O que passar no pão? Alternativas saudáveis à margarina


Existem hábitos que estão tão arraigados na vida das pessoas, que o simples fato de dizer que há opções diferentes soa até meio assustador. Assim é com a margarina.

Ela ganhou espaço à mesa, embora seja um alimento, no mínimo, questionável. Para começar, esse item tão comum e até apreciado, nem é reconhecido como alimento pelo organismo, sabia?

A margarina é resultado de uma série de processos químicos feitos com óleos vegetais para que ela fique sólida. Nesse processo entra em cena uma série de elementos, como gorduras trans, aromatizantes, aditivos, solventes químicos, entre outros.

E todos esses “ingredientes” juntos aumentam – e muito – as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cânceres, além de prejudicar o sistema imunológico como um todo. No entanto, como substituir esse ingrediente na hora das refeições? Conheça abaixo algumas opções.

Substituições saudáveis à margarina

pao com azeite

1. Azeite

O azeite de oliva extra virgem é um dos óleos mais benéficos para o organismo, pois contém antioxidantes e polifenóis, ajudando a combater radicais livres que degeneram as células do corpo. Além disso é rico em gorduras boas e ácidos graxos. Para usá-lo como substituto da margarina é possível optar pela versão in natura ou fazer uma manteiga de azeite e ervas.

Esta receita aqui do blog da nutricionista Carol Morais, é muito fácil.

Diz a nutricionista que, para fazer uma “manteiga” de ervas, basta usar um bom azeite, adicionar ervas nele e colocá-lo na geladeira. Se o azeite for de boa qualidade ele se solidifica em baixa temperatura.

2. Manteiga de oleaginosas

foto

Leia mais: MANTEIGA DE AMENDOIM: BENEFÍCIOS, UTILIZAÇÕES E RECEITAS

Avelãs, amêndoas e nozes são excelentes para a saúde, pois contém gorduras boas, vitaminas e nutrientes importantes para o organismo e podem ajudar a combater os radicais livres, melhorar a imunidade e regular a pressão arterial.

Para fazer essa receita basta tostar as castanhas, passa-las no processador para fazer uma pasta. Depois dá para acrescentar ingredientes, como mel e baunilha para dar um sabor especial.

3. Abacate

Sabia que o abacate, graças a sua consistência, pode se transformar em uma manteiga muito saborosa? Rica em gorduras boas, fibras e vitaminas, a fruta pode ser uma aliada para quem busca alternativas mais saudáveis.

A receita da pasta de abacate consiste em amassar a fruta com um garfo, adicionar suco de limão, cebola e sal e pronto. É possível ainda incluir outros itens para deixar a pasta ainda mais gostosa.

Leia mais: MOLHO DE ABACATE PARA ACOMPANHAR SANDUÍCHES, ESPAGUETE, SALADAS E MUITO MAIS!

4. Ghee

Quando se pensa em substitutos para margarina, muita gente pensa na manteiga, que realmente é uma opção interessante, mas por conter gorduras saturadas, pode não ser uma das alternativas mais saudáveis.

No entanto, com um processo simples é possível fazer uma manteiga mais nutritiva e sem tantas desvantagens, é a manteiga clarificada, ou ghee. Ela é vendida em lojas de produtos naturais, mas dá para fazer a receita em casa. Confira aqui.

5. Patê

Muitos alimentos podem tornar-se patês diferentes e deliciosos. Dá para fazer patê, por exemplo, com cenoura, banana verde, grão de bico, azeitona e berinjela. Uma boa dica é diversificar as alternativas na hora de “rechear” o pãozinho de todo dia. Tem receitas para todos os gostos. E todas muitos saudáveis.

foto

Leia mais: 5 RECEITAS DE PATÊ DE AZEITONA PARA VOCÊ SE DELICIAR

Talvez te interesse ver também:

PASTA DE ALHO – 5 RECEITAS SIMPLES E GOSTOSAS

MANTEIGA: 5 ALTERNATIVAS VEGETAIS ALÉM DA MARGARINA

23 IDEIAS PARA PREPARAR BRUSQUETAS INCRÍVEIS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...