Macadâmia: todos os benefícios para a beleza e a saúde


Você sabe o que é macadâmia? É uma noz, uma castanha, uma fruta de casca rija ou a semente comestível de duas espécies de árvores do gênero Macadamia.

A macadâmia pode ser consumida e utilizada de várias formas, possui inúmeros benefícios e, se utilizada de forma correta, pode fazer muito bem, promovendo a saúde de nosso corpo e o rejuvenescimento de nossa pele, olhos e cabelos.

Conheça todos os benefícios da macadâmia.

A árvore Macadâmia – Origem e onde é cultivada

A noz e o fruto da Macadâmia têm origem em duas espécies de árvores da família Proteaceae: Macadamia integrifolia (noz com casca lisa e suave) oriundas das florestas úmidas de Queensland-Austrália, e Macadamia tetraphylla (noz com casca áspera) originária de Nova Gales do Sul-Austrália.

A Macadâmia, como vimos, é proveniente das florestas australianas, onde é encontrada como árvore nativa. Porém, essa planta ganhou fama internacional e passou a ser cultivada em vários partes do mundo.

É encontrada na China e em várias regiões de clima tropical e subtropical do Hawai, das Américas (México, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Paraguai, República Dominicana, Peru, Venezuela e Brasil), da África do Sul e de Madagáscar.

O botânico Ferdinand von Mueller, descobridor da Macadâmia, a batizou com esse nome em homenagem a seu colega, o naturalista e político australiano de origem escocesa, John Macadam (do sobrenome dele, derivou Macadâmia).

Macadâmia – Calorias e outros Valores Nutricionais

(Nozes cruas) por 100gramas:

Calorias – Energia:  3080 kJ (740 kcal)

Carboidratos:

  • Carboidratos totais – 13.8 g
  • Açúcares – 4.57 g
  • Fibra dietética – 8.6 g

Gorduras:

  • saturada – 12 g
  • monoinsaturada – 59 g
  • polinsaturada -1.5 g

Proteínas:

Proteínas totais – 7.9 g

Vitaminas:

  • Tiamina (vit. B1) – 1.195 mg (104%)
  • Riboflavina (vit. B2) – 0.162 mg (14%)
  • Niacina (vit. B3) – 2.473 mg (16%)
  • Ácido pantotênico – (B5) – 0.76 mg (15%)
  • Vitamina B6 – 0.275 mg (21%)
  • Ácido fólico (vit. B9) – 11 µg (3%)
  • Vitamina C – 1.2 mg (1%)
  • Vitamina E – 0.54 mg (4%)

Minerais:

  • Cálcio – 85 mg (9%)
  • Ferro – 3.69 mg (28%)
  • Magnésio – 130 mg (37%)
  • Manganês – 4.1 mg (195%)
  • Fósforo – 188 mg (27%)
  • Potássio – 368 mg (8%)
  • Zinco – 1.30 mg (14%)

Fonte informacional dessa tabela nutricional: USDA Database

Os percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.

Os benefícios da Macadâmia para a Saúde – Uso Interno – Alimentação e Suplemento

Utilizada tanto para uso interno – como alimento e suplemento nutricional – como para uso externo – como ingrediente em tratamentos de pele e cabelo, e matéria-prima em produtos de beleza – a macadâmia possui vários benefícios.

É isso o que veremos a seguir:

A Macadâmia ajuda no emagrecimento

A macadâmia, por seu alto teor de óleo, é um alimento calórico, o que contribui para o fornecimento de energia para nosso corpo.

Engordar não está atrelado às calorias e às gorduras dos alimentos, desde que estas sejam saudáveis como a gordura da macadâmia, mas sim à quantidade de calorias que se consome e que se gasta ao longo do dia.

Isso quer dizer que a macadâmia pode ser incluída na dieta de emagrecimento. Suas fibras e proteínas ajudam a controlar o apetite, pois promovem sensação de saciedade (diminui a fome).

A macadâmia, por ser ótima fonte de ácido palmitoleico, um ácido graxo monoinsaturado, promove o bom funcionamento de nosso metabolismo, impedindo o não acúmulo de gordura corporal.

Esta revisão científica analisou os efeitos metabólicos das dietas ricas em ácidos graxos monoinsaturados, dos quais a macadâmia é rica. E este estudo especificamente analisou os efeitos do consumo de macadâmia relacionado à perda de peso e ao nível de colesterol, com ótimos resultados em ambos os estudos.

Leia também: FRUTOS SECOS: SE CONSUMIDOS REGULARMENTE, REDUZEM O RISCO DE ENGORDAR

A Macadâmia fortalece os músculos e dá energia

A macadâmia é rica em proteínas, macronutrientes essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos.

O consumo da macadâmia contribui para produção de energia em nosso organismo, e isso é essencial para boa atividade muscular de nosso corpo.

