Contra diabetes e fígado gordo: extrato de jabuticaba


Pesquisadores da Unicamp descobriram que o extrato produzido com a casca da jabuticaba é capaz de reduzir a gordura no fígado, além de prevenir o diabetes e ajudar a perder peso!

A Unicamp publicou uma matéria em sua página oficial falando a respeito do estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas, em São Paulo.

Eles produziram um extrato com a casca da jabuticaba e aplicaram em camundongos envelhecidos. O resultado foi a diminuição da gordura no fígado, prevenção do pré-diabetes, perda de peso e melhora do HDL (colesterol bom), dentre outros benefícios.

O motivo de terem escolhido camundongos envelhecidos é justamente para testar a capacidade metabólica (hepática, glicídica e lipídica), que fica bastante prejudicada nessa fase. Além da deficiência do controle do nível de glicose no sangue, há um aumento de triglicerídeos no fígado e, consequentemente, um desequilíbrio hormonal.

O fato de utilizarem a fruta em forma de extrato, proporcionou aos pesquisadores um melhor controle na dose necessária para que os efeitos resultantes fossem possíveis. De acordo com a matéria, 5,8 gramas do extrato foram capazes de promover esses e outros benefícios para o grupo de animais que receberam a dose.

Prevenção do câncer de próstata

Outra descoberta que os pesquisadores fizeram foi a de que o extrato de casca de jabuticaba é capaz de reduzir as lesões de próstata nesses animais. Isso ocorre porque o extrato de casca de jabuticaba é rico em compostos fenólicos, como as antocianinas e antioxidantes, os quais promovem efeitos positivos no metabolismo.

Segundo os pesquisadores, as substâncias presentes na casca da jabuticaba ajudam a equilibrar o estresse oxidativo, natural do envelhecimento das células, bem como diminuir as inflamações. Nos camundongos, mais especificamente, esses efeitos ocasionaram a melhora dos tecidos e das moléculas da próstata.

Por esse motivo, os pesquisadores continuam investindo nos estudos com o extrato da casca de jabuticaba também para a prevenção do câncer de próstata, inicialmente em camundongos.

Com isso podemos concluir que essa pequena frutinha, originária da Mata Atlântica e tão abundante em nosso país, poderá ser a salvação para as futuras gerações, assim esperamos!

Talvez te interesse ler também:

Diabetes gestacional: o que é, sintomas, riscos e como controlar

O arco-íris das frutas e verduras: propriedades alimentícias com base nas cores dos alimentos

Fígado gordo: novo estudo confirma que a proteína animal favorece a esteatose hepática

Um ouro verde: o abacate é precioso para o fígado




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...