COP26: anunciantes pedem que Facebook, Twitter e outras redes tenham políticas contra desinformação climática


A emergência climática está sendo uma fonte de grande preocupação para todos aqueles que se sentem responsáveis em manter um planeta saudável, pelo direito à uma vida com qualidade.

A COP26 deve ser clara quanto à necessidade de ações efetivas de curto prazo, para que o planeta possa se recuperar das ações humanas que estão comprometendo nosso futuro. Porém, há o temor de que as metas propostas sejam escassas e ou não cumpridas, e que a situação se torne insustentável.

Agora, anunciantes de todo o mundo estão exigindo que as empresas donas das mídias sociais revejam seus processos para impedir que a desinformação se propague e dificulte o combate ao aquecimento global.

A ação global dos anunciantes

A Conscious Adversiting Network, entidade de atuação no planeta que visa divulgar boas práticas do mercado de publicidade mundial, passou a contribuir para a busca de melhoria das informações disponibilizadas pelas plataformas e redes sociais.

Essa instituição emitiu uma carta aberta, com mais de 250 assinaturas de anunciantes de todo o mundo, direcionada ao Facebook, Google, Twitter, TikTok, Pinterest e Reddit responsabilizando essas empresas em adotarem ações que visem impedir a divulgação de desinformação a respeito de assuntos ligados ao clima e ao meio ambiente.

O documento visa ainda a mobilização dos líderes mundiais que participam da COP26, para adotarem medidas que evitem a desinformação.

Desinformação e lucro

O Institute for Strategic Dialogue e outras 10 organizações ligadas ao monitoramento do meio ambiente, identificaram um crescimento muito acentuado de desinformação nas redes sociais.

E isso está tão evidente que em outubro de 2021, Google, YouTube e editores parceiros, divulgaram que banirão anúncios que neguem a emergência climática.

As redes sociais precisam ter políticas contra desinformação climática assim como têm políticas para outros tipos de violações e desinformações.

Com o greenwashing e o green economy à solta, a preocupação daqueles que verdadeiramente investem na economia verde, é a de perder mercado para anunciantes que surfam na onda verde capitalista, sem haver a mínima preocupação ambiental.

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Redação greenMe

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