Em sua constituição nutricional, essa noz possui alta quantidade de tiamina (a vitamina B1) que neutraliza os efeitos negativos do estresse e aumenta nossa energia, dando mais disposição.

A Macadâmia previne a incidência da arteriosclerose

O processo inflamatório gerado pelo acúmulo de colesterol LDL nas paredes dos vasos sanguíneos constitui o que se conhece por arteriosclerose.

Os ácidos graxos mono insaturados, como o ácido palmitoleico e o ácido oleico, contidos na macadâmia, ajudam a reduzir o nível do colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom colesterol (HDL) promovendo assim a “limpeza” das artérias, evitando o acúmulo de gordura no organismo e contribuindo para o melhor funcionamento do fígado.

Este estudo analisou os benefícios da macadâmia em reduzir o colesterol total e o LDL em homens e mulheres levemente hipercolesterolêmicos.

A Macadâmia previne o aparecimento do câncer

Os compostos flavonoides, encontrados na macadâmia  ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres em nosso organismo.

A ação antioxidade da macadâmia pode evitar diversos tipos de câncer, como os de estômago, pulmão, próstata, útero e o câncer de mama.

Seu efeito anticâncer também se dá por sua riqueza em vitamina E, outro poderoso antioxidante.

A Macadâmia combate o surgimento da Anemia

A quantidade de ferro contida na composição nutricional da macadâmia, ajuda a impedir a deficiência desse mineral em nosso sangue.

As nozes da macadâmia ajudam produzir ferro em nosso organismo, evitando assim a anemia do tipo ferropriva, uma doença que gera fraqueza e fadiga em nosso corpo.

A Macadâmia é boa para o intestino

Por ter muitas fibras, solúveis e insolúveis, a macadâmia promove o bom funcionamento do intestino.

Dentre os benefícios para o intestino que a macadâmia promove podemos descrever:

  • estimula a evacuação
  • previne prisão de ventre
  • ajuda na eliminação de toxinas
  • evita a síndrome do intestino irritável
  • melhora a imunidade e a saúde em geral

Este estudo analisou as potenciais propriedades prebióticas de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a obesidade.

Um intestino que funciona bem é a chave da boa saúde pois é no intestino que nascem as bactérias boas que são as nossas defensoras naturais contra doenças. A questão é tão séria que existe até transplante de fezes para salvar vidas.

A Macadâmia faz bem aos ossos e dentes

A macadâmia tem em sua composição os minerais cálcio, fósforo, cobre, zinco e manganês, nutrientes fundamentais para a saúde de nossos ossos e dentes.

Saúde dos olhos

A castanha e o óleo da macadâmia possuem alto teor de antioxidantes. Por isso, inclui-la em nossa alimentação traz muito benéficos para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular e a catarata.

Promove a saúde do sistema nervoso

A macadâmia colabora para a boa saúde do cérebro e do sistema nervoso.

O cobre é um mineral que está presente em sua composição e é muito importante para que os neurotransmissores exerçam a atividade de enviar sinais químicos a todo o sistema nervoso, mantendo este sistema em bom funcionamento.

Rica em tocotrienóis, uma forma de vitamina E,  acredita-se que esses compostos ajudem a proteger contra câncer e doenças cerebrais.

Os benefícios da Macadâmia – Uso Externo – Tratamentos e Produtos Cosméticos

Além de todos esses benefícios para a saúde, a macadâmia é muito usada para embelezar e rejuvenescer. Mas como a macadâmia pode ser utilizada para promover a beleza e a saúde da nossa pele, cabelos e lábios?

Por suas propriedades antioxidantes e hidratantes, a macadâmia contribui para tudo isso!

Óleo de macadâmia para cabelo e pele

O óleo de macadâmia contém um antioxidante conhecido como esqualeno, que é encontrado naturalmente no nosso corpo. Sua utilização reduz o estresse oxidativo das células de gordura em nosso corpo, prevenindo o aparecimento de rugas, os sinais da idade e outros problemas de pele.

Os ácidos graxos do óleo de macadâmia são ótimos componentes de hidratação e regeneração para pele e cabelos.

O óleo de Macadâmia, por todos esse componentes, é poderoso hidratante, melhora a tonicidade e a elasticidade da pele e dos lábios, e promove o brilho, a sedosidade dos cabelos, protegendo-os do ressecamento.

O óleo de macadâmia pode ser empregado de diversas formas: máscaras, cremes ou usado puro mesmo, tanto na pele, como nos cabelos.

Leia também: COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

Creme hidratante e sabonete de macadâmia

O óleo de macadâmia é muito usado como ingrediente em produtos para higiene e beleza.

Sua ação antioxidante é desfrutada em cremes anti-idade, no combate às rugas e contra o envelhecimento precoce, combatendo radicais livres.

Sua ação hidratante protege a pele do ressecamento, estrias e ainda ajuda a dar firmeza.

Como consumir ou utilizar a macadâmia?

