16 frutas brasileiras em risco de extinção segundo a Slow Food Brasil

 frutas brasileiras em risco de extinção

Alimentos em risco de extinção, segundo a Slow Food Brasil alcançam 100 tipos tradicionais brasileiros, entre espécies alimentares vegetais, pratos típicos, queijos e bebidas e, 3.500 no mundo.

Aqui vamos só falar das frutas nativas em risco de extinção, uma lista bastante extensa e que, pelo menos nas cidades, já pouca gente conhece. Por isso, a Arca do Gosto, apresenta algumas dessas frutas ao público infantil, em uma sessão de reconhecimento e degustação. Assim, mesmo que algumas delas desapareçam para sempre, as crianças da cidade de São Paulo terão tido uma oportunidade de as provar.

Veja aqui o vídeo reportagem sobre o assunto.

Neste projeto a Arca do Gosto está apresentando uma série de frutas praticamente desconhecidas da população urbana - uvaia, jaracatia, cambuci e bocaiúva são algumas destas mas, a lista das frutas brasileiras nativas em vias de extinção é bem maior, contei 37, confira aqui a lista completa.

Mas, o projeto Arca do Gosto é mais do que isso pois, está acontecendo agora o Festival Arca do Gosto 2016, com a apresentação das experiências culinárias, de produtores e chefes de culinária, em jantares-degustação, piqueniques e aulas. O objetivo é de que as pessoas possam conhecer esses produtos originários da nossa cultura e apreenderem a filosofia do movimento, que valoriza o alimento bom, limpo e justo.

Vídeos: Slow Food 

Quer conhecer algumas das frutas ameaçadas de extinção e que antes povoavam nossas matas, Brasil afora? Dê uma olhada nas fotos abaixo:

Araticum

araticum

Fonte foto

Jerivá

jerivá

Fonte foto

Jenipapo

jennapo

Fonte foto

Ora-pro-Nobis 

ora pro nobis

Fonte foto

Jatobá

jatobà

 Fonte foto

Jabuticaba

jabuticaba

Fonte foto

Pitanga

pitanga

 Guabiroba

guabiroba

Fonte foto

Jaracatiá

jaracatià

 Fonte foto

Grumixama

grumixama

Fonte foto 

Cambucá

cambuca

Fonte foto 

Pinhão

pinhao

Fonte foto 

Castanha de Baru

castanha de baru

Fonte foto 

Palmeira Juçara - Palmito

palmito jucara

Fonte foto 

Guaraná

guarana

Fonte foto 

O Slow Food tem três grandes missões: defender a biodiversidade alimentar, difundir a educação do gosto e aproximar os agricultores dos consumidores através de eventos, iniciativas e projetos como a Arca do Gosto, o Terra Madre Day e a Aliança dos Cozinheiro.

Baixe aqui o catálogo da Arca do Gosto (PDF)

O Festival 2016 da Arca do Gosto acontece na Cidade de São Paulo, de 20 de outubro a 06 de novembro, em diversos lugares, veja aqui a programação completa.

Se você gostaria de assistir, participar (sim, é assistir aos chefes de cozinha, e participar da desgustação), compre aqui no Foodpass o seu ingresso.

Leia também:

PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS

10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR

POR QUE COMEMOS SEMPRE AS MESMAS COISAS?

Especialmente indicado para você:

setaJABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR

setaURUCUM: PORQUE É BOM PARA A SAÚDE E COMO PREPARAR O CHÁ

setaPEQUI É FRUTA DE PEQUIZEIRO, DELICIOSA, MEDICINAL, BRASILEIRA