Jovens pedem à ONU que crise climática seja tratada com a mesma emergência Covid


Greta Thunberg e outros jovens ativistas ambientais de todo o mundo estão apresentando uma petição legal ao secretário-geral da ONU solicitando que ele declare uma “emergência climática em escala sistêmica“.

A petição

No momento em que COP-26 entra em seus últimos dias, os defensores do clima devem apresentar, nesta quarta-feira, um documento legal convocando António Guterres a usar os poderes da emergência para igualar o nível de resposta adotado para a pandemia do coronavírus, ao declarar a crise climática como uma emergência global de nível 3 – a categoria mais alta da ONU.

Assim como a jovem sueca defensora do clima – que, na sexta-feira, definiu a COP-26 como “um fracasso” e um “festival de greenwash”, ao solicitar cortes anuais drásticos de emissões para os manifestantes em Glasgow – o grupo dos 14 jovens inclui Ranton Anjain e Litokne Kabua das Ilhas Marshall, Ridhima Pandey da Índia, Alexandria Villaseñor dos EUA e Ayakha Melithafa da África do Sul.

Eles esperam que uma declaração de emergência resulte em recursos e conhecimentos técnicos urgentes para os países mais ameaçados pelo aquecimento global, principalmente pequenos estados insulares e países em desenvolvimento, para apoiar a adaptação às mudanças climáticas, a análise da ciência climática e as respostas da saúde pública.

A reação da ONU

A ONU já viu um rascunho da petição e que uma emergência de nível 3 está em discussão, mas um porta-voz do gabinete do secretário-geral se recusou a comentar se pode ser, de fato, implementada.

Talvez te interesse ler também:

Covid-19 não é pandemia, é SINDEMIA

Greta na COP26: “podem enfiar a sua crise climática no…”

Greta Thunberg critica líderes globais: é tudo “blá, blá, blá”

Além de Greta: outros jovens ativistas que lutam pela Terra

COP26: o principal objetivo é evitar que o aquecimento global ultrapasse 1,5 °C

COP26: Fracasso da Cúpula Pode Resultar em Caos e Conflitos Globais

COP 26: venda de carros a combustível fóssil deve acabar até 2040

Poucas pessoas estão dispostas a mudar o comportamento para salvar o planeta, revela pesquisa com 10 países




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...