 6 de junho. Este é um local de tratamento médico onde atendem pajés do povo Tukano e Tuyuka, sob a coordenação de João Paulo Barreto Tukano, doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Vapor de Ervas Medicinais como Método Curativo - uma Prática Ashaninka

Ashaninka
  • por Alice Branco

O uso do vapor de ervas medicinais como prática curativa é uma tradição Ashaninka - ervas escolhidas pelas curandeiras, cantos ritualísticos e danças, uma fogueira acesa cujas pedras quentes são jogadas na panela de água com ervas: assim se produz o vapor curativo de que falamos hoje.