Jogos de Tabuleiro: 10 Ideias Faça Você Mesmo


Atualmente, com o advento das novas tecnologias, como tablets e celulares, é cada vez mais raro ver um grupo concentrado em ganhar um jogo de tabuleiro.

Tão antigos quanto à própria história da civilização, os jogos de tabuleiro não são apenas divertidos, também fazem um bem incrível ao cérebro.

É um verdadeiro treino mental, no qual há estímulos para formação de novas conexões neurais; o jogo força o cérebro a exercitar a memória, a atenção, o raciocínio, além de atuar como uma importante ferramenta de socialização.

Já existem diversos estudos a respeito dos benefícios, então por que não aproveitar essas inúmeras vantagens para criar jogos de tabuleiro para as crianças?

Leia mais: OS JOGOS DE TABULEIRO SÃO BONS PARA O CÉREBRO

Abaixo confira 10 ideias muito bacanas e fáceis de fazer.

Dama

A maioria das pessoas tem tampinhas sobrando em casa. Caso não tenha, basta pedir em bares e comércios locais e investir nesse jogo de damas. Para o tabuleiro, um papelão ou embalagem de cereais servem perfeitamente. Depois de traçar as linhas, é só pintar das cores que preferir. Veja aqui como fazer o teu jogo de damas e também outros brinquedos. Tudo com materiais reciclados!

foto

Jogo da Velha

O jogo da velha é um dos primeiros que as crianças aprendem a jogar. Embora ele possa ser feito até mesmo em uma folha de papel, dá para fazer uma versão mais elaborada – e reciclada – usando tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e papelão. As crianças certamente vão amar. Confira o passo a passo no vídeo abaixo.

Xadrez

Pode parecer impossível fazer um jogo de xadrez – um dos mais elaborados dentre os jogos de tabuleiro – com material reciclado. Mas não é! Com um pouco de paciência e muitos potinhos de leite fermentado à mão, é possível fazer um jogo de xadrez, que não deixa nada a dever às versões compradas. Acompanhe o tutorial:

Trilha

Uma boa forma de ensinar conceitos matemáticos, de um modo lúdico, é jogar trilha com a criançada. Basta uma caixa de pizza, algumas tampinhas, papel e muita criatividade para fazer esse jogo.

Faça Você Mesmo Jogo Cara a Cara

Quem nunca amou esse jogo? Sucesso garantido veja como fazer um jogo de tabuleiro estilo Cara a Cara usando eva, cola, dobradiças e muita criatividade. Confira no vídeo o resultado e boa diversão!

Labirinto

Para fazer esse labirinto, é só usar materiais que, geralmente, se tem em casa: cola, papel milimetrado ou quadriculado, papelão, palito de picolé, cola quente, régua, tesoura, tinta, pincel, canetinhas, canudo e miçangas. No vídeo há o passo a passo. Esse jogo vai render muitas horas de concentração por parte da criançada!

Dominó

Esse dominó é um pouco diferente, mas muito divertido. Para fazê-lo são necessárias 56 tampinhas e 7 pedaços de EVA de cores diferentes. Aprenda como confeccionar esse dominó e bom jogo!

Feche a caixa

Quer um jogo diferente para apresentar para as crianças maiores? Aprenda a fazer esse “fecha a caixa” com tampinhas de garrafa, papelão, dados e outros materiais a escolha para fazer o tabuleiro. A ideia é fechar a caixa, utilizando a matemática.

Memória geográfica

As tampinhas são muito versáteis e podem ser usadas também para ensinar geografia. Quem diria? Aprenda como fazer esse jogo da memória, utilizando capitais e estados brasileiros como base.

Jogo da memória

Uma versão do jogo da memória é fazer cartinhas com papelão e cor de preferência. Com régua, lápis e tesoura dá para diversificar as peças, conforme a imaginação permitir. Confira!

Gostou dessas dicas? Talvez te interesse ler também:

Brincadeiras e jogos para animar a Celebração do Natal

Brinquedos reciclados: 10 ideias faça você mesmo

Como dar presentes ecologicamente corretos no Natal




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...