Green Economy

Canudo biodegradável e comestível, feito de mandioca por estudantes brasileiros, é ouro nas Olimpíadas do Futuro

biotinga canudo caatinga
  • por Gisele Maia

Taí um bom exemplo de como o global pode interferir no local e vice-versa. De olho nos desafios ambientais que vem mobilizando o mundo, mas sem perder de vista as potencialidades da nossa terra, estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) de Mossoró, Rio Grande do Norte, acabam de ver sua criação reconhecida: um canudo biodegradável e comestível, produzido a partir da mandioca e da cera de carnaúba.

O látex orgânico produzido com técnica indígena que gera renda à famílias do Pará

encauchados
  • por Gisele Maia

Nada poderia ser mais atrasado do que afirmar que os saberes ancestrais são coisa do passado, como o demonstra um grupo de famílias da região amazônica de Castanhal, no Pará. Eles encontraram uma forma de gerar renda a partir da produção de látex orgânico, combinando uma técnica indígena tradicional com o conhecimento científico industrial.

100% Favela: a impressora feita de sucata que imprime objetos tridimensionais

Lucas Lima Infill RJ
  • por Gisele Maia

Da impossibilidade de comprar uma impressora 3D de 17 mil reais, Lucas Lima criou o próprio equipamento a partir de sucata encontrada no ferro-velho. O feito lhe rendeu, no último dia 7, o Prêmio Iniciativa Shell Jovem, programa da gigante mundial do petróleo que seleciona e incentiva financeiramente negócios com potencial de contribuição socioambiental.