O que significa Cradle to Cradle (C2C). Conheça esse conceito


Você já ouviu falar de Cradle to Cradle (C2C)? Cradle to Cradle é um conceito de design e desenvolvimento sustentável que se baseia na ideia de que os produtos devem ser projetados de forma a serem seguros e benéficos tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Do berço ao berço

Ao contrário do modelo tradicional de “do berço ao túmulo” (cradle to grave), onde os produtos são descartados após o uso, o Cradle to Cradle “do berço ao berço” visa criar uma economia circular na qual os materiais utilizados nos produtos são continuamente reutilizados e reciclados, sem perda de qualidade.

Nesse sistema, os produtos são projetados para serem compostos por materiais seguros e saudáveis que podem ser facilmente separados e reciclados. Além disso, o C2C enfatiza a importância de usar energia renovável, minimizar o desperdício e promover a equidade social em todas as etapas da produção.

O conceito de Cradle to Cradle foi desenvolvido pelos arquitetos William McDonough e Michael Braungart, e tem sido aplicado em diversos setores, desde a fabricação de produtos e materiais de construção até a gestão de resíduos e a agricultura. A abordagem do Cradle to Cradle busca transformar a maneira como projetamos, produzimos e consumimos, com o objetivo de criar um futuro sustentável e regenerativo.

Como obter o selo Cradle to Cradle

Uma das formas de reconhecimento e certificação no âmbito do Cradle to Cradle é a obtenção do selo C2C. Esse selo é concedido a produtos que atendem aos rigorosos critérios estabelecidos pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute, uma organização independente responsável pela avaliação e certificação dos produtos de acordo com os princípios do C2C.

Para obter este selo, os produtos passam por um processo de avaliação abrangente que considera diversos aspectos, como a saúde e a segurança dos materiais utilizados, a eficiência do uso de recursos, a reutilização e a reciclagem de materiais, a utilização de energia renovável, entre outros critérios ambientais e sociais.

Os produtos são avaliados em cinco categorias principais:

  1. Materiais e Saúde: Os materiais utilizados no produto são avaliados quanto à sua segurança e impacto na saúde humana e ambiental. São considerados materiais seguros e não tóxicos.
  2. Reutilização de Materiais: O projeto do produto é avaliado em relação à facilidade de desmontagem e recuperação dos materiais para reutilização em novos ciclos de produção.
  3. Energia Renovável e Gestão de Carbono: É considerado o uso de energia renovável durante a produção e a gestão eficiente das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do produto.
  4. Gestão da Água: São avaliadas as práticas de conservação e reutilização de água durante o processo produtivo.
  5. Justiça Social: São considerados aspectos relacionados à equidade social, como condições de trabalho justas, salários dignos e segurança ocupacional.

Uma vez que um produto atenda aos critérios estabelecidos em cada categoria, ele pode receber o selo C2C em um dos níveis: Basic, Bronze, Silver, Gold ou Platinum, dependendo do seu desempenho em relação aos requisitos do C2C.

O selo C2C não apenas reconhece os produtos que adotam práticas sustentáveis e regenerativas, mas também orienta os consumidores na escolha de produtos mais sustentáveis e incentiva as empresas a adotarem uma abordagem responsável em relação ao design e produção.

A obtenção do selo C2C é um passo importante para as empresas que buscam aprimorar sua sustentabilidade e contribuir para a transição para uma economia circular, na qual os materiais são continuamente reutilizados e reciclados, reduzindo assim o impacto ambiental e promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas.

O conceito Cradle to Cradle e o selo C2C desempenham um papel fundamental na transformação dos sistemas de produção e consumo, incentivando a inovação e a adoção de práticas mais sustentáveis em diversas indústrias. Essa abordagem holística e regenerativa é uma poderosa ferramenta para enfrentar os desafios ambientais e criar um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Fonte: C2C Certified

Talvez te interesse ler também:

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

O que é delivery sustentável? Não se deixar enganar!

Significado de greenhushing, greenshifting, greenlighting e outros termos

Fair Trade. O que significa Comércio Justo? Guia ao Consumidor

O que é ESG, quais são seus pilares, objetivos e exemplos

Mineração sustentável? Será que é possível? 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...