Natal da Economia: 10 ideias para economizar da árvore à ceia


Aquela época em que a gente começa a pensar nos preparativos para o Natal chegou. Só que esse ano vai ser diferente. Com a pandemia, muita gente perdeu o trabalho. O 13° não virá e, mesmo para os que terão, a tensão não dá trégua com as notícias que chegam da Europa. A crise econômica é mundial, e é muito improvável conseguir escapar dela.

Parece ser mesmo o caso de dizer: “só Jesus nascendo de novo” porque é assim que a coisa está mas, para os que querem manter a esperança acesa, o jeito é botar fé e fazer do limão, uma limonada.

E um dos ingredientes para a limonada é, sem dúvida, a economia.

O coronavírus não só nos ensinou que menos é mais, como provou que é possível viver sem ter que comprar tudo o tempo todo.

Então, caro leitor, esse Natal 2020 vai ser assim: muita economia e solidariedade.

E vamos nós.

Como economizar nesse Natal, mantendo o amor, a solidariedade, valorizando o que de fato importa?

Veja 10 ideias para fazer o seu Natal da Economia e mãos à obra.

Árvore de Natal

Genteeeee, vamos combinar! O coronavírus escancarou uma coisa para nós: o ser humano é irremediável. As máscaras e as luvas são o novo cigarro e estão por aí poluindo tudo e todos. É uma grande pena!

Mas nós que somos inteligentes não vamos cair nessa tentação de poluir ainda mais, e vamos fazer uma árvore só com materiais reutilizados. Ideias não faltam.

Aliás, uma boa ideia é fazer uma árvore de máscaras feita em casa, para distribuir às visitas. As máscaras de pano funcionam super bem se lavadas corretamente. Então, a árvore já pode ser um presente.

Veja AQUI como fazer máscara contra o coronavírus até reutilizando o que tiver em casa: meias, camisetas e outros panos.

Nos links abaixo, algumas ideias para fazer uma árvore de Natal linda e diferentona. Você vai arrasar!

Enfeites de Natal

Nem só de árvore se enfeita o Natal. Tem enfeite na casa toda, da guirlanda na porta de entrada à vela perfumada no banheiro. Mas aqui também vai rolar uma reciclagem, uma reutilização e zero custo. Aproveite e use só o que tiver em casa!

Veja dicas nos links:

Lembrancinhas

Tem gente que adora uma lembrancinha, de Natal, de casamento, de chá de bebê….

Se a lembrancinha for útil e feita pelo anfitrião, melhor ainda.

Por lembrancinha também se entende um presente singelo. Tudo vale a pena se a alma não é pequena! E para quem gosta de um artesanato, ideias não faltam.

Dá uma olhada no link abaixo:

Embrulho de presente ecológico

Claro que não podemos nos esquecer daquela plasticaiada toda que envolve toda e qualquer coisa. Sacolas + sacolas de plástico contendo + plástico dentro.

Esse Natal vai ser diferente tá pessoal? Veja cada ideia incrível no link:

Amigo secreto

Nos tempos de vaca gorda é assim: no Natal, todo mundo dá e recebe. Mas com o corona, o melhor é fazer a velha e boa brincadeira do amigo secreto. Assim cada um dá e recebe apenas um presente.

Até porque, essa troca troca de presente só para dizer que deu não tá com nada. O importante é presentear com consciência, pensando no que o outro vai gostar, e não em simplesmente comprar por comprar qualquer coisa, para simplesmente “dar”.

Por isso, veja nos links sabaixo, o que presentear para fazer bonito. Menos é mais!

Presente inteligente e faça você mesmo

Presente inteligente é aquele que vai manter as pessoas (crianças e adultos) longe das telas e perto dos livros:

Ou é um presente solidário

Ou ainda um presente faça você mesmo

Desse jeito, vai ter presente pra todo mundo e com muito amor!

Ceia vegana

Quem sabe sabe tá informado. Esse vírus provavelmente veio de um mercado de horrores onde animais são vendidos vivos a preço de banana. Crueldade nojenta e perigosa. Esse Natal bem que poderia ser vegano.

E vegano não quer dizer coisa cara, quer dizer fruta e verdura da horta, leguminosa e cereais.

Faça a festa e não comemore a vida de Jesus com a morte de animais.

Reaproveite alimentos

Nada se joga, principalmente agora, período em que as pessoas estão ainda mais necessitadas.

Organize bem a festa para não desperdiçar alimento. Sabe aquele frase “é melhor sobrar do que faltar”? Pois é, ela caiu de moda!

Apague a luz

As luzes de Natal são famosas. É verdade que elas dão o ar da festa mas, se a conta está apertada, precisa mesmo acender pisca-pisca e lampadinhas dentro e fora de casa?

Se você acha que a diferença é pouca, pense que um pouco aqui um pouco ali vira um monte. Aliás, no calor natalício brasileiro, a dica é desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que não esteja sendo usado porque, além de gastarem energia, emitem calor.

Off em tudo!

Guarde para o próximo Natal

É verdade! Ficar guardando tranqueira ocupa espaço e gera bagunça em casa, Mas também é verdade que, já que Natal tem todo o ano, é hora de começar a pensar que não dá mais para todo ano comprar as mesmas coisa: bolas plásticas, isopor que imita neve e por aí vai.

Se você teve que comprar alguma coisa esse ano, guarde-a para não ter de comprar no ano que vem.

E é isso pessoal. Esse Natal vai ser de economia mas não menos feliz. Mais amor, menos consumo!

Talvez te interesse ler também:

Ciência afirma: quem decora a árvore de Natal antecipadamente se sente mais feliz!

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...