Jogos de cartas e tabuleiro, o presente perfeito para manter as crianças longe das telas neste Natal


Você está numa luta para encontrar presentes de Natal para seus filhos ou filhos de amigos ou parentes? Uma boa ideia pode ser comprar um jogo de cartas ou de tabuleiro. Divertidos para toda a família, esta é uma ótima maneira de manter os pequenos longe das telas dos games e dos celulares.

Como sabemos, crianças e jovens geralmente passam muito tempo ligados às telas de TV, tablet, computador e celular. Isso, especialmente para os menores, é muito prejudicial e pode até levar a alterações no cérebro e a uma perda gradual das capacidades cognitivas.

Qualquer ideia ou estratégia para manter as crianças o mais longe possível das telas é muito bem-vinda. No Natal, uma solução seria entretê-los com jogos de tabuleiro ou de cartas, divertidos e envolventes também para os adultos.

Esses jogos, de fato, além de melhorar a interação entre as pessoas, são úteis para o desenvolvimento dos pequenos, pois estimulam suas habilidades cognitivas, intelectuais, emocionais e sociais, ativando a criatividade para resolver desafios ou os “problemas” propostos pelo jogo.

Naturalmente, eles devem ser comprados com base na idade da criança a quem você deseja presenteá-los. Aqui vão algumas sugestões.

Uno (versão de Harry Potter)

O atemporal jogo de cartas Uno existe também na versão Harry Potter para todos os amantes do famoso bruxinho, seus amigos e todo o universo de Hogwarts. O jogo básico é sempre o mesmo, a única diferença é que nessa versão os cartões retratam Hermione, Harry, Ron e outros personagens do mundo mágico de Harry Potter. Jogo adequado para maiores de 7 anos.

Dixit

Um jogo de cartas e histórias que usa as esplêndidas ilustrações de Marie Cardouat para estimular a imaginação e a intuição das crianças. O narrador escolhe uma de suas cartas e fornece uma breve descrição para os jogadores que terão que adivinhar do que se trata. Dixit é adequado para crianças a partir dos 8 anos.

Time´s Up Celebrity

Um jogo realmente adequado para toda a família, o objetivo é tentar descobrir quem é o personagem famoso que os jogadores buscam fazer os outros adivinharem. Há várias rodadas: na primeira, deve-se descrever o personagem sem nomeá-lo; na segunda, pode-se pronunciar uma única palavra; na última, é possível fazer uma imitação. Há também uma versão familiar do Time’s Up, na qual objetos, animais e obras devem ser adivinhados. Recomendado para maiores de 8 anos, mas é possível tentar fazer as crianças jogarem um pouco antes.

Lupus in Tabula

No jogo de cartas Lupus in Tabula, todos, de maneira casual, se tornam um personagem da história (seja o lobo, o fazendeiro ou outro), mas sem deixar que seus companheiros de brincadeira o descubram. À medida que o sol se põe, os lobos avançam e caçam os seres humanos. Os “mocinhos” serão capazes de adivinhar quem são eles e colocá-los fora do jogo? Ideal para crianças a partir dos 8 anos.

Twister

Um clássico de diversão e risos em família. O jogo existe há muitos anos, mas ainda é um presente perfeito para as crianças que não o conhecem. O Twister é basicamente baseado no equilíbrio e na sorte: a seta giratória diz onde você terá que colocar as mãos e os pés! Recomendado a partir dos 6 anos, mas pode ser jogado até antes.

Dobble

Indicado para quem tem olhar e reflexo rápidos. Em Dobble, os jogadores são colocados na frente de duas cartas, cada uma contendo 8 símbolos de tamanhos diferentes e devem encontrar o único símbolo em comum. Fácil de dizer, mas não de fazer!

Monopoly Junior

O Monopoly é outro jogo atemporal capaz de entreter e divertir várias gerações. Há alguns anos, foi criada também uma versão júnior e variações diversas foram feitas para satisfazer os gostos de todas as crianças. Particularmente apreciada neste Natal pode ser a versão dedicada a Frozen II, sequência do desenho animado tão amado pelas crianças.

Story Cubes

Um jogo perfeito para estimular a imaginação e as propriedades da linguagem das crianças. O objetivo do Story Cubes é lançar os nove cubos e usar as imagens para criar uma história. As possibilidades e combinações são infinitas! Oficialmente recomendado para crianças a partir dos 8 anos, mas, independente da idade, é realmente indicado para aquelas que já possuem propriedades mínimas de articular a linguagem.

Super Farmer

Esta é uma boa escolha para os amantes dos animais, da vida no campo e da matemática. O objetivo do jogo é expandir o bando de animais na fazenda, fazendo com que eles se multipliquem. Um jogo perfeito para praticar adição e subtração de forma divertida. A partir dos 6 anos.

Cara a Cara

A primeira versão do jogo foi lançada em 1986 no Brasil, mas o brinquedo continua sendo uma garantia de diversão para as crianças. Pode ser jogado por dois participantes ou dois times, e o objetivo é adivinhar qual é o personagem que o oponente tem em mão a partir de perguntas sobre suas características físicas. Agora existe uma nova versão, a versão Disney, que traz personagens famosos dos desenhos animados. Ideal a partir dos 6 anos.

Faça mesmo o jogo de tabuleiro

Não tem dinheiro para comprar presente ou não quer contribuir para o lado comercial do Natal? Muito bem! Você mesmo pode fazer o teu presente inclusive reaproveitando o material que tiver em casa. O importante é socializar, sair das redes virtuais e brincar como antigamente, onde as festas de fim de ano eram tempos de reunião familiar, uma ocasião única no ano inteiro.

Veja no link abaixo como fazer você mesmo os jogos, e boa diversão em família ou com amigos.

Talvez te interesse ler também:

10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

EMBRULHAR PRESENTES COM JORNAIS, REVISTAS, PAPEIS DE PÃO PARA UM NATAL

JÓLABÓKAFLÓÐIÐ: NA ISLÂNDIA, A BELÍSSIMA TRADIÇÃO DE DAR LIVRO COMO PRESENTE DE NATAL




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...