5 coisas que acontecem se você come pão todos os dias


Tem coisa mais gostosa que pão? Fresquinho com margarina, azeite, abacate. Qualquer coisa com pão é bom. Até pão sem nada é bom. Mas será que faz mal comer pão todo dia?

Veja o que acontece ao corpo se você comer pão todos os dias, pois provavelmente você come, pelo menos no café da manhã.

Faz mal comer pão todo dia?

A maioria de nós come pão todo dia, seja integral, feito em casa, pão de forma, bisnaguinha, enfim… tem pão para todos os gostos.

Embora ultimamente esteja fora de moda comer pão, por causa das dietas low carb e das doenças e intolerâncias ao glúten, resistir ao pão é uma questão difícil, geralmente de dieta ou de saúde. Mas talvez nem sempre precisamos encarar esse alimento como o vilão dos vilões.

Descubra o que acontece ao teu corpo quando você come todos os dias, e decida por si só.

Engorda

Essa é o “problema” número 1 do pão, embora muita gente queira engordar.

Mas é preciso engordar com saúde e os carboidratos simples (contidos no arroz e no pão brancos) são gostosos mas não saciam, o que faz com que a gente coma mais e se alimente menos.

Sabendo disso, coma pão mas com moderação. Pense que pães brancos, fofinhos, deliciosos, industrializados feito bisnaguinhas, são apenas calorias vazias.

Mas mesmo estes não engordam a priori. O que engorda é a diferença entre calorias adquiridas e consumidas.

De fato, pães podem ser uma ótima pedida para pessoas ativas, pois dão energia.

Aumenta o açúcar no sangue

Quem tem problema de glicemia alta deve evitar consumir pães, principalmente os de farinha refinada (pães brancos), pois eles ajudam a aumentar o nível de açúcar no sangue.

Isso porque, são considerados alimentos de alto índice glicêmico. A alta quantidade de carboidratos simples contidos no pão branco, cai rapidamente na corrente sanguínea causando os picos de glicemia que são fatores de risco para diabetes, doenças cardiovasculares e ganho de peso.

Abaixa a defesa imunitária

Você sabia que o intestino é um dos responsáveis pela nossa defesa imunitária? Isso porque é nele que se formam as bactérias boas que nos defendem das doenças.

Pães brancos são pobres em fibras, não contribuem para a formação da colônia de bactérias boas no intestino, e causa desequilíbrios associados à síndrome do intestino irritável e à tendência de desenvolver inflamação intestinal.

É por isso que é preferível escolher sempre pães integrais. Sempre que possível.

O pão integral, graças aos seus carboidratos complexos, saciam e alimentam de verdade.

Mas ainda bem que nem tudo é ruim no consumo de pães. Vamos para a parte boa (OBA!).

Rico em vitaminas e sais minerais

Pães podem ser um ótimo alimento porque, dependendo dos ingredientes, podem conter proteínas, fibras, fósforo, zinco, vitaminas e cálcio.

Prefira os feitos com farinhas boas, cereais integrais, enriquecidos com frutas secas como nozes ou com outros alimentos como abóbora.

As possibilidades são infinitas, a única restrição é o pão industrializado que, como dissemos, são calorias vazias. E atenção ao greenwashing. Palavras como saudável, natural ou orgânico no rótulo, não garantem que sejam, de fato, saudáveis.

Carboidratos do bem

Sim, existem os assim chamados carboidratos bons, os carboidratos complexos, que são considerados ótimas fontes de energia, necessárias para os trilhões de células do nosso corpo.

O nosso cérebro, por exemplo, funciona alimentando-se principalmente de glicose, que é a forma mais simples de carboidratos.

Conclusão

Não é preciso cortar o pão da nossa vida porque, afinal, ele é mesmo muito bom. Mas respondendo à pergunta do título: o que acontece se comermos pão todos os dias?

  1. Pode engordar
  2. Pode aumentar os níveis de glicose no sangue
  3. Pode baixar a defesa imunitária
  4. Pode irritar o cólon e o intestino
  5. Mas pode dar energia
  6. E fornecer vitaminas e sais minerais.

Agora com essas dicas, aproveite o lado bom da vida e deguste o seu pãozinho em santa paz.

Talvez te interesse ler também:

O que fazer com sobras de pão? Dicas e receitas TOP

Árvore-do-Pão: planta do futuro, de fácil cultivo, dá fruta super nutritiva!

Pão com Azeite, a Tradicional Merenda Italiana que Só Faz Bem!

A receita de pão de queijo mineiro perfeito: crocante por fora, macio por dentro

O que passar no pão? Alternativas saudáveis à margarina

23 Ideias para preparar brusquetas incríveis




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...