Noz-moscada: os extraordinários benefícios. Como usar para beleza e na cozinha


Quase todo mundo já utilizou (ou comeu) noz-moscada através da culinária, e, quem ainda não o fez, certamente fará bom uso após conhecer seus extraordinários benefícios. Com sabor exótico e versátil, possibilitando os mais variados tipos de pratos, a noz-moscada é rica em elementos que favorecem a saúde e complementam os preparos da cozinha.

O que é noz-moscada

Trata-se de uma semente dos frutos da Moscadeira e possui funções incríveis para o corpo. Antigamente, a noz-moscada era encontrada somente nas ilhas Molucas da Indonésias, mas hoje, pode ser obtida praticamente em qualquer país (inclusive o Brasil) facilmente em quase todos os supermercados.

Benefícios da noz-moscada

A noz-moscada é praticamente a panaceia da natureza. Pode aliviar dores, estimular, relaxar e também agir como anti-inflamatória. Extremamente nutritiva, carregada de vitaminas, minerais, óleos essências e compostos orgânicos, a noz-moscada tem o poder de trazer estes extraordinários benefícios:

Combate os radicais livres

A noz-moscada é muito rica em antioxidantes, isso significa que será capaz de combater os radicais livres e garantir o bom funcionamento do corpo como um todo, especialmente na renovação celular e prevenção de envelhecimento precoce.

Trata dor de dente

A noz-moscada possui eugenol, óleo fundamental para tratar dores de dente. Atualmente, este óleo é largamente utilizado pela odontologia como um todo no tratamento de mazelas dentárias.

Regula o sistema nervoso

O consumo de noz-moscada é repetidamente demonstrado como capaz de regular as atividades do sistema nervoso, beneficiando o funcionamento adequado do organismo.

Regula a pressão arterial

Graças ao cobre presente em sua composição, a noz-moscada desempenha um importante papel no controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Além disso, a noz-moscada também traz os seguintes benefícios:

• Produção de células vermelhas

• Trata gastrite e indigestão

• Trata náuseas

• Age como afrodisíaca

• Age como antifúngica e antidepressiva

Como usar noz-moscada para a beleza

noz moscada pela beleza

Para a beleza, a noz-moscada é capaz de manter uma pele saudável e viva, combater infecções de pele e sinais de envelhecimento, remover acnes e espinhas, reduzir queda de cabelo e também tonificá-lo. Basta ver a quantidade de produtos existentes que possuem noz-moscada em sua composição.

Para fazermos usos destes benefícios pela beleza, podemos preparar alguns compostos de noz-moscada:

círculo verde Creme antisséptico para acnes, cravos e espinhas: 1 colher de chá de noz-moscada, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de canela e pó. Misture tudo em um recipiente e aplique sobre a área deseja e deixe lá por 15 minutos. Basta enxaguar após o tempo e repetir diariamente

círculo verde Creme de noz-moscada para remover manchas: 1 colher de chá de noz-moscada em pó e 1 colher de chá de mel. Aplique sobre o rosto e deixe por 30 minutos, em seguida enxague com água morna.

Em termos gerais, quando aplicada sobre a pele, a noz-moscada terá grandes resultados antissépticos.

Talvez te interesse ler também:

REMÉDIOS CASEIROS E CURAS NATURAIS PARA ACNES E ESPINHAS

MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Como usar noz-moscada na cozinha

noz moscada na cozinha

Na cozinha, o uso da noz-moscada também é simples. Pode ser utilizada no preparo de molhos, purês ou mesmo de sobremesas, como um delicioso bolo. Uma dica é o macarrão com molho branco e noz-moscada, veja como é simples:

Ingredientes

• 1 pacote de macarrão à sua escolha (sem ovos)

• 1 garrafa (200ml) de leite de coco

• 2 dentes de alho

• 30 g ou 2 colheres de sopa de noz-moscada

• 2 L de água

• 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

• Faça o macarrão como de costume, isso significa: Espere a água ferver, coloque o macarrão e deixe-o lá entre 5 a 10 minutos, acompanhando o ponto

• Em outra panela, adicione o azeite de oliva e em seguida os dentes de alhos picados. Coloque também uma pitada de sal. Em seguida, quando o alho estiver dourando, adicione o leite de coco e mexa de 2 minutos

• Com o macarrão pronto e escorrido em outro recipiente, adicione todo o molho preparado sobre ele e misture gentilmente para não quebrar o macarrão. Quando estiver pronto, polvilhe com a noz-moscada

• Basta servir.

Lembrete

A noz-moscada não deve ser consumida em excesso, pois pode causar intoxicação. Procure por orientação de um médico ou profissional de saúde antes de optar por seu consumo.

Especialmente indicado para você:

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

10 IDEIAS DE RECEITAS COM ABÓBORA

BATATA GRATINADA: 3 RECEITAS PARA FAZÊ-LAS PERFEITAS E CROCANTES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...