Cambucá – uma árvore nossa! Benefícios e como plantar


Muitas árvores e plantas do Brasil estão em extinção, dentre elas a árvore de Cambucá – que dá uma frutinha tipicamente brasileira, bastante saborosa, mas que tornou-se esquecida, assim como o Cambuci, o Araçá e a Gabiroba.

O Cambucá é uma das frutas mais saborosas do Brasil e do Mundo e, por ser uma raridade da Mata Atlântica, sua espécie está limitada a alguns pomares, jardins botânicos, chácaras e quintais particulares.

O fruto brota diretamente no caule, assim como as Jabuticabas, possuem a cor amarelo-alaranjada e seu formato é arredondado e levemente achatado nos pólos.

O nome de origem indígena – Cambucá – significa “fruto de mamar”, devido ao fato de ser necessário sugar a poupa para apreciar o conteúdo.

cambuca fruta

As folhas e sementes de Cambucá estão sendo estudadas por pesquisadores devidos aos benefícios que possuem quando usados em infusão. Por isso, vamos aprender mais sobre o que é Cambucá, quais os benefícios e como podemos plantar para, quem sabe, ajudar esse patrimônio a sair da estatística de extinção.

O que é?

Cambucá é uma árvore frutífera nativa da zona litorânea da Mata Atlântica, cujo nome científico é identificado por Plinia edulis (em homenagem ao naturalista romano Caio Plínio Segundo) e pertence à família das Myrtaceas. Ela é identificada como uma árvore clímax pelo fato de crescer à sombra e demorar mais tempo para se desenvolver. Além disso, ela mantém suas folhas durante o ano todo e seu tamanho chega de 5 a 12 m de altura.

cambuca arvore

As árvores de cambucá também possuem flores brancas que nascem ao redor dos caules. Quanto aos frutos, estes além de terem tamanho que varia entre 4 a 7 cm, possuem uma textura macia, semelhante ao pêssego.

O formato e a forma como nascem é parecido com o da jabuticaba, porém as sementes são mais fáceis de serem extraídas e o sabor é agridoce, podendo ser utilizada no preparo de doces, sucos, sorvetes, geléias e licores.

cambuca fruta no pe

Valores nutricionais

Sobre o seu valor nutricional, 100 gramas da polpa de cambucá oferece:

  • 66 calorias, além de
  • proteínas,
  • carboidratos,
  • lipídeos,
  • fibras,
  • vitaminas A, B e C,
  • cálcio,
  • ferro e
  • fósforo.

Essas propriedades beneficiam a saúde e são utilizadas, principalmente no tratamento de úlceras estomacais leves, através da infusão das folhas da árvore.

Outra informação relevante sobre suas propriedades, é que o cambucá também possui antioxidante, carotenóides e antocianinas, elementos fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, prevenir contra doenças e até mesmo retardar o envelhecimento precoce.

Esses e outros benefícios serão apresentados no tópico a seguir.

Benefícios

O cambucá pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde, mas é bom lembrar que ele serve como uma ajuda alternativa ou complementar no tratamento dos sintomas que iremos listar. O ideal é que se tenha uma alimentação equilibrada e utilize essa e outras frutas como um adendo aos cuidados com a saúde.

Dentre os principais benefícios do cambucá, podemos destacar:

  • Melhora a concentração devido à presença do ferro que aumenta o fluxo de sangue ao cérebro, promovendo melhor irrigação deste.
  • Melhora a saúde do coração devido à ação do magnésio que ajuda a manter a regularidade dos batimentos cardíacos.
  • Ajuda na manutenção da saúde dos ossos, também devido ao magnésio envolvido na formação da densidade óssea, o qual é muito importante nesse processo, além do cálcio.
  • Ajuda a aumentar a massa muscular por ser rico em fibras e proteínas, o cambucá faz com que os músculos pareçam mais completos, aumentando também a força deles.
  • Fornece energia com os carboidratos, gorduras e proteínas presentes na fruta, que produzem energia ao organismo e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Promove saciedade quando combinado com outros macronutrientes, como por exemplo os carboidratos, pois fazem com que haja produção de serotonina e enzimas gástricas promovendo este benefício.
  • Ajuda a combater a insônia por causa do ferro que irá ajudar a controlar a frequência cardíaca e a respiração evitando que a pessoa desperte durante a noite.
  • Melhora a digestão, pois o magnésio também possui propriedades laxantes, além das fibras que são benéficas para o intestino, evitando problemas de constipação e intestino preso. Consequentemente influencia no controle de diabetes e colesterol.
  • Ajuda a prevenir gripes e resfriados, pois possui 5 vezes mais vitamina C do que a laranja.
  • Melhora a visão graças à presença de vitamina A, que é extremamente importante para evitar problemas de visão como cegueira noturna, catarata e outras doenças nos olhos.
  • Ajuda a combater e evitar o câncer pela ação dos polifenóis, antioxidantes que eliminam os radicais livres que provocam os tumores no nosso organismo.
  • Ajuda a equilibrar os hormônios por ser também rico em cobre que ajuda a regular o metabolismo.
  • Protege o estômago de úlceras moderadas através da extração da “tinta” da folha do cambucazeiro.
  • Alivia dores no estômago devido à sua ação calmante e tonificante.

