A noz-de-cola é o fruto da planta pertencentes ao gênero Cola, da subfamília Sterculioideae (Malvaceae). As espécies mais comuns desta planta são encontradas na África Ocidental e na Indonésia. Esta planta contém um total de 125 espécies.
A noz-de-cola pode ser encontrada, de forma nativa, nas Áfricas Ocidental e Central, regiões de climas quentes e úmidos. A utilização de suas amêndoas foi difundida na região norte da América Latina, através dos escravos negros que mascavam colas para suportarem os trabalhos pesados. Da amêndoa da noz-de-cola se extrai o xarope de cola, utilizado como ingrediente na formulação do refrigerante de cola.
A noz-de-cola, originalmente, era utilizada como matéria-prima para fabricação de refrigerantes, com o passar do tempo foi substituída por aromatizantes artificiais para economizar custos da produção em massa. Como características, a noz-de-cola apresenta gosto amargo e tem alto índice de cafeína, além de conter teobromina, ambas substâncias conferem propriedades tônicas e estimulantes, principalmente para o sistema nervoso, cérebro e coração.
Tem pessoas que utilizam a noz-de-cola no lugar do café ou do cacau.
Para saber mais sobre a noz-de-cola, serão abordados os seguintes itens neste conteúdo:
{index}
Propriedades
A noz-de-cola apresenta as seguintes propriedades:
- ação estimulante
- regularizadora da circulação sanguínea
- tônica e revigorante
- excitante e estimulante dos sistemas nervoso e muscular
- antidiarreica
- antianêmica
- auxilia em quadros de convalescença de doenças graves
- trata problemas estomacais
- alivia enxaqueca
- regulariza perturbações funcionais do coração
Benefícios
Alguns dos benefícios que se pode obter com o consumo regular da noz-de-cola são os seguintes:
- Melhora quadros de depressão
- Diminui estado de exaustão
- Alivia sintomas de síndrome da fadiga crônica (SFC)
- Corta disenteria
- Combate diarréia
- Trata anorexia
- Elimina dor de enxaqueca
- Combate fadiga mental e física
- Atua como estímulante sexual
A noz-de-cola, devido às sua propriedades tônicas, fortificantes e estimulantes, contribui para a melhora dos desempenhos físico e mental e da disposição nas várias atividades do dia a dia, tais como:
- funções no trabalho;
- atividades esportivas;
- atividade física como a dança;
- desempenho sexual;
- trabalhos que exigem concentração, entre outras.
Como consumir a Noz-de-Cola
A noz-de-cola pode ser consumida em pó, sendo acrescentada ao café, chocolate quente ou chá. A dosagem recomendada é uma colher de chá desse pó.
Onde encontrar para comprar?
Pode encontrar noz-de-cola em lojas de produtos naturais ou de suplementos alimentares. Existem também lojas online que vendem esse o produto.
Contraindicações
A noz -de-cola possui algumas contraindicações que são:
- O uso irregular de noz-de-cola pode resultar risco para a saúde, quando consumidas em demasia, na quantidade de 10 a 14 gramas, o que equivale de 150 a 200 mg de cafeína, por quilo de peso corporal.
- O consumo de grandes quantidades de cafeína durante a gravidez, aumenta a possibilidade de ocorrência de aborto espontâneo, partos prematuros e, até, no nascimento de um bebê com peso inferior ao saudável.
- Pessoas com problema de hemorragia, pois a cafeína dificulta a coagulação do sangue.
- A ingestão da noz-de-cola pode agravar o quadro de diabetes.
- A cafeína contida na noz-de-cola pode aumentar a pressão dos olhos, podendo prejudicar pessoas com glaucoma.
- A noz-de-cola pode aumentar da pressão arterial, sendo prejudicial para quem tem hipertensão.
- Para pessoas com úlcera estomacal, o consumo de noz-de-cola pode agravar a situação.
Efeitos colaterais
Devido à cafeína contida na composição da noz–de-cola, consumida em grande quantidade, pode provocar alguns efeitos colaterais, tais como:
- ansiedade;
- zumbido nos ouvidos;
- taquicardia;
- agitação;
- insônia;
- irritação estomacal;
- nervosismo;
- náuseas;
- vômito;
- inquietação;
- alteração respiratória.
Aparecendo qualquer um desses sintomas é recomendável interromper o uso desse produto.
Precauções e cuidados com o consumo da Noz-de-Cola
A noz-de-cola, apesar das propriedades e benefícios, requer atenção e ponderação na dosagem e quantidade de consumo, pois, pode aumentar a pressão arterial e acelerar os batimentos cardíacos, por causa da cafeína contida em sua composição.
Gestantes e mulheres em fase de amamentação devem manter o consumo de cafeína, abaixo de 200 mg por dia, isto é, cerca de 2 xícaras de café, porém, antes de consumir, é melhor consultar o médico.
A cafeína que faz parte da composição da noz-de-cola pode elevar a quantidade de cálcio que é liberado através da urina, por isso pessoas com osteoporose, devem limitar o consumo desse produto, em até 300 mg por dia, o que equivale a cerca de 2 a 3 xícaras de café.
A noz-de-cola pode afetar os exames de sangue, por isso, antes e após procedimentos cirúrgicos, é recomendado suspender o seu consumo, pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
Interações medicamentosas
O consumo de noz-de-cola durante tratamentos com determinados medicamentos, pode abalar o funcionamento do sistema nervoso e aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial, por isso se faz necessário uma avaliação médica, para tomar conhecimento de possíveis interações medicamentosas.
Atenção ao corpo
Para aproveitar os benefícios da noz-de-cola é necessário consumi-la na dose correta e observar como o organismo responde à ingestão desse produto. O corpo avisa quando um alimento ou substância não corresponde à sua necessidade, só precisamos estar aos seus sinais.