Ervas, especiarias e temperos: o que combina com o quê


Para cada alimento, o seu tempero certo. O mundo das ervas e das especiarias utilizadas na cozinha é realmente fascinante. Alguns destes ingredientes são usados ​​principalmente para melhorar o sabor, mas muitos têm propriedades benéficas, que ajudam na digestão ou que melhoram a saúde.

Considere por exemplo, o orégano, a erva-doce ou o gengibre que, sabemos, acrescentam sabor e saúde aos pratos mas, nem sempre sabemos o que fica bom com o quê e ficamos com medo de fazer combinações estranhas que estraguem a receita.

Então vamos mostrar algumas combinações entre ervas, especiarias e temperos que dão certo com verduras, hortaliças, leguminosas e outros alimentos:

Brócolis

Podemos exaltar o suave sabor do brócolis usando uma erva não muito conhecida para nós e super usada na culinária grega, o dill, planta também conhecida como endro ou aneto.

Esta erva aromática ajuda a eliminar gases que podem se formar no estômago e no intestino por causa da digestão do brócolis.

Alternativamente, noz-moscada, páprica ou manjericão também combinam com brócolis. Descubra aqui -> por que você deveria comer com mais frequência os brócolis.

Cenouras

Dê um toque especial às cenouras cozidas no vapor ou às cenouras cruas marinadas com azeite e suco de limão, usando uma pitada de curry ou de açafrão.

Cenouras também vão bem com gengibre em pó, canela e louro. Se você usar o açafrão, adicione também uma pitada de pimenta-do-reino preta para incrementar suas propriedades.

Couve-flor

A couve-flor temperada com gengibre em pó fica ótima, ou pode adicionar o gengibre fresco até mesmo na água durante o cozimento para deixar a couve—flor mais facilmente digerível e evitar a formação de gases.

Outras ervas e especiarias que também ajudam a evitar a formação dos gases são o orégano e as sementes de erva-doce.

Leia também

Couve-de-bruxelas

Aquela verdura que se parece com um pequeno repolho, combina muito bem com noz-moscada. Se você nunca provou esta verdura, ela poderá te surpreender. Use-a por exemplo em uma receita de lasanha vegetariana com molho bechamel.

Outras ervas e especiarias que ficam boas com a couve-de-bruxelas são: mostarda, páprica, gengibre e pimenta-do-reino preta.

Leia também

Pepinos

O pepino é um excelente e delicioso até sem nada ou simplesmente adicionando uma pitada de sal e um fio de azeite.

Algumas preparações típicas feitas com pepinos, como o molho tzatziki, levam o endro ou a hortelã como tempero.

Leia também

Cebolas

Se você quiser preparar cebolas fritas ou caramelizadas, não se esqueça de adicionar uma pitada de canela para impressionar seus convidados. Outras ervas e especiarias que combinam com cebolas são: hortelã, tomilho, manjericão, pimenta e coentro.

Vagens

Deliciosas levemente cozidas e temperadas com limão, sal e azeite, podem, no entanto, receberem um tratamento mais exótico com uma pitada de cravo em pó ou com a adição de dois ou três cravos inteiros na água de cozimento da vagem.

Outras ervas e especiarias recomendadas para a vagem são: folhas de louro, sálvia, orégano, manjerona e pimenta-do-reino preta.

Aspargos

Quais ervas e especiarias escolher para dar sabor aos aspargos? O estragão, um tempero típico da culinária francesa é uma herbácea perene (Artemisia dracunculus) de sabor levemente parecido com a erva doce.

Esta erva tem propriedade digestiva e depurativa.

Outras combinações boas para aspargos são: pimenta-do-reino branca, dill, mostarda e curry.

Berinjelas

O condimento mais comum para a berinjela grelhada é, definitivamente, a salsinha picada, mas você pode chegar a novos sabores escolhendo folhas frescas de coentro que têm um sabor mais forte. Caso contrário, se você estiver procurando por uma combinação mais delicada, opte por folhas de manjericão fresco.

©Anna Guerrero/Pexels

Batatas

Páprica ou sementes de cominho: escolha uma dessas duas especiarias, se você quiser fazer batatas especiais e simplesmente cozidas no vapor. Eles ficam boas nas batatas cozidas ou assadas. A páprica é típica da preparação das batatas húngaras, enquanto o cominho está nas receitas de batatas no estilo indiano, no purê ou nas batatas usadas como recheio de tortas.

Outras ervas e especiarias que ficam ótimas com batatas: curry, açafrão, pimenta-do-reino, orégano, manjericão, alecrim e a clássica salsinha.

Leia mais

Pimentões

Para os pimentões escolha ervas como o tomilho e a manjerona se você quiser ficar nos sabores clássicos, e nas especiarias como o curry e o gengibre em pó, se você quiser dar um sabor oriental ao prato.

Ervilhas

As ervilhas amam as folhas de hortelã e essa combinação dará aos seus pratos um sabor fresco inesperado, ideal na primavera e no verão.

Tomates

©Karolina Grabowska/Pexels

Quanto aos tomates, as combinações clássicas são: para o molho de tomates, o manjericão é inevitável, já para os tomates em salada não perca o sabor do orégano ou da manjerona. Mas se você está procurando algo diferente do habitual, tente adicionar cebolinha picada bem fitinha, ou ciboulette, que irá se conectar muito bem à sua salada de tomate.

Alho-poró

O alho-poró combina muito bem com as batatas na preparação de sopas, caldos e cremes, mas também para dar sabor ao risoto. O alho-poró pode combinar também com cebolinha, tomilho, orégano e manjerona.

Beterraba

Uma combinação especial para a beterraba é a alcaravia (Carum carvi) também conhecida como cariz, cominho-armênio, cominho-dos-prados, cominho-romano. Especialmente no Norte da Europa esta especiaria é usada ​​para dar sabor ao pão de centeio.

Espinafre

Se você quiser dar um toque especial ao seu prato de espinafre, tente a pimenta dioica (popularmente conhecida como pimenta-da-jamaica). Outras excelentes combinações para o espinafre são as sementes de gergelim e o gengibre.

Abobrinha

Outro alimento que ama as folhas de hortelã é a abobrinha.

Outras dicas: açafrão, coentro, orégano e pimenta-do-reino preta.

Veja aqui -> ideias para cozinhar abobrinha.

Abóbora

Uma combinação clássica para a abóbora? A sálvia, que pode ser adicionada à preparação da abóbora cozida, mas também para decorar o creme de abóbora. Outra especiaria que combina demais com a abóbora é o alecrim.

Gostaram dessas combinações? Vivendo e aprendendo. Um tempero a mais nunca é demais 🙂

Talvez te interesse ler também:

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

5 ERVAS AROMÁTICAS ANTICÂNCER




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. João Lopes de Carvalho
    Publicado em 01/01/2021 às 2:22 pm [+]

    Eu gosto de fazer uma salada crua com: Abobrinha, pepino, cenoura, alho poro, hortelã (tudo picado bem pequeno), um pouco de gengibre ralado e azeite. O que poderia acrescentar??


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 11:34 am [+]

    Hummmm, essa sua receita parece bem boa, refrescante XD Como tempero eu acrescentaria somente um pitadinha bem leve de pimenta-do-reino e como ingrediente acrescentaria um tomate-cereja. Na tua receita já tem pouco de doce da cenoura, o levemente ácido do alho-poró e refrescância do pepino. Se você não tivesse falado do hortelã, com certeza eu teria dito. Agradecemos teu comentário <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...