Pera: todas as propriedades nutricionais e benefícios para a saúde

A pera, fruta típica de regiões temperadas, dá na árvore denominada pereira, do gênero Pyrus L., família Rosaceae.

A pera é oriunda da Ásia, de certo, da China, tendo sido trazida para a Europa e deste continente levada para várias partes do mundo.

Difícil não apreciar esta fruta de polpa suculenta e adocicada. O sabor muitos conhecem, mas os benefícios, propriedades e finalidade terapêutica é provável que não. A pera previne doenças e auxilia na perda de peso, mas neste conteúdo vamos conhecer melhor essa fruta leve, nutritiva e saborosa.

Composição nutricional da pera

A pera é uma fruta rica em carboidratos, por isso é ótima fonte de energia para nosso corpo.

Calorias e valor nutricional por porção (1 fruta média=178,0 gramas):

  • 101 – Calorias
  • 0,2 g – Gordura
  • 27,1 g – Carboidratos
  • 0,6 g – Proteína

Informações nutricionais por porção % VD:

  • Valor Calórico – 101 kcal – 425 kJ 5,1 %
  • Gordura – 0,2 g – 0,4 %
  • Gorduras saturadas – < 0,1 g – 0,2 %
  • Gorduras mono insaturadas – 0,1 g – 0,5 %
  • Gorduras polinsaturadas – 0,2 g – 1,1 %
  • Carboidratos – 27,1 – g – 10,1 %
  • Açúcares – 17,4 g – 34,7 %
  • Proteína – 0,6 g – 0,9 %
  • Fibra alimentar – 5,5 g – 1,8 %
  • Colesterol – 0,0 mg – 0,0 %
  • Sódio – < 0,1 g – < 0,1 %
  • Água – 149,4 g- 7,5 %I

Vitaminas por porção – % VD

  • Vitamina A – 0,0 mg – 0,0 %
  • Vitamina B1 – < 0,1 mg – 1,9 %
  • Vitamina B11 – < 0,1 mg – 3,1 %
  • Vitamina B12 – 0,0 mg – 0,0 %
  • Vitamina B2 – < 0,1 mg – 3,3 %
  • Vitamina B3 – 0,3 mg – 1,8 %
  • Vitamina B5 – < 0,1 mg – 1,5 %
  • Vitamina B6 < 0,1 mg 3,7 %
  • Vitamina C – 7,7 mg – 9,6 %
  • Vitamina D – 0,0 mg – 0,0 %
  • Vitamina E – 0,2 mg – 1,8 %
  • Vitamina K – < 0,1 mg – < 0,1 %

Minerais por porção – % VD

  • Cálcio – 16,0 mg – 1,6 %
  • Cobre – 0,1 mg – 14,6 %
  • Ferro – 0,3 mg – 2,1 %
  • Magnésio – 12,5 mg – 4,2 %
  • Manganês – < 0,1 mg – 4,3 %
  • Fósforo – 21,4 mg – 3,1 %
  • Potássio – 206,5 mg – 10,3 %
  • Selênio – < 0,1 mg – 0,6 %
  • Zinco – 0,2 mg – 2,5 %

Fonte: Yazio

Pera: propriedades

A pera tem muitas propriedades que fazem bem para a manutenção de nossa saúde, segue uma lista delas:

  • reguladora intestinal;
  • digestiva;
  • revigorante;
  • diurética;
  • vasodilatadora;
  • remineralizante;
  • refrescante;
  • efeito hipotensor;
  • elimina excesso de ácido úrico.
  • depurativa;
  • combate à obesidade;
  • previne gases intestinais;
  • anticancerígena;
  • antidiabética, entre outras.

Pera: benefícios

pera 2

A pera é ideal para regimes, por conta de seu baixo valor calórico = cerca de 53 calorias, por cada cem gramas da fruta.

Confiram os diversos benefícios da pera, tanto nutricionais, como medicinais:

Benefícios nutricionais:

  • A pera, por ter grande quantidade de fibras, facilita o trabalho digestivo no estômago e nos intestinos.
  • A vitamina A contida na pera contribui para termos uma boa visão.
  • A vitamina C, que tem poder antioxidante ajuda na regeneração das células do corpo.
  • A pera possui minerais como: potássio que conferem energia para o corpo e beneficiam a parte muscular, fósforo, que fortalece os neurônios e regula os batimentos cardíacos, ferro que auxilia na formação da hemoglobina do sangue. Cálcio, que atua na formação de dentes e ossos. magnésio que ajuda no equilíbrio da pressão arterial.
  • Enxofre protege o organismo da ação bactérias prejudiciais para o corpo.

