Como Escolher o Melhor Presente ou, O que Dar de Presente?


São poucos aqueles que não gostam de ganhar presentes. Também se contam nos dedos as pessoas que torcem o nariz para o Natal. A união do útil ao agradável torna dezembro um dos meses do ano de maior consumo, em todo mundo. Aumentam as vendas, as contratações. O comércio ganha, as pessoas gastam.

Quanto mais próximo o Natal, maior a correria para presentear os familiares, amigos, o pessoal do trabalho. Quase não sobra tempo para pensar que a urgência por presentes pode significar compras, no mínimo, infelizes. Que dirá aqueles que já participaram de um “amigo secreto” e voltaram insatisfeitos com o presente que receberam.

Consumir tem suas consequências, comprar por impulso, ainda mais. Por isso vale ficar de olho na importância de saber presentear as pessoas que se quer bem.

Para que o presente seja verdadeiramente um ato de amor. Confira abaixo algumas ideias de como escolher o melhor presente para as pessoas que ama:

1. Barato, mas Original

Em tempos de crise não dá para acumular dívidas e mais dívidas para presentear os outros. É importante saber escolher, não somente para acertar em cheio na escolha, mas também para poupar um dinheiro valioso, que poderia ser revertido em outras coisas. Invista em uma “lembrancinha” que seja realmente memorável. Basta pesquisar. Opções não faltam: dá para fazer à mão o presente, comprar de bazares, feiras, pela internet, entre outros lugares.

Leia também: NATAL: 10 PRESENTES FENG SHUI PARA A CASA

2. Faça Você Mesmo

E nessa linha de poupar, que tal customizar o presente dos amigos e familiares? Há inúmeros tutoriais ensinando a fazer desde porta-retratos até quadros, pufes, acessórios de beleza. Certamente a pessoa que receber o mimo vai ficar feliz sabendo que você dedicou tempo para fazer o presente.

Leia também: 10 IDEIAS DE PRESENTES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO

3. Utilidades Sempre

Nada melhor do que dar um presente que a pessoa use, de fato. Para tanto, basta investir em itens úteis, como sabonetes, cremes, maquiagens, produtos para pele, itens de papelaria. Basta avaliar um pouco o perfil do presenteado e pensar na utilidade que cairia como uma luva na vida dele. Em linha de máxima até mesmo um “vale-cabeleireiro”, ou um “vale-massagem” pode ser útil à qualquer pessoa!

Leia também: FUROSHIKI: 10 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER COM LENÇOS

4. O Presente que a Pessoa Deseja

Todo mundo tem algo que gostaria muito de ganhar. Algo que, se fosse criança, por exemplo, pediria para o Papai Noel de presente de Natal. Se você conhece a pessoa bem pode fazer essa análise, investigar o que ela mais quer ou precisa e acertar em cheio fazendo a escolha certa.

5. Um “Vale Experiência”

Espetáculos teatrais, filmes, exposições, shows, intervenções, existem inúmeros acontecimentos na cidade que podem servir como belos presentes. Mais uma vez é importante salientar: tem que conhecer o perfil da pessoa para saber o que ela mais gostaria de ganhar, nesse sentido. Mais do que um produto, que vai ficar velho ou acabar, você estará dando uma “lembrança” eterna para o presenteado.

6. Dinheiro

Embora muita gente tenha certo preconceito com o costume de presentear com dinheiro, talvez poucos presentes sejam tão práticos e interessantes. Pense bem: com ele a pessoa pode fazer o que ela efetivamente quiser, como juntar aquela grana final para uma viagem ou curso. Desfaça-se da ideia de que dar dinheiro é algo pejorativo, pois, certamente, a pessoa presenteada vai ficar muito feliz com a escolha.

7. Criatividade

Não se prenda ao lugar comum na hora de dar presentes. Pense fora da caixinha e dê algo que seja realmente relevante, diferente e memorável. Existem inúmeras lojinhas especializadas, inclusive, em produtos criativos ou, coloque as mãos à massa para realizar uma ideia toda tua.

Leia também: NATAL LAST MINUTE: 10 PRESENTES NO POTE DE VIDRO FAÇA VOCÊ MESMO

8. Organize um Evento

Pode ser uma refeição especial, uma sessão pipoca, um piquenique no parque. Essa tática funciona bem, principalmente, com crianças, que – espertas que só elas – sabem valorizar experiências, muito mais do que produtos. Pense com carinho em oferecer um dia diferente para seu presenteado. Você certamente vai se divertir junto e fazer muita gente feliz.

9. Personalize

Na linha do “Faça Você Mesmo” é possível ainda customizar algo que seja especial para o presenteado, uma foto, um objeto. Caso exista uma relação muito próxima entre vocês, dá até mesmo para personalizar coisas que são importantes para ambos, como no caso dos parceiros amorosos. Que tal pegar aquela a foto que registra um momento feliz entre vocês e fazer algo legal com ela? Ou então escrever um bilhetinho, realmente original, como os do link abaixo?

Leia também: COMO REUTILIZAR CAIXAS DE FÓSFORO DA MANEIRA MAIS ORIGINAL POSSÍVEL

10. Pense no Outro

A melhor forma de dar presentes é praticando a empatia, ou seja, tente se colocar no lugar da pessoa e não dar um presente que agradaria à você. Pensando sobre as necessidades, gostos e anseios, e levando-as em consideração na hora da escolha do mimo, a possibilidade de acertar em cheio no presente é quase certa.

E para finalizar…

Por último, devemos sempre lembrar que os melhores presentes não têm preço: amor, amizade e tempo dispensados à uma pessoa querida, realmente valem mais que qualquer coisa.

Certo, alguns presentes são sempre elegantes: flores e plantas (veja aqui que planta escolher à uma pessoa querida), vinhos de boa qualidade, livros, joias (mas estas têm o seu impacto, muitas vezes bem cruéis), viagens, chocolates de boa qualidade e tantas outras coisas.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...