Apesar de pesquisas diferentes apontarem todos esses benefícios, o cambucá é considerado uma árvore em extinção, pois é encontrado apenas na região litorânea da Mata Atlântica e é cultivado por poucas pessoas em hortas, jardins e pomares particulares.

Por isso, se faz interessante aprender como plantar o cambucá para que essa árvore volte a fazer parte do nosso meio e se espalhe cada pelo nosso país. Vamos aprender?

Como plantar Cambucá

cambuca plantaFotos: Wikipedia

Existem duas maneiras de plantar, uma é através das mudas feitas com a própria semente do fruto e a outra é por estaquias que consiste em plantar os próprios caules e galhos como estacas.

O cambucá pode ser plantado com luz solar constante e em vários tipos de solo, porém é mais fácil encontrá-lo em solo mais úmido e com um pouco de sombra.

O clima é de tropical a subtropical, o que indica uma certa umidade necessária para o plantio. A copa da árvore de cambucá é em formato piramidal e é muito semelhante à jabuticabeira. Seus saborosos frutos, atraem também os pássaros!

A floração acontece no final de outubro até dezembro e os frutos amadurecem de dezembro a janeiro, dependendo do clima que varia muito no nosso país.

Veja neste vídeo algumas orientações sobre as formas de plantio, onde o Sr. Wilson diz que a melhor maneira de plantar é com as estaquias.

Há poucos anos, existiu um projeto chamado Projeto Cambucás, no Cantagalo – Rio de Janeiro, que consistia em apresentar o cambucá para as crianças do Colégio Euclides da Cunha, fazendo com que elas aprendessem sobre ele e também como plantá-lo.

Podemos nos espelhar nesses exemplos e resgatar nossos patrimônios naturais, plantando e compartilhando mudas com parentes e amigos! Vamos tentar?!

Fonte foto capa




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 6 comentários

  1. Francisca cabrine de lima
    Publicado em 26/12/2020 às 5:51 pm [+]

    Plantei um pe de cambuca no sitio em Araras, distrito de Petropolis, RJ. Já faz 2 anos e o bichinho está crescendo a passo de tartaruga. Pergunta de uma ansiosa: quanto tempo levará para produzir frutos. Araras é frio. Será que essa planta vai se adaptar a esse clima. O solo é bastante barrento. Qual tipo de solo é mais indicado para esse arbóreo?
    Gostei muito do vídeo, pois não tinha noção alguma sobre esse vegetal.
    Obrigada.
    Cabrine


  2. Fernando Aparecido Costa
    Publicado em 29/01/2021 às 3:58 pm [+]

    Moro em Araquari Santa Catarina,temos um pé com cerca de 9 metros de altura,todo ano em janeiro e fevereiro produz ótimos frutos,leva cerca de 12 a 15 anos para produzir frutos..


  3. Fernando Aparecido Costa
    Publicado em 29/01/2021 às 4:01 pm [+]

    Ele se adapta ao solo barrento e úmido ,se conseguir plantar onde não pega muito sol melhor ainda,espero ter ajudado


  4. Felipe Fagundes
    Publicado em 15/02/2021 às 4:38 pm [+]

    Ola, entao o cambucá pode ser plantado em area perto de brejo?


  5. mucio cardoso monteiro
    Publicado em 12/01/2021 às 1:01 pm [+]

    tenho um pé de cambucá na fazenda em Monte Carmelo MG bem antigo e produz bem todo ano. O plantio por semente demora demais , pergunto: como plantar por galho ou por aporquia. a fruta é demorada mas é muito saborosa. VALE A PENA.


  6. Tinha
    Publicado em 01/05/2021 às 9:17 pm [+]

    O nosso pé demorou 15 anos p começar a dar fruto . Mas hj é a coisa mais linda do nosso pomar


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...