Batata assada: 10 dicas para fazer batatas douradas e crocantes


Batata assada é bom demais, mais saudável e às vezes até melhor que a frita (depende, claro, de como você frita a batata). O importante é fazer em casa, o sabor é decididamente outro e o trabalho não é tão árduo assim que compense comprar batata congelada. Veja 10 dicas para assar batatas, para que elas fiquem macias por dentro, crocantes e douradas por fora. Uma iguaria!

Deixar as batatas de molho

As batatas cozidas ao forno ficarão mais crocantes se liberarem na água um pouco do seu amido. Antes de assar, você pode deixá-las de molho em água fria por cerca de dez minutos depois de terem sido descascadas, lavadas e cortadas. Lembre-se de escorrer e secar cuidadosamente as batatas antes de colocá-las na assadeira para assar. O molho também é útil quando você precisa descascar e cortar as batatas com antecedência e não puder cozinhá-la imediatamente, pois ele evita que as batatas se escureçam.

Ferver as batatas antes de assar

Cozinhar brevemente as batatas em água fervente antes de assá-las deixará as batatas douradas e crocantes. Simplesmente cozinhe as batatas já descascadas e cortadas em uma panela com água fervente por cinco minutos antes de levá-las ao forno.

3. Polvilhar as batatas com farinha de rosca

Para fazer com que as batatas fiquem crocantes você também pode polvilhar farinha de rosca antes de levá-las ao forno o que fará com que se forme uma crostinha gostosa. Você também pode adicionar algumas agulhas de alecrim para dar sabor e dentes inteiros de alho, além do sal e de um fio de azeite de oliva.

Aumentar a temperatura do forno

Um super truque para dar aquela dourada final é aumentar a temperatura do forno ao final do cozimento. Por exemplo, você pode pode passar dos 180°C aos 200-220°C nos 5, 10 minutos finais do cozimento. Lembre-se de misturar as batatas de vez em quando para que o assado fique uniforme.

Ligue o grelhador (grill)

Quando as batatas estiverem quase prontas, e se o seu o forno tiver a opção grill, coloque as batatas na parte mais alta do forno e coloque o forno no modo grill. A grelha fará com que a superfície das batatas fiquem douradas e crocantes.

Pré-cozinhar as batatas em uma frigideira

Coloque as batatas lavadas e cortadas para ligeiramente “fritarem” em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite antes de levá-las ao forno. Mexa as batatas com uma colher de pau, mantendo a chama em fogo médio. Depois leve as batatas para terminarem o cozimento ao forno em temperatura alta. Este procedimento serve também para agilizar o cozimento ao forno que é mais demorado do que na frigideira.

Pincelar as batatas com azeite de oliva

Um dos truques mais fáceis para conseguir com que as batatas assadas fiquem douradas e crocante é pincelar azeite de oliva antes de as levarem ao forno. Acrescente uma pitada de sal, pimenta-do-reino e ervas aromáticas a gosto.

O corte das batatas

Se você quer que suas batata cozinhem uniformemente e fiquem crocantes em um curto período de tempo no forno, não se esqueça da importância do corte. As batatas ficam crocantes sem problemas, especialmente quando cortadas em fatias finas ou palito. Se você preferir as batatas cortadas em cubos, lembre-se para não fazer cortes demasiadamente grandes, porque as batatas assadas não devem ficar apenas crocantes por fora, mas também bem cozidas por dentro.

Preparar batatas gratinadas ao forno

Talvez você queira diferenciar e preparar um prato mais rico. A dica é cortar as batatas em corte fino e colocá-las em uma assadeira pinceladas de azeite sobrepondo-os ligeiramente umas sobre as outras. Polvilhe sobre elas, farinha de rosca ou amêndoas picadas finamente e tempere-as com sal, pimenta-do-reino e ervas. Também ficam ótimas com açafrão-da-terra em pó.

Ao final do cozimento, aumente a temperatura do forno.

Cozinhar as batatas com cascas

Não jogue fora a casca da batata! Se você quiser cozinhar as batatas com suas cascas e deixá-las crocantes, o conselho é dividi-las em 4 partes (batatas pequenas) e acrescentar azeite, ervas e uma pitada de sal. Mexer tudo bem e levá-las ao forno com uma folha de papel alumínio por cima (isso acelera o cozimento). Retire o papel alumínio ao final do cozimento (aproximadamente 30 minutos) e aumente a temperatura do forno para dar aquela dourada na superfície.

Bom apetite!

Voce adora batatas? Talvez te interesse ler estas receitas:

NHOQUE DE BATATA

BATATA GRATINADA

BATATA RECHEADA AO FORNO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...