UVAIA – Veja aqui porquê você deve comê-la!


A uvaia, amarelinha, cheirosa e azedinha que só, é uma das frutas da nossa Mata Atlântica. Na verdade, existem algumas frutas nativas que são chamadas de uvaia porém a espécie Eugenia uvalha ou a Eugenia pyriformis, é da qual vamos falar aqui.

UVAIA: POR QUE COMER?

A uvaia é usada nas medicinas populares do Paraguai e Argentina, países onde também ocorre, por conter altos teores de vitaminas A e C e por ter propriedades digestivas e adstringentes.

As vitaminas A e C são consideradas antixoxidantes, combatem os radicais livres que causam o envelhecimento celular, previne doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares, as inflamações e outras doenças ligadas ao envelhecimento.

A vitamina C, e a uvaia ter em altíssimo teor, previne gripes, resfriados e aumenta a nossa imunidade. Esta vitamina é importante para o funcionamento das células brancas do sangue, ajuda na respiração celular e participa na formação de dentes e ossos.

A vitamina A também desempenha diversas funções em nosso organismo. É de suma importância para a função visual, participa das funções relacionadas ao ciclo celular, no desenvolvimento dos ossos, protege pele, mucosas, os órgãos reprodutivos, conserva o esmalte dentário, mantém a saúde dos cabelos e do couro cabeludo além de prevenir da oxidação celular (antioxidante).

Apesar de azeda – uvaia quer dizer isso, em tupi, fruta azeda – é muito boa para fazer compotas, doces, geleias, sorvetes, vinagres, licores, sucos e, para quem gosta do sabor, comer direto no pé.

A planta floresce entre agosto e setembro e dá seus frutos durante o nosso verão. As frutas não têm longa duração então, para aproveitar é preciso colhê-las na árvore assim que começam a cair de maduras.

A fruta não tem durabilidade pois se oxida rapidamente mas, sua polpa pode ser congelada para uso posterior, desde que se retirem as 2 sementes que ela contém.

Mas, se quiser comer uvaia para emagrecer, acredito que só conseguirá efeito se o consumo for aliado à uma dieta hipocalórica, exercícios diários, abandono do açúcar e derivados, redução dos carboidratos refinados e, enfim, toda uma alteração na sua maneira de encarar a vida porque, em termos de emagrecimento, já sabemos, não existem milagres.

INDICAÇÕES DE USO MEDICINAL

Na medicina popular, as indicações mais comuns para a uvaia – em infusão das folhas – é o controle da hipertensão arterial, redução do colesterol, em dietas de emagrecimento.

Também se diz que esta planta atua positivamente na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e no envelhecimento.

Existe indicação da uvaia nos tratamentos de HIV, tumores, malária, processos inflamatórios e redução do ácido úrico.

O CHÁ DAS FOLHAS DE UVAIA

uvaia

Você poderá fazer o chá da folha de uvaia com a mesma receita que prepara seu chá de folha de pitanga – aliás, essas plantas, uvaia e pitanga, são primas bem parecidas.

Utilize uma ou duas folhas frescas para cada xícara de água quente, abafar, tomar quentinho. Observe seu organismo para saber como ele vai reagir, certo?

Ou poderá preparar uma bebida diferente, com as frutas, gengibre, água e mel (ou melado, se você for vegana).

Encontrei aqui a receita que coloco a seguir. Não a experimentei mas, parece ser gostosa, pelo menos.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 pedaço de gengibre
  • 5 Uvaias com casca e sem caroço
  • 1 colher de sopa de Mel puro (Pode ser trocado por Melaço para quem for vegano)

Como fazer:

  1. Coloque ao fogo água para ferver juntamente com o pedaço de gengibre e as uvaias por mais ou menos 10 minutos.
  2. Feito isso, Coe e deixe esfriar. Adicione uma colher de mel e misture no chá e já está pronto para beber.
  3. Tomar sempre 1 litro por dia se possível.

Quem deu a receita indica que esta não deverá ser reaquecida para não perder suas propriedades curativas.

USO NO PAISAGISMO

uvaia na paisagismo

Um outro uso interessante para esta planta é o paisagismo e recuperação de áreas nativas pois, é uma árvore com copa arredondada, bonita, e atrativa de pássaros.

Eu me lembro de um pé de uvaia, na minha infância, no quintal ao lado da casa onde eu morava. Árvore bonita e, mais ainda quando estava carregadinha de frutos. Uma beleza de se ver e sentir pois, é extremamente aromática. Abundava, agora nem tanto, nos estados do sudeste e sul do Brasil e hoje é encontrada em quintais e áreas de mata preservada.

A uvaia é uma árvore de porte médio, pode chegar aos 15 metros de altura, sempre verde. Também existem algumas variedades de porte pequeno, até 1 metro de altura.

Confira abaixo dicas sobre como plantar uvaia, para ter por perto esta árvore linda e de frutos saborosos e super saudáveis!

Leia também: COMO PLANTAR UVAIA FACILMENTE

Fonte fotos jardimbotanico




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...