Na alimentação como farinha, óleo, leite ou castanha

A macadâmia pode ser usada na alimentação de duas formas:

  • castanha (ou noz)  que é muito saborosa e nutritiva e podemos consumir in natura, como snacks, ou adicioná-las em receitas de pães, bolos, biscoitos, em saladas, farofas, vitaminas, entre outros.
  • óleo de macadâmia – embora seu gosto seja adocicado, o óleo de macadâmia pode ser utilizado também no preparo de pratos salgados, como para refogar e fritar vegetais, como em pratos doces, bolos, biscoitos, etc. Ou seja, pode ser utilizado como óleo de cozinha.
  • farinha de macadâmia – muito usadas em receitas low carb porque rica em proteína, a farinha de macadâmia é feita através da prensagem a frio das nozes, e pode ser usada em infinitas receitas de bolos, panquecas, farofas, tortas doces e salgadas, cookies, biscoitos, pães e doces.
  • leite de macadâmia – para substituir o leite de vaca, esse leite é muito rico e nutritivo. Dá para fazer em casa deixando as macadâmias de molho por 8 horas na geladeira, em água filtrada que as cubra. Depois, é só jogar a água fora, bater e coar. Use 4 xícaras de água para 100 gr de macadâmia.

Como cosmético em cremes, sabonetes e óleo

Além de ser utilizado na alimentação, o óleo de macadâmia, como já vimos, é amplamente usado como produto de beleza e hidratação para pele e cabelo, sendo ingrediente de vários produtos cosméticos.

Você vai encontrar

  • creme hidratante com macadâmia
  • sabonete com macadâmia
  • óleo de macadâmia para cabelo

Enfim, são muitos os produtos que levam esse ingrediente como princípio ativo para rejuvenescer, hidratar e embelezar pele e cabelo.

Como suplemento

Existem suplementos disponibilizados em forma de cápsulas de óleo, usados como

  • tratamento contra o envelhecimento precoce,
  • para auxiliar no fortalecimento e crescimento dos cabelos,
  • para controle do  colesterol,
  • para melhorar o desempenho físico e mental
  • bem como para rejuvesnecer através de sua ação antioxidante.

Não tome suplemento sem consultar um médico antes, além de gastar dinheiro à toa, pode ser perigoso para sua saúde. Consulte um médico ou nutricionista.

Contraindicações

O consumo, em excesso, da macadâmia pode provocar diarreias por conta da sua alta quantidade de fibras, além de meteorismo (gases) e dores intestinais (dada a fermentação do fruto no intestino).

Algumas pessoas podem ser alérgicas por causa da histamina contida na macadâmia e nas nozes em geral, podendo vir a desencadear coceira na pele e inchaço nos lábios ou até sintomas mais graves.

Pessoas que têm alergia a amendoins e castanhas, devem ficar atentas.

Tais contraindicações devem ser consideradas por pessoas alérgicas e ou que tenham problemas intestinais. Caso, queiram utilizar a macadâmia, seja para uso interno ou externo, é melhor consultar um médico ou nutricionista antes.

Observações importantes

Todo alimento exige moderação em seu consumo, por isso em excesso, a macadâmia pode provocar toxicidade no organismo.

Antes de consumir as nozes de macadâmia verifique aspecto e cheiro, pois se apresentarem cheiro e gosto rançoso, manchas, aparência embolorada e fissuras, podem estar mofadas, o que pode provocar intoxicação e reação alérgica em nosso organismo.

As castanhas da macadâmia são altamente tóxicas para os cães. Nunca a dê como alimento ao seu animal de estimação.

Preço da macadâmia – Por que custa caro?

Após quatro anos de seu plantio, a planta começa a produzir suas primeiras nozes, leva quinze para ficar adulta.

O retorno do investimento para a produção da macadâmia ocorre após 10 anos.

As nozes em cascas são colhidas do chão, descarpeladas (retirada do carpelo, a “casca” que envolve a macadâmia), secas, quebradas, classificadas, processadas e embaladas.

O processo de produção é caro, o que eleva o preço da macadâmia, dificultando que seja um alimento acessível para o nosso consumo.

Agora que conhecemos mais as propriedades da macadâmia, esta é uma boa alternativa para quem puder inclui-la em sua alimentação, cuidando da saúde e da beleza.

Apesar do seu alto custo, ainda assim é vantajoso comprar macadâmia pelo investimento na saúde. Afinal, é melhor gastar com alimentação do que com remédios!

Talvez te interesse ler também:

Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer

JILÓ: o amargo que faz bem! Veja Benefícios, Contraindicações e Receitas

Caroço de abacate vira plástico biodegradável que se degrada em 240 dias

O que é Dieta Sáttvica: diferenças e semelhanças com veganismo

Maçã faz bem pra quê? Conheça todos os seus benefícios

Alimentos da estação: dezembro de nozes, pistaches e castanhas

Manteiga de Girassol: Propriedades, Benefícios e Receitas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...