Benefícios medicinais e terapêuticos:

Os nutrientes contidos na pera ajudam a combater e prevenir vários distúrbios e doenças que podem acometer nosso corpo. Vejamos agora alguns de seus benefícios medicinais e terapêuticos.

Ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer:

  • estômago,
  • intestinos,
  • bexiga,
  • próstata
  • endométrio;
  • previne doenças cardiovasculares e diabetes;

Pressão arterial

Abaixa a pressão alta, por ser rica em potássio evita problemas cardíacos, desencadeadores de trombose ou derrame cerebral.

Trata inflamações

Ajuda no tratamento de inflamações da bexiga e problemas digestivos.

Boa forma

É ótima para quem quer manter a forma, por conter muitas fibras, produz sensação de saciedade, além disso, contem um açúcar chamado levulose, que reduz a vontade de comer doces.

Colesterol bom

As suas fibras solúveis reduzem o nível de colesterol ruim no sangue e previnem doenças cardíacas.

Baixo índice glicêmico

A pera tem baixo índice glicêmico, ótimo alimento para diabéticos.

Sistema imunológico

Ela fortalece o sistema imunológico, por conter antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres.

Antioxidante

Por causa dos antixoxidantes, a pera ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento na pele, devido ao seu teor de vitaminas A e C e flavonoides, como:

  • betacaroteno,
  • luteína,
  • zeaxantina;

Anemia

Ela combate a anemia, pelo seu bom teor de ferro e auxilia na produção de glóbulos brancos, que protegem o organismo, evitando inflamações e infecções.

Para saber mais benefícios da pera assistam a este vídeo:

Formas de consumo da pera

Para usufruir de todas as propriedades e benefícios da pera, podemos consumi-la das seguintes formas:

  • in-natura, comer a fruta ao natural;
  • salada de frutas;
  • bolos;
  • composta;
  • geleia;
  • tortas doces;
  • assada;
  • caramelizada;
  • suco, entre outras.

Observação:

Para consumir a pera, na forma de suco, é recomendável adicionar o suco de limão, para tirar o excesso de doce e evitar oxidação, pois a pera escurece (oxida) depressa!

Uso medicinal e terapêutico da pera

Por todas as propriedades e benefícios que a pera confere para nossa saúde e corpo, podemos utilizá-la para fins medicinal e terapêutico. A seguir veremos algumas formas de uso:

Indicações Gerais:

Para auxiliar no tratamento de problemas da bexiga, dos rins, intestinos e em períodos de convalescença.

Função Diurética: tratamento/benefício

Auxiliar no tratamento de problemas como: cistites; pielonefrites; cálculo renal e reumatismo, além de comer a fruta, pode se utilizar as folhas da árvore, como chá medicinal.

Instrução de uso medicinal e terapêutico:

  1. Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas da pereira fatiadas e acrescente água fervente.
  2. Abafar por 10 minutos e coar.
  3. Tomar 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia. Esta infusão não deve ser tomada, após as 17:00 horas.

Função antidiarreica: tratamento/benefício

Regulariza a função intestinal, em caso de diarreia. Para este fim, se utiliza as folhas da árvore e,também a casca do tronco, na forma de chá medicinal.

Instrução de uso medicinal e terapêutico:

  1. Colocar 2 colheres de sopa de folhas picadas de pereira e 1 colher de sopa de casca do tronco fatiada em 1 copo de água.
  2. Ferver por 5 minutos e coar.
  3. Tomar 1 copo, várias vezes ao dia, ou após cada evacuação.

Para crianças dar somente metade da dose. É recomendado ingerir muita água nesse período.

Função hipotensor: tratamento/benefício

Para baixar hipertensão arterial, para este fim se utiliza a fruta amassada misturada com água.

Instrução de uso medicinal e terapêutico:

  1. Descascar 1 fruto, cortar em fatias e amassar bem.
  2. Adicionar 1 copo de água e misturar com a fruta amassada. Tomar 1 copo, 3 vezes ao dia.

Agora que vimos o poder dessa preciosa fruta, não dá para deixar de consumi-la, de forma constante, em nossa alimentação, não é mesmo?

Só temos a ganhar em todos os sentidos!

